PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

terça-feira, novembro 09, 2021

COLEÇÃO GABRIEL DELANNE

 

COLEÇÃO GABRIEL DELANNE

* 23 MAR 1857  + 15 FEV 1926

 

Kardec faz um registo minucioso sobre Gabriel Delanne, na revista espírita de outubro de 1865.

O mestre lionês inicia citando que o Sr Alexandre Delanne, já conhecido dos leitores da revista, tem um filho de oito anos, Gabriel, e que este a todo instante ouve falar do espiritismo em sua família. Ressalta que o garoto se iniciou cedo na Doutrina e “surpreende pela justeza com que raciocina os seus princípios”.

Gabriel, por várias vezes assistiu às sessões mediúnicas presididas por seu pai, que as dirigia com perfeita ordem, com método e recolhimento.

Certa vez, o menino se achava em casa de um conhecido, brincando com a priminha de cinco anos e mais dois meninos, um de sete e outro de quatro anos. A senhora que residia no térreo chamou-os e ofereceu-lhes bombons e convidou-os a entrar em sua casa, ao que as crianças atenderam. Estabeleceu-se entre ela e o filho do Sr Delanne o seguinte diálogo:

         Como te chamas, meu filho ?

         Eu me chamo Gabriel, senhora.

         Que faz teu pai ?

         Senhora, meu pai é espírita.

         Não conheço esta profissão.

         Mas, senhora, não é uma profissão; meu pai não é pago para isto. Ele o faz com desinteresse e para fazer o bem aos homens.

         Meu rapazinho, não sei o que queres dizer.

         Como ! Jamais ouvistes falar das mesas girantes ?

         Então, meu amigo, bem gostaria que teu pai estivesse aqui para as fazer girar.

         É inútil, senhora, eu tenho, eu mesmo, o poder de as fazer girar.

         Então queres experimentar e me fazer ver como se procede :

         De boa vontade, senhora.

         O menino e seus coleguinhas sentam-se ao redor da mesa, pondo as mãos em cima. Gabriel faz uma evocação, em tom muito sério e com recolhimento. Para surpresa geral a mesa moveu-se e bateu com força. A pedido do menino, a dona da casa pergunta quem está ali e a mesa soletra: teu pai.

         A senhora, muito emocionada, passa a interrogá-lo a respeito de uma carta que acabara de escrever. Pede provas de que era mesmo o pai propondo questões íntimas e todas as respostas foram corretas. As revelações foram demais e ela não consegue prosseguir, dominada pela emoção.

         Kardec extrai a seguir algumas conclusões deste caso: a autenticidade, a questão da mediunidade nas crianças e a realização das palavras proféticas “vossos filhos e vossas filhas profetizarão”.

         Gabriel Delanne nasceu em Paris, em 23 de março de 1857, filho de Alexandre Delanne e da Srª Marie-Alexandrine Didelot Delanne. Seu pai era amigo e colaborador de Kardec e sua mãe possuía excelentes dotes mediúnicos. Gabriel tornou-se, quando adulto, engenheiro eletricista.


O Espiritismo perante a ciência

O autor, nome profundamente respeitado no meio espírita, demonstra neste livro que o Espiritismo, longe de contrariar a Ciência, é nela que se firma, não havendo incompatibilidade entre um e outro. Aprecia casos comprovados experimentalmente de aparições materializadas, telepatia, transportes, visão a distância e premonição, entre outros, relatando a adoção, por grande número de cientistas, da teoria espírita como a única explicação geral de todos os fenômenos investigados. Aconselha a pesquisa séria da mediunidade e reprova energicamente os que, por preconceito ou fanatismo, não admitem a adoção de medidas preventivas de mistificações no campo experimental. Acrescenta um Apêndice que visa informar sobre a consagração pela Ciência de algumas das mais importantes teorias da obra, várias décadas depois de sua publicação.



O fenômeno espírita


      Nesta edição você encontrará o livro O Fenômeno  Espírita, nele o grande discípulo de Allan Kardec reuniu nessa obra uma coletânea de relatos sobre as mais importantes experiências científicas em torno de fenômenos espíritas. 

   Contém testemunhos de nomes gabaritados da Ciência, como: Cesare Lombroso (Itália); Alexandre Aksakof (Rússia); Sir William Crookes (Inglaterra), entre outros, que investigaram positivamente a médiuns como as irmãs Fox (do caso Hydesville, EUA), Daniel Dunglas Home e Florence Cook.
     É um documento importante para comprovar a veracidade do Espiritismo prático e referência para estudos do segmento.




A Evolução anímica

         O autor procura demonstrar que é mediante uma evolução ininterrupta, a partir das formas mais rudimentares, até à condição humana, que o princípio pensante conquista, lentamente, a sua individualidade, elevando-se, por uma série de reencarnações, para destinos mais altanados. Os estudiosos da Doutrina Espírita encontrarão aqui rico material sobre o importantíssimo elemento de ligação entre o corpo e o Espírito: o perispírito, cuja realidade Delanne busca comprovar. No exame das origens e evolução da alma consciente, é evidenciada a existência de um determinismo divino, diretor, na grandiosa síntese da Vida Universal. Esta obra ressalta que o Espiritismo faculta a chave daquilo que a ciência humana é impotente para explicar.

 


A alma é imortal

          Em A Alma é Imortal, o sábio Gabriel Delanne,  um dos vultos exponenciais do espiritismo nascente, relata casos extraordinários, analisa-os com raciocínio científico, e conclui: é a verdade se mostrando na sua esplêndida evidência;  sim,  nós temos uma alma imortal, e as vidas sucessivas são uma realidade incontestável. E tudo isso não  é especulação filosófica: são fatos, reproduzidos às centenas e milhares, com todo o rigorismo de cientistas e pesquisadores.
   Reunindo um acervo impressionante desses fatos espíritas, sobretudo materializações e aparições, esta obra é um fascinante depoimento sobre a imortalidade. 'É chegada  a hora em que a ciência deve se unir à revelação para promover a transformação da humanidade', diz Delanne.
   Livro fascinante e indispensável àqueles que buscam as evidências da imortalidade, ou desejam enriquecer o conhecimento desses fenômenos que balizaram o início da “era do espírito”.



A Reencarnação 

Nesta edição você encontrará o livro O Reencarnação, nesta obra Gabriel Delanne demonstra que a doutrina da reencarnação é a única que corresponde à ideia  que formamos da Justiça Divina, a única que explica o porquê das desigualdades sociais, intelectuais e morais entre os homens, bem assim os sofrimentos e mazelas humanas.
Após uma “revista histórica sobre a teoria das vidas sucessivas”, o autor realiza valioso estudo:

• a passagem do princípio inteligente pelo reino animal;

• as experiências de renovação da memória;

• a hereditariedade e as crianças-prodígio;

• as recordações de vidas anteriores;

• os casos de reencarnação anunciados antecipadamente;

• o conjunto de argumentos favoráveis à reencarnação.


Nenhum comentário: