PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

terça-feira, novembro 09, 2021

COLEÇÃO CAMILLE FLAMMARION

 



 







Narrações do Infinito

 

    Através das narrativas do Espírito Lúmen, esta obra nos mostra cientificamente que toda a história dos mundos está gravada no universo infinito.

    Afirmando, ainda, a existência de vida em outros planetas, o autor desenvolve estudos intrigantes sobre mundos de vida superior, formas desconhecidas na Terra, alma das plantas e outras temáticas de interesse atual em assuntos astronômicos (1866).

Deus na Natureza

 

    Destina-se esta obra a representar o estado atual dos nossos conhecimentos precisos, sobre a Natureza e o homem.

    A exposição dos últimos resultados a que atingiu a inteligência humana no estudo da Criação é, ao nosso ver,

a verdadeira base sobre a qual se há de fundar doravante

toda a convicção filosófica e religiosa. Em nome das leis da razão, tão solidamente justificadas pelo progresso contemporâneo e por força dos inelutáveis princípios constituintes da lógica e do método, pareceu-nos que só através das ciências positivas deveremos prosseguir na pesquisa da verdade. Paris, Maio 1867.

 

O  Fim  do  mundo

 

    Em um misto de ficção, ciência e romance, Flammarion descreve a trajetória física e espiritual do nosso planeta, com as ocorrências precursoras do chamado fim do mundo. Datas e eventos são hipotéticos.

    Sua pretensa autenticidade visa apenas dar corpo à ficção, onde um cometa se chocaria com a Terra, fato que a ciência atual (muito depois da feitura do livro) admite já ter ocorrido na antiguidade.

    Descreve o planeta daqui a dez milhões de anos e fala simbolicamente dos últimos dias de sua existência física (1893).


O DESCONHECIDO E OS PROBLEMAS PSÍQUICOS

 

    Camille Flammarion foi um renomado astrônomo francês que durante décadas reuniu e classificou mais de 4.000 narrações sobre os fenômenos considerados sobrenaturais.

A presente obra é um repositório de inúmeros fatos surpreendentes, analisados cientificamente pelo autor com o objetivo de demonstrar a existência da alma como elemento real e independente do corpo físico, e que sobrevive à destruição deste último.

    São expostos, conforme as palavras do autor, na conclusão da obra,  “442 fenômenos de ordem psíquica que indicam a existência de forças ainda desconhecidas agindo entre os seres pensantes e pondo-os em comunicação latente uns com os outros” Flammarion narra e comenta casos de diversas categorias de fenômenos psíquicos, entre eles: as manifestações telepáticas de moribundos, aparições, comunicações psíquicas, sugestão mental, vista a distância, sonhos e predições do futuro.

    Por fim, convida-nos ao estudo e ao trabalho na busca do conhecimento desse mundo invisível e das forças ainda desconhecidas que nele operam.

Paris, março de 1900.



A MORTE E O SEU MISTÉRIO

 

            Editada em três volumes, A Morte e o seu Mistério é um extenso e precioso repositório de narrações sobre fenômenos extra físicos, expostos e comentados por Camille Flammarion com o rigor da metodologia científica.

Conforme as próprias palavras do autor, a obra visa demonstrar por fatos de observação, fora de toda crença religiosa e em completa e imparcial liberdade de julgamento, a existência da alma, a sua independência  do organismo corpóreo e a sua sobrevivência à desagregação deste último.

            Em síntese, são abordados neste trabalho os seguintes temas:

•o 1º volume, “Antes da Morte”, prova que a alma existe e independe do corpo carnal;

•o 2º volume, “Durante a Morte”, demonstra a veracidade do aparecimento de fantasmas dos vivos,   as aparições e manifestações de moribundos e os fenômenos de premonição;

•o 3º volume, “Depois da Morte”, oferece-nos a certeza da sobrevivência da alma após a morte, sua existência num outro plano e a possibilidade de se comunicar com os Espíritos encarnados.

            Estas duas obras: “A Morte e o seu Mistério”, juntamente com “O Desconhecido e os Problemas Psíquicos”, escrita anteriormente pelo mesmo autor, formam a maior coleção de casos de fenômenos psíquicos já reunidos em obra literária, nos últimos séculos. Daí a sua grande importância como documentos históricos para as ciências psíquicas e, em decorrência, para as pesquisas sobre os fenômenos mediúnicos.

Nenhum comentário: