PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

sexta-feira, junho 27, 2008

LANCE DE OLHOS II (...Continuação).


O mesmo Espírito dá ao homem as qualidades morais e as da inteligência, isso em virtude do grau de adiantamento a que se haja elevado. O homem não tem em si dois Espíritos. Os homens de Espírito ainda não bastante puro cedem a influencia de outros Espíritos mais imperfeitos. “O Espírito progride em marcha ascendente, mas o progresso não se efetua simultaneamente em todos os sentidos. Durante um período da sua existência, ele se adianta em ciência; durante outro, em moralidade”.

INFLUENCIA DO ORGANISMO

A GROSSERIA DA MATÉRIA é um obstáculo à livre manifestação das faculdades do Espírito, como um vidro opaco o é à irradiação da luz.

Questão372. Que Objetivo visa a Providencia criando seres desgraçados, como os cretinos e os idiotas? "... Sofrer por efeito do constrangimento que experimentam e da impossibilidade em que estão de se manifestarem mediante órgãos não desenvolvidos ou desmantelados."

Os órgãos influem sobre as faculdades, mas não são as origens dessas.

"Importa se distinga o estado normal do estado patológico. No primeiro, o moral vence os obstáculos que a matéria lhe opõe. Há, porém, casos em que a matéria oferece tal resistência que as manifestações anímicas ficam obstadas ou desnaturadas, como nos de idiotismo e de loucura. São casos patológicos e, não gozando nesse estado a alma de toda a sua liberdade, a própria lei humana a isenta da responsabilidade dos seus atos"

Qual na loucura a situação do Espírito?

Qual na loucura a situação do Espírito? (Questão 375). "... O Espírito com seus órgãos incompletos ou alterados, uma perturbação resultará de que ele, por si mesmo e no seu foro intimo, tem perfeita consciência, mas cujo curso não lhe está nas mãos deter". Entendo que atuando sobre o Espírito a matéria dentro de certos limites, pode acontecer que esse se impressione temporariamente com a alteração dos órgãos pelos quais se manifesta e recebe impressões; com a continuidade de longo tempo de loucura, a repetição dos mesmos atos acabe por exercer-lhe uma influência, de que ele não se libertará senão depois de se haver libertado de toda a impressão material. Vemos ai a importância do tratamento Espiritual via mediunidade com Jesus, a que o Espiritismo pratica.

A INFANCIA

O Espírito que anima o corpo de uma criança pode ser tão ou mais desenvolvido que um adulto. A falta de desenvolvimento dos órgãos da inteligência não podem dar toda a intuição própria de um adulto a uma criança. Esse é um período de repouso para o Espírito. A utilidade de passar pelo período estado de infância é para estimular o interesse dos Pais, com sua inocência!

SIMPATIA

A Simpatia e a Antipatia estão na razão da convivência em vidas pregressas. Também em função dos procedimentos de ordem Ético-comportamentais, as afinidades por gostos usos e costumes, como por exemplo, esportes, culinária, vícios...

“... O bom Espírito sente repulsão pelo mau, por saber que este não o compreenderá e porque díspares dos dele são os seus sentimentos. Entretanto, consciente da sua superioridade, não alimenta ódio nem inveja contra o outro. Limita-se a evitá-lo e a lastimá-lo”.

ESQUECIMENTO DO PASSADO
“Gravíssimos inconvenientes teria o nos lembrarmos das nossas individualidades anteriores. Em certos casos, humilhar-nos-ia sobremaneira. Em outros nos exaltaria o orgulho, peando-nos, em conseqüência, o livre-arbítrio. Para nos melhorarmos dá-nos Deus exatamente o que nos é necessário e basta: a voz da consciência e os pendores instintivos. Priva-nos do que nos prejudicaria. Acrescentamos que, se nos recordássemos dos nossos precedentes atos pessoais, igualmente nos recordariam do dos outros homens, do que resultariam talvez mais desastrosos efeitos para as relações sociais”.

Estudando-se a Psicologia Espírita compreenderemos a orientação de que o Perdão deve ser acompanhado do Esquecimento do evento constrangedor ou malévolo. Esquecer ou não é uma questão de Memória e Perdoar com o Esquecimento do mal é uma questão de posição evolutiva relativamente superior que se consegue com o incessante e constante aparo das asperezas, portanto uma questão do Estado do Espírito. (Continua...)

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