PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

quinta-feira, novembro 11, 2021

COLEÇÃO LÉON DENIS

 

COLEÇÃO DE LÉON DENIS

 (* 01 JAN 1846  + 12 ABR 1927 )



O problema do ser, do destino e da dor

         Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?

             Fundamentando-se nos princípios da Doutrina Espírita, Léon Denis busca responder a questões que, como estas, desafiam a mente humana há séculos. Entre os temas analisados pelo autor, estão a evolução do pensamento, a vida no mundo espiritual, provas históricas da reencarnação, a lei dos destinos, as potências  da alma e diversos outros tópicos que permanecem atuais.

          Unindo lógica e sentimento o ator exalta a realidade da sobrevivência do Espírito após a morte física, a partir de valioso conjunto de ensinamentos e reflexões para a evolução.


Joana  d’Arc

        Relata a vida de Joana d’Arc, na derrotada e aniquilada França do século XV, vivendo como uma humilde camponesa, sem qualquer tipo de instrução, portadora de extraordinários dons mediúnicos, que lhe possibilitaram as visões do Além e a audição de vozes, as quais a guiaram e sustentaram na grande missão que desempenhou, libertando suja pátria do domínio inglês, além de pacificá-la e uni-la.

       Os fatos que cercaram Joana – e que o Espiritismo explica, como suas visões, premonições, audição de vozes, são analisados como fenômenos mediúnicos que a ignorância e a mentira tentaram desvirtuar.

            É um livro que exalta a força da fé e restabelece o primado da verdade.



Depois da morte

         O que ocorre depois da morte?

            A fim de responder a pergunta acima, o grande estudioso francês Léon Denis propõe profundas reflexões filosóficas e analisa premissas de religiões remotas para falar diretamente ao coração dos homens e provocar indagações.

            Considerando o Espiritismo uma crença baseada em fatos, o autor que foi contemporâneo de Allan Kardec, apresenta a Doutrina Espírita como instrumento para esclarecer o passado, iluminar antigas informações, unir diretrizes que, à primeira vista, pareciam totalmente contraditória e abrir a mente e o espírito da Humanidade para uma nova caminhada de conhecimento.



Cristianismo e espiritismo

 

         A partir do relato histórico da trajetória do Cristianismo, Léon Denis apresenta a origem dos evangelhos, a comunhão dos primeiros cristãos com os Espíritos e os fenômenos espíritas presentes na Bíblica, reforçando o princípio de que as diretrizes espírita e cristã são, na verdade perfeitamente ligadas como uma única doutrina.

            Conhecido seguidor de Allan Kardec, o autor explica como a prática mediúnica e a reencarnação foram extintas do pensamento cristão, além dos rituais e dogmas que se estabeleceram no culto – muitas vezes indo contra a simplicidade do Cristo – a partir da relação com o Catolicismo romano.



No  Invisível

         Apresentando temas reflexivos sobre a superação do temor da morte, Léon Denis discorre sabiamente sobre as razões do constante intercâmbio entre o mundo material e o mundo espiritual.

            Dividida em três partes, a obra expõe e esclarece questões relacionadas com o Espiritismo experimental e as suas leis, a importância e as falhas do exercício da mediunidade e os fatos espíritas. No invisível é um inestimável material de estudo das experiências mediúnicas.




O porquê da vida

         “Qual o homem que, nas horas de silêncio e recolhimento, já deixou de interrogar a natureza e o seu próprio coração, pedindo-lhes o segredo das coisas, o porquê da vida, a razão de ser do universo?”

            As páginas deste livro constituem segura orientação às inúmeras criaturas vencidas na luta pela vida.

            Por meio de explicações lógicas Léon Denis mostra as razões primordiais da existência do ser humano, focalizando princípios que demonstram o que somos, de onde viemos e para onde vamos após a desencarnação,  o autor desenvolve temática do maior interesse, com assuntos variados, fixando a atenção do leitor no rumo dos mais altos objetivos da alma humana.

         Esta obra contém ainda transcrição de correspondência do filósofo João Gaspar Laváter à imperatriz Maria Féodorawna, da Rússia, onde ele lhe descreve o estado da alma depois da morte. Além dessa, temos ainda o notável trabalho intitulado A reencarnação e a Igreja católica, além da novela Giovana.


O grande enigma

         “Nas horas pesadas da vida, nos dias de tristeza e de acabrunhamento, leitor, abre este livro!  Eco das vozes do Alto, ele te dará coragem; inspirar-te-á a paciência e a submissão às leis eternas!” – assim escreveu Léon  Denis na introdução desta obra.

            O porquê da existência do homem e a lei do destino são os temas centrais de O grande enigma, que nos revela um Deus de justiça, mas também de amor infinito.



O Além e a sobrevivência do ser

         O que acontece com aqueles que nos deixam por meio da morte?

         Embasado por investigações e experiências de cientistas renomados, como William Crookes, Cesar Lombroso e Oliver Lodge, entre outros, Léon Denis busca comprovar a continuação da existência do Espírito após deixar a convivência humana na Terra.

            São relatados casos de comunicação dos Espíritos comprovados por procedimentos científicos e experimentais, com o objetivo de formar uma ideia precisa da sobrevivência do ser – crença básica da Doutrina Espírita – e assegurar a necessidade do trabalho e da responsabilidade que o homem carrega dentro de si.




O Espiritismo na Arte

 

         “Em seu trabalho, Léon Denis explica, detalhadamente, o mecanismo da inspiração, procedimento de transmissão da luz divina, e o importante papel que ela tem desempenhado, em todos os tempos, na evolução das artes e do pensamento.

            Nele, o mestre também inclui e comenta dez comunicações do espírito que se autodenomina o Esteta e cinco do Espírito Massenet, comunicações que são verdadeiras lições sobre o tema arte”.


Síntese doutrinária e prática do Espiritismo

         O presente livro foi traduzido pelo Prof. José Jorge e por ele oferecido à FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA, para que o respectivo Departamento Editorial o editasse.

         Eis que a FEB, reconhecendo no Instituto Maria, que também mantém um Departamento Editorial intenção de bem servir à Grande Causa, houve por bem estimular os seus esforços, abrindo mão de editar este trabalho de Léon Denis, oferecendo-o à entidade mineira. O acervo editorial do Instituo Maria ficou assim enriquecido, mercê de um gesto de desprendimento,.

        Se a própria FEB lançasse o livro, estaria sem dúvida acendendo luzes espirituais, mas, repassando-o para outra editora espírita, coloca, bem no alto, a candeia do gesto de servir, para que o ideal da Unificação seja fortalecido, não apenas pelos atos jurídicos mas sobretudo pelos do exemplo dignificante.

            Ao promover a solenidade de lançamento deste livro, com a presença em Juiz de Fora de uma comitiva da FEB, tendo à frente o Presidente Francisco Thiesen, o Instituto Maria deseja testemunhas o reconhecimento dos altos padrões espirituais de que é detentora a Casa de Ismael.

              Editar este livro sem estes esclarecimentos seria imperdoável omissão.

          Consignem-se portanto os agradecimentos do Instituto Maria à Federação Espírita Brasileira, certo de haver gravado na própria Alma o ensinamento recebido, de modo tal que possa repeti-lo, frutificando-se assim a bela semeadura da FEB.                                       

                                                                                                          A Editora


Nenhum comentário: