PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

segunda-feira, novembro 08, 2021



Humberto de Campos (Irmão X)

O Espírito Humberto de Campos (* 25 OUT 1886 + 05 DEZ 1934) que depois ado o pseudônimo Irmão X, foi membro da Academia Brasileira de Letras quando encarnado. Poeta, contista, crítico e cronista, o autor, nascido no Maranhão, produziu cerca de 40 títulos literários em vida, além de artigos para jornais e revistas. Quase três anos após sua desencarnação, Humberto de Campos, Espírito, transmitiu ao médium Francisco Cândido Xavier sua primeira obra espiritual, Crônicas de Além-Túmulo, publicada em 1937. A FEB Editora possui, ao todo, 12 publicações do autor em seu catálogo, aqui apresentadas. 




    

Crônicas de Além-Túmulo

       

Esta singela obra, a primeira do Espírito Humberto de Campos psicografada por Chico Xavier, une uma série de esclarecedoras crônicas, em que o autor apresenta temas diversos, tais como longevidade, paz, verdade e justiça,  além de retratar personalidades como Sócrates, Charles Richet,  os apóstolos Pedro e Judas Iscariotes, entre outros.

Em mais de um texto, o autor cita, por meio da ótica do mundo espiritual, a importância da Casa de Ismael (Federação Espírita Brasileira), no cenário espírita nacional, e da Doutrina Espírita como fonte de consolo e respostas para as aflições da humanidade. 




Brasil, coração do mundo, pátria do Evangelho 

 

Este surpreendente livro vem esclarecer as origens remotas da formação da Pátria do Evangelho, como afirma o Espírito Emmanuel no prefácio. Ditado em 1938 a Francisco Cândido Xavier,  analisa fatos da História do Brasil, objetivando demonstrar a missão evangelizadora da nação e o acompanhamento feito por Jesus do seu processo evolutivo.

A partir de impressionantes dados colhidos no plano espiritual, tece comentários sobre a escravidão, os movimentos nativistas, a Independência, a Guerra do Paraguai, o Espiritismo  e o Movimento Espírita no Brasil. Explica a missão da pátria brasileira como  “coração espiritual da Terra”, evidenciada por Allan Kardec, teve em nosso país, concitando o povo à prática do Evangelho de Jesus,  a fim de irradiar à Humanidade a paz e a fraternidade.



                                            Novas  Mensagens 

     Humberto de Campos está de volta. Em Novas mensagens, como um repórter do Além que escreve por meio de Chico Xavier, ele entrevista D. Pedro II, relata os últimos instantes  de vida material do papa Pio XI e sua desencarnação, apresenta a realidade espiritual enfrentada pelo general alemão Ludendorff e, ainda, faz um visita ao planeta vermelho, trazendo-nos curiosas informações sobre os nossos irmãos marcianos.

  Com seriedade e leveza, trata sobre o Carnaval no Rio, ressalta a responsabilidade dos médiuns no exercício de suas tarefas e apresenta o banquete do Evangelho de Jesus, repleto de ensinos espirituais.

    Dois belíssimos textos sobre as personalidades de Humberto de Campos e de Francisco Cândido Xavier, redigidos por Almerindo Martins de Castro, enriquecem o valioso conteúdo.



Boa  Nova

 

        Com auxílio da psicografia de Francisco Cândido Xavier, o Espírito Humberto de Campos apresenta 30 episódios relacionados ao Cristo, seus discípulos e importantes personagens bíblicos, como Zebedeu, Maria de Magdala, Pedro, Tomé e outros, que tiveram suas existências tocadas pelos ensinamentos e amor de Jesus.

       O Mestre, com sua palavra consoladora, ofereceu eternas lições de sabedoria para a Humanidade. 



Reportagens de Além-Túmulo

 

        Em Reportagens de além-túmulo, o Espírito Humberto de Campos noticia os bastidores desta e da outra margem da vida. Com textos memoráveis, a obra preceitua o Espiritismo como o Consolador Prometido por Jesus e ressalta, entre seus princípios básicos, a imortalidade do Espírito.

        Com leve e agradável humorismo, os textos destacam as necessidades individuais do ser humano perante  eternidade da vida e discorre sobre temas como caridade, enfermidade, obsessão e valor do trabalho, assegurando-nos que a Terra é escola onde o Espírito evolui pelo esforço pessoal e sob o amparo divino.



Lázaro Redivivo

 

        Com a candura do Evangelho, Lázaro redivivo nos brinda com mensagens emocionantes e belas, à luz do Espiritismo, as quais destacam o pensamento vivo do divino Mestre Jesus.

        Por meio de crônicas de alto valor moral, filosófico e doutrinário, esta obra trata  de temas como intercâmbio espiritual, livre-arbítrio, materialismo e ressurreição, ressaltando que os ensinamentos do Cristo constituem o caminho seguro para  renovação na Terra.



Luz Acima

 

        Em agradável estilo, esta obra trata do intercâmbio entre os dois mundos e mostra que a vida espiritual é constituída de trabalho, semelhante à vida terrena. Lendo este livro, o caro leitor percebera que, de forma leve, o autor espiritual demonstra os caminhos que o Espírito encarnado deve percorrer para seu progresso.

   Em contos e crônicas, desperta os cristãos para a mensagem evangélica, recomendando perdão às ofensas e amor aos inimigos.

       O leitor conta também com temas sobre o bem e o mal, orientação e revolução cristãs, entre outros.

     A obra preceitua ainda a vitória do amor sobre o ódio, convocando os verdadeiros cristãos a se unirem ao Cristo no trabalho de renovação da Humanidade.



Pontos e Contos

 

        Se houver algum semelhança entre estes pontos e contos com algum episódio de sua própria vida, acredite você que isso não passa de mera coincidência.

      Pontos e contos é um livro fascinante. Inspirado na mensagem da Boa-Nova, o Espírito Humberto de Campos, sob o pseudônimo de Irmão X, apresenta análise reflexiva do cotidiano de forma atraente, alertando sobre a necessidade e importância dos verdadeiros valores do Espírito nas relações humanas.

        Com uma linguagem clara e direta, interessantes casos da vida real são narrados com o intuito de fazer com que os encarnados estejam sempre vigilantes em suas atitudes cotidianas. 

 


Contos e Apólogos

 

         O autor espiritual convida-nos à leitura de seus contos e apólogos.

         “Trago-te apenas as histórias simples e humildes que ouvi de outros viajores.

         Recebe-as, elas são nossas”.

         Assim Irmão X apresenta a você, caro leitor, esta obra que encerra grande sabedoria nas suas 40 narrativas.

         “Dir-te-ão todas elas que, além da morte, floresce a vida”.

         Em linguagem simples e de fácil compreensão, o livro mostram por meio de exemplos  da vida cotidiana, temas como vida após a morte, amor, ódio, discernimento e tentação, entre outros.

         Assuntos colocados a nossa disposição como instrumentos de estudo e sinais de alerta para nossa reforma íntima. 



Contos desta e doutra Vida

 

         Com interessantes narrações que retratam exemplos da vida cotidiana, o autor transmite ensinamentos úteis aos “viajores da Terra”, seja na travessia de pequenas dificuldades, seja na indagação construtiva para a escolha de rumos prósperos. Em contos singelos, exploram-se temas da maior relevância, como aplicação da lei de causa e efeito, mediunidade, paz e religião. Destaca-se ainda a importância do bom aproveitamento do tempo e do constante esforço individual no trabalho de autoeducação.




Cartas e Crônicas

 

         Ditados pelo Espírito Irmão X – pseudônimo do escritor Humberto de Campos – e psicografados por Francisco Cândido Xavier, os 40 capítulos que compõem a obra cartas e crônicas apresentam, instruções baseadas nas lições do Cristo, mensagens religiosas, cartas-respostas a indagações diversas e crônicas de fundo moral e educativo, sempre tralhando questões clássicas e atuais. Por meio de habilidade jornalística e do estilo inconfundível do autor, figura de destaque da literatura brasileira, a obra fornece base sólida para todos aqueles que buscam conhecer os verdadeiros caminhos da autoeducação e da paz. 



Estante da Vida

 

         O autor espiritual coletou crônicas, entrevistas e reflexões sobre temas como Cristo, Espiritismo, vida, suicídio, mediunidade e imortalidade, entre outros, que transcendem a existência corpórea e reafirmam a importância do estudo e a vivência espiritual do ser.

         Obra realizada em homenagem ao primeiro centenário da desencarnação de Allan Kardec – reúne emocionantes histórias deste e do outro mundo, verdadeiros tributos de amor ao Cristo, que merecem repousar, eternamente, na estante da vida de cada um de nós.

 







Nenhum comentário: