PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

segunda-feira, junho 30, 2008

LANCE DE OLHOS III (...Continuação).

EMANCIPAÇÃO DA ALMA...

Os estados de emancipação da Alma se dão através do Sono, Sonhos, Sonambulismo, Êxtase e Dupla-vista.

Pelo Sono a Alma liberta-se parcialmente de seu corpo.

O Sonho é a lembrança do que o Espírito viu durante o sono. O fato de não nos lembramos do que vimos não que dizer que não sonhamos; e, sim de que não somos almas com pleno desenvolvimento de nossas faculdades. As vagas lembranças, os quadros entrecortados e absurdos muitos, o bom-humor e o mau-humor dizem das lições dos momentos, dos tormentos que sofremos se formos almas “fracas e pusilânimes”.

Sonambulismo: “É um estado de independência do Espírito, mais completo do que no sonho, estado em que maior amplitude adquire suas faculdades. A alma tem então percepções de que não dispõe no sonho, que é um estado de sonambulismo imperfeito”.

Êxtase: “O Êxtase é um sonambulismo mais apurado. A alma do extático ainda é mais independente”. O Espírito do extático penetra nos mundos superiores; “vê e compreende a felicidade dos que os habitam, donde lhe nasce o desejo de lá permanecer”.

O Olhar apresenta alguma coisa de vago. A emancipação da alma às vezes se dá no estado de vigília é a Dupla-Vista. Faculdade graças a qual “quem a possui vê, ouve e sente além dos limites dos sentidos humanos”. Em estado rudimentar é o olho clínico, o tato no tratamento “a perspicácia, certa segurança nos atos a que se pode dar o qualificativo de precioso golpe de vista moral...”. (Continuação...).

Nenhum comentário: