PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

segunda-feira, outubro 27, 2008

A VIRTUDE DE SERVIR

Neste dia 28 de outubro é comemorado o dia do Servidor Público. Essa classe de trabalhadores municipais, estaduais e federais, que, por estarem disponíveis para facilitar a vida de quem necessita, são merecedores das nossas homenagens.
Há, contudo, servidores que por possuírem o dom de servir, o fazem com alegria e amor, chegando mesmo a irradiarem muita paz no ambiente em que se encontram, fazendo com que todos passem a trabalhar com mais dedicação, carinho e respeito.
Servir, no sentido cristão, é esquecer de si mesmo e devotar-se amorosamente ao auxilio do próximo, sem objetivar qualquer recompensa, nem mesmo o simples reconhecimento daqueles a quem se haja beneficiado. (1)
Servir, obedecendo à lei de amor, afasta o egoísmo de querer tudo para si, e abre o coração para a generosidade que se volta para o bem estar do próximo mais necessitado.
Servir é trabalhar no bem. É a dinamização da caridade e da compreensão. É a exteriorização do sentimento amoroso, na ajuda, de todas as formas imagináveis, ao nosso semelhante. O exemplo maior deixou-nos Jesus, em suas ações, ao mesmo tempo que declarava ter vindo para servir e não para ser servido. Para servir retamente precisamos compreender, aceitar e amar. A todas as horas deparamos com as oportunidades de servir. Não as aproveitamos porque ainda impera em nós o egoísmo, a chaga moral que precisa ser extirpada. (2)
Há, porém, de se resguardar em relação ao servilismo. Este não deve ser praticado, pois torna as pessoas dependentes da vontade da outra. Um subordinado que não tem livre os seus pensamentos e se submete às ordens de outrem. Um verdadeiro adulador.
Servir com o consentimento da razão, SIM. Servilismo abdicando o seu direito em favor de alguém, NÃO.
Muita Paz e bom serviço para todos.

1) CALLIGARIS, Rodolfo. Parábolas Evangélicas: à luz do
Espiritismo(FEB).
2) SOUZA, Juvanir Borges de. Tempo de transição(FEB).

Nenhum comentário: