PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

quarta-feira, novembro 10, 2021

COLEÇÃO DR. JORGE ANDRÉA DOS SANTOS

 



Busca do campo espiritual pela ciência

     Os assuntos que apresentamos nesta coletânea tiveram origem em artigos diversos, como resultados de debates em seminários, simpósios e congressos.

            A maioria dos assuntos está coligada ao psiquismo de profundidade, isto é, à área espiritual,  o que exigiu certas condições especiais de abordagem. As medidas da ciência oficial, com toda a importância de que se acham investidas, não possuem sondas que nos revelem a estruturação desses ainda obscuros campos do Espírito; desse modo, nos socorremos de modelos intuitivos, homologando hipóteses e tentando compor os fatos subjetivos que, aqui e ali, se manifestam.

             A ciência de hoje está procurando, até mesmo com certo rigor, os campos espirituais. Biólogos laureados pelo Nobel estão penetrando essas regiões. É o caso de Barbara McClintock com seus estudos sobre citogenética e George Wald com os mecanismos da visão. Por sua vez, o biólogo Rupert Sheldrake est fazendo ressurgir na ciência o vitalismo de Claude Bernard, quando afirma textualmente: “Para mim a criação depende, em última análise, de uma realidade não física, ou transfísica, de natureza espiritual”.

            [...]

                                                                                              O Autor



Correlações Espírito-Matéria

         [...] Na abordagem de um tema de tal ordem onde quase nada se tem escrito e muito poucas ideias fins se tem mostrado, necessitamos de apreciar pensamentos intuitivos, na faixa intelectual dedutiva, se3dimentando-os em capítulos complementares com as aquisições científicas dos dias atuais.

            [...] O presente trabalho visa oferecer uma ideia esquemática sobre as zonas onde se dariam as trocas entre o mundo espiritual e o material de um determinado ser, isto é, entre o psiquismo de profundidade e o de superfície. O psiquismo de superfície (zona consciente) a representar o palco onde as energias espirituais transformam-se no processo intelectivo, posição de nossa realidade e entendimento.

            [...]

                                                                                  O Autor


Dinâmica espiritual da evolução

         O problema da Evolução sempre nos preocupou em virtude de não aceitarmos as costumeiras explicações de seu mecanismo íntimo. Na Evolução só poderá haver equidade e oportunidade para toda a criação através das repetições e mutações.

            Até bem pouco tempo, existia o pensamento de que as espécies vegetais e animais eram fixas desde suas criações; isto é, este ou aquele ramo teve sua origem predeterminada. Não houve evolução da formas, as espécies foram criadas e despertaram com suas próprias características. Este fixísmo das espécies, sem  existência dos saltos evolutivos, constitui um absurdo do pensamento; é o mesmo que aceitar privilégios no concerto universal. Como explicaríamos o porquê de uns ocuparem posições diversas dos outros,  de modo fixo, portanto eterno. Com morte definitiva na forma?

            [...]

                                                                                              O Autor


Dinâmica  PSI 

         Por sugestões de leitores e ouvintes de nossos cursos estamos congregando, em novo livro, um coletânea de artigos, onde muitos deles já foram publicados, parceladamente, em revistas especializadas.

       Os assuntos, na  quase totalidade, dizem respeito aos fatos do psiquismo, desenvolvidos principalmente em suas zonas profundas ou espirituais, o que motivou a denominação de Dinâmica PSI.

            Muitas das ideias, aqui tratadas, referem-se a mecanismos normais e patológicos, mostrando os fatos do dia a dia em que estamos envolvidos pela nossa civilização.                                          Procuramos, também, como fizemos em livro anterior de características semelhantes ( Psicologia Espírita ), fornecer esclarecimentos e respectivo roteiro; e por representar idêntica casuística repetimos a dedicatória, com o mesmo pensamento.

            [...]

                                                                                              O Autor


Encontro com a Cultura Espírita

       Um grupo de companheiros espíritas uniu-se à direção do jornal Folha Espírita” com dois objetivos básicos: levar ao grande público, espírita e não espírita, a Doutrina codificada por Allan Kardec aplicada aos temas da atualidade; trazer à capital de São Paulo nomes expressivos da Cultura Espírita, vindos de outros Estados, visando maior aproximação e identificação de propósitos.

            Assim surgiu o “ENCONTRO COM A CULTURA ESPÍRITA”.

      [...] Reunidas nesta obra, estão as quatro conferências bem como perguntas propostas pela assistência, na ocasião, e respostas oferecidas pelos conferencistas.

           Entregamos, agora, ao leitor este volume, desejando que de algum forma este livro possa auxiliá-lo. Fazemos nossas as palavras de Cairbar Schutel em “Parábolas e Ensinos de Jesus”. 

        “Permita o Supremo Senhor que esta despretensiosa obra leve os lares em que entrar,  a Paz, a Esperança e a Fé; que seja ela, para os que a compulsarem um fardo leve, um jugo suave, onde possam encontrar arrimo, orientação para uma vida nova, um consolo a mitigar dores ocultas, uma porta aberta para a Verdade, para o Amor, para a Felicidade”.

            [...]

                                                                                              Os Autores


Energética do Psiquismo

         Os denominados problemas espirituais, pertencentes a Metafisica e naturalmente coligados à Psicologia, têm nos preocupado intensamente. Sabemos que transcendem aos resultados como pesquisa científica, porém são da mais alta importância para serem relegados à vala comum do descaso.

             [...] O nosso estudo não será propriamente de caráter filosófico; terá correlações estreitas com a Biologia e Psicologia, correndo o risco de ser interpretado como pura especulação filosófica. O mecanismo da psique por nós apresentado, não tem a pretensão de trazer luzes e soluço a tão difícil equação, mas  tentativa de explicação de seu funcionamento, como um todo, baseado em observações médicas e na experiência adquirida través do contato com os homens sãos e doentes; portanto, frizamos, não é uma criação abstrata ou especulativa.

            [...]

                                                                                              O Autor


Energias espirituais nos campos da Biologia

    A pedido dum grupo de jovens interessados em nossos cursos e conferências, realizados principalmente no Instituto de Cultura Espírita do Brasil, fizemos a seleção de diversos artigos, cuja maioria teve publicação em órgãos especializados.

         A temática se enquadra nos esquemas da ciência, embora possa parecer aos menos avisados que se trate de exclusiva especulação filosófica. Entretanto, toda vez que o assunto esbarrava nos limites do entendimento científico, lançamos mão, para prosseguimento, da autêntica Metafísica.

       O livro que ora apresentamos ao público e em particular às mocidades espíritas, engloba quatorze artigos que, apesar de independentes, oferecem condições que lhes dão sequência natural.

            [...]

                                                                                              O Autor


Enfoques científicos na Doutrina Espírita

         Quando o Espiritismo apresentou-se com um corpo de doutrina, isto é, como resultado de uma codificação, trazia em seu bojo as assertivas da ciência.

            O codificador, Allan Kardec, salientou, até mesmo com certo relevo, a importância da ciência como um dos seguros pilares do Espiritismo. É como se o pensamento ético e filosófico encontrassem um necessário e mútuo amparo.

          Desde seu advento até os dias presentes sentimos a importância daquele seguro pensamento kardequiano que, no dia a dia, melhor se expressa na gleba científica. É o que se tem visto e sentido. Sem as equações da ciência o Espiritismo perde a sua grande significação sociológica: tudo isto porque, com o avanço das descobertas a posição do Espiritismo torna-se, cada vez mais, expressiva.

            [...]

                                                                                              O Autor




Forças sexuais da Alma

         De há muito o nosso interesse científico encontra-se guindado para os arcanos do psiquismo. Consequentemente, a energética profunda (Espírito ou zona Inconsciente), carregando mecanismos complexos, tem-nos mostrado fontes específicas a traduzirem um grandioso manancial. Pelas suas características, pelas efusões de seus vórtices e respectivos reflexos na psique de periferia ou zona consciente, pelos atributos dessas fontes nutridoras da própria vida, esbarramos com os conteúdos criativos onde a energética das forças sexuais representa a essência de todo esse mecanismo.

        Sabemos das dificuldades de abordagem dessa proposição pelos métodos psicológicos conhecidos.  A avaliação consciencial, aquela que é atributo de nossa razão intelectual, ainda se mostra pouco eficiente para o mergulho nas fontes dessas energias específicas do Espírito.  Por isso, o tema em questão, estribado na pesquisa psicológica por excelência, exigiu na busca intuitiva um vigoroso recurso.

        [...] Ao percebermos essas imensas forças da alma passamos a adaptá-las ao campo do entendimento humano. Desse modo, tivemos que conceituar a temática em reduzidos esquemas, única possibilidade para nossa compreensão intelectiva. Mesmo assim, o assunto, em alguns ângulos, ultrapassou nossa avaliação.

              [...] A potência sexual da alma na zona consciencial, em muitas de suas manifestações, pode ser também erotismo. Mas, na intimidade de suas forças, existe de tudo que represente a essência da vida, como a sabedoria, as virtudes do Espírito, o caminho da perfeição e do amor integral.

                                                                                              O Autor


Impulsos criativos da evolução

      As ideias do presente livro foram ampliadas de dois outros anteriores de características semelhantes: Enigmas da Evolução e Dinâmica Espiritual da Evolução. São ideias que estão a reclamar novos revestimentos.

            Até bem pouco tempo, existia o pensamento de que as espécies vegetais e animais eram fixas desde as suas criações; isto é, este ou aquele ramo teve sua origem predeterminada. Não houve evolução das formas, as espécies foram criadas e despertaram com as suas próprias características. O fixismo das espécies, sem a existência dos saltos evolutivos, constitui um absurdo do pensamento; é o mesmo que aceitar privilégios no concerto universal. Como explicaríamos o porquê de uns ocuparem posições diversas dos outros, de modo fixo, portanto eterno, com morte definitiva na forma? Freud, em seus estudos sobre os pensamento e ideias humanas asseverou: “No passar do tempo a ciência infligiu duas grandes afrontas o ingênuo amor da humanidade. A primeira foi quando se ficou sabendo que a Terra não é o centro do universo, mas apenas um ponto num sistema cósmico de magnitude difícil de ser imaginada. A segunda foi quando a ciência biológica retirou ao homem o privilégio privativo de ter sido objeto de uma criação especial e o relegou à categoria de descendente do mundo animal”.

            [...]

                                                                                              O Autor


Lastro espiritual nos fatos científicos 

         Este livro representa  continuidade de outros três anteriores. São assuntos, aqui e li, ventilados em palestras e seminários transladados para a imprensa escrita sob forma de artigos.

      As posições espíritas aqui abordadas são variadas, embora, na sua quase totalidade, de características científicas. A linguagem cientifica ainda é bastante fraca para traduzir e analisar as razoes maiores do Espírito; são questões que necessitam de outra linguagem. Os fatos espirituais, com a visão da Doutrina Espírita, oferecem condições para um raciocínio mais lógico, onde a filosofia e a metafisica representam valorosos auxiliares.

         [...] Por tudo, achamos oportuno a publicação dessas questões, a fim de despertem, aqui e ali, novas possibilidades de avaliação e conhecimento. Assim avança o pensamento espírita na busca constante de esclarecimento e entendimento sobre a finalidade da vida.

            [...]

                                                                                              O Autor


Nos alicerces do Inconsciente

         O presente livro nasceu da necessária e justificada ideia de um ajustado enquadramento dos fenômenos mediúnicos dentro da Biologia.

            Fazer um estudo tão-somente desses fenômenos que se acham muito ligados a outros afins, todos pertencentes aos capítulos da paranormalidade, seria uma poda prejudicial ao entendimento global. Por isso, ajuntamos conceitos e ordenamos ideias, muitas da quais constaram de nosso livro: Novos Horizontes da Parapsicologia. Desse modo, estamos permitindo maior elasticidade da temática, fornecendo certo realce ao fenômeno mediúnico, embora conservando o aspecto sintético da apresentação.

            [...] Nestas páginas, não visamos a defender e demonstrar a realidade desses fenômenos por conhecidos que já são; trataremos, sim, de apresentar o desenvolvimento processual em seu aspecto biológico sem os detalhes filosóficos de casos particularizados. Isso exige alguns estudos de biologia, mais propriamente do psiquismo humano, que abordaremos em caráter sintético como dados complementares ao entendimento do mecanismo mediúnico. Por tudo, será inevitável o colorido cientifico.

            [...]

                                                                                              O Autor


Os Insondáveis caminhos da vida

      Este livro, sem pretensão de qualquer natureza, foi escrito por necessidade íntima de apresentarmos um acontecimento profundamente humano.

              Tivemos que romanceá-lo, a fim de fornecer um toque mais ameno à leitura, porém, não houve sequer quaisquer modificações psicológicas dos personagens ou transmutação dos fatos. Todos os personagens envolvidos na história são verídicos e encontram-se encarnados, o que motivou  a compreensível mudança dos nomes.

             [...] A descrição não se tornou longa. Assim o preferimos. Propositadamente não foi mais longa, porquanto, quando muito se fala sobre alguma coisa, o autor começa a revelar-se e introduzir-se, animicamente, nos assuntos. Insistimos para que a temática ficasse bem livre, falasse sobre si mesma, tornando-se a mais fiel possível.

                                                                                               O Autor


Palingênese, a grande lei

        Toda ideia, antes de pertencer à ciência pelas provas analíticas que ela exige, foi fruto da inspiração numa primeira etapa, da lógica e do raciocínio em uma segunda. Somente após experiências e provas é que a ciência dá o veredito, incluindo em seu terreno a hipótese sob a forma de lei. Consideremos, também, que a ciência moderna já aceita fenômenos aparentemente subjetivos, percebidos unicamente pelos seus efeitos, embora não podendo passar pela comprovação sensorial-analítica. Nos dias de hoje, podemos asseverar que o homem, pela pobreza de seus sentidos,  recebe reduzidas informações do ambiente em que vive.

            [...] Apesar de a Palingênese ser objeto de acurados estudos filosóficos por parte da maioria das seitas e religiões, sob o nome de reencarnação, o nosso escopo não visa  defender esta ou aquela corrente, e sim procura integrar dentro da biologia, no seu devido lugar, o fenômeno palingenético.

            [...] Consideramos a Palingênese, um processo normal, de lógica evidente e clareza meridiana. O processo palingenético em biologia, além de ser a melhor solução para os mais altos problemas da vida,  é o mais completo de condições e praticamente apoiado pela ciência. Sem este conceito que abrange as ideias evolutivas de hoje, só nos resta o acaso que traduz o oposto agnóstico e penumbroso.

                                                                                               O Autor


Psicologia Espírita ( volume I ) 

          A série de artigos que ora apresentamos em novo livro da série “Fontes Ocultas da Vida” foram, em quase sua totalidade, publicados na revista “Presença Espírita”, órgão mensal de divulgação do Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador.

            A presente coletânea se deve a pedidos de companheiros de jornada e ouvintes do Instituto de Cultura Espírita do Brasil.

            [...] Nos diversos capítulos tentamos sempre fornecer um caminho ou mesmo uma solução diante aos fatos suscitados. Também, procuramos esclarecer muitos ângulos com os conhecimentos científicos ao nosso alcance.

            [...] Ficaremos sobejamente recompensados se a temática em foco servir de esclarecimento   ou mesmo elucidação de algum ponto que o pensamento espiritualista, fartamente, pode oferecer.

                                                                                               O Autor


Psicologia Espírita ( volume II )

      Este é o nosso 5º livro de coletâneas, cujos assuntos, à primeira vista, parecem ser dispersos; entretanto, todos eles fazem parte de uma mesma cadeia, em cujos elos as ideias se interligam.

          Os artigos traduzem um esforço de ampliação e, como tal, almejamos alcançar novos horizontes. Sabemos das dificuldades de encontrar abrigo na Ciência sobre assuntos que ela ainda não tem explicações. Tateamos, muitas vezes, no escuro e nas sombras do desconhecido; mas, é no desbravar da escuridão que a aurora se mostrará um dia... Como a temática, em sua maioria, encontra-se coligada ao psiquismo profundo (zona espiritual), a intuição foi  porta estreita por onde tentamos atravessar, observando sempre as razões-psicológicas.

        [...] A Ciência, no seu contínuo e seguro avanço, vem mostrando, no dia a dia, técnicas novas como valoroso fruto de autênticos pesquisadores, principalmente os modernos modelos da Psicologia ainda oscilando nos debatidos capítulos da Parapsicologia. Muito justa e lógica vem a ser a assertiva de André Luiz: “A ciência medica atingirá culminâncias sublimes quando verificar no corpo transitório a sombra da alma eterna”.

                                                                                               O Autor


Psiquismo: Fonte da Vida

          Estamos apresentando mais um livro de múltiplos assuntos, resultantes de artigos inspirados no desfile científico da Doutrina Espírita.

            Embora os capítulos se mostrem diversificados, todos eles estão lastreados no oceano do psiquismo onde assentam suas raízes e desenvolvem seus respectivos mecanismos. Por isso, as ideias são convergentes e pertencentes aos mananciais das energias espirituais.

            [...] O desejo da ciência hodierna é mergulhar nas fontes do Espírito, escutando sua dinâmica dimensional, a fim de ajustarmos nossas percepções e nos inteirarmos das manifestações hiperfísicas que farão parte do futuro da pesquisa.

            Neste alargamento de conceitos e percepções, as dificuldades dos dias atuais serão decifradas e classificadas em adequadas e bem definidas estruturações científicas.                                                                     

                                                                                                            O Autor


Segredos do Espírito. Zona do Inconsciente

          Nesta série de artigos, como esboço dos mecanismos e razões espirituais, arrecadamos ideias e valores, cada vez mais alicerçados na reencarnação, pela indiscutível condição de sustento do referido processo na colmeia evolutiva.

         As reencarnações periódicas na indumentária carnal, além de representarem a essência da filogênese, com seus impulsos e saltos evolutivos, explicam as aquisições em todas as vertentes psicológicas do Espírito, onde a lei de ação-reação se expressa. Nesse constante processo renovatório, vai-se observando a herança espiritual, onde o adquirido reflete-se na moldagem do biótipo psicológico, responsável pela estruturação do caráter.

            [...] O fato de acharmos que a consciência – Espírito – encontra-se em todos os elementos do Universo, inclusive no átomo ( David Bohn ), alcançando múltiplos níveis no reino hominal, oferece condições de modo a refletir a universalidade em tudo. Foi na Doutrina Espírita que encontramos o manancial de conceitos e propósitos autênticos da liberdade de pensamentos, na escuta e nas aferições que o psiquismo pode oferecer. Daí os matizes coloridos kardecianos nestes sintéticos artigos, enriquecendo as propostas em pauta.

                                                                                               O Autor


Visão Espírita nas Distonias Mentais

        De há muito vínhamos pensando em escrever sobre distonias mentais e seu relacionamento com o Espiritismo. Será compreensível a dificuldade de abordagem da temática em sua totalidade. Seus capítulos são imensos e eivados de fatos desconcertantes.

         Por tratar-se de visão conjunta será, antes de mais nada, uma síntese sobre o modo pelo qual conceituamos o psiquismo e suas correlações com o nosso momento evolutivo.

         [...] O livro não se destina, especificamente, aos psicólogos e psiquiatras em trato diário com a Doutrina Espírita e já possuidores de avantajados conhecimentos, mas para os de atividades outras interessados nos assuntos psicopatológicos e suas correlações espirituais.

          [...] Com essas páginas desejamos cooperar em apontamentos que não são novos, mas que devem ser abordados, discutidos e avaliados com os potenciais da atualidade psicológica; os dias que transcorrem exigem adequadas respostas. Cremos que, se o trabalho de todos os interessados contiver boa soma de raciocínio e bom senso, participaremos de valorosa colheita para os lastros das gerações que se sucederão.

                                                                                              

                                                                                                         O Autor

Nenhum comentário: