PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

sábado, maio 17, 2008

TRATANDO A ANSIEDADE

Jesus, quando esteve entre nós, alertou-nos: A cada dia basta o seu mal. Tal orientação, de acordo com os mais recentes estudos científicos na área da psiconeuroimunologia, é das mais relevantes para a conquista do equilíbrio pessoal, da saúde e do bem-estar emocional. Situar a mente nos que se esta fazendo no momento, não sofrer por antecipação, perceber e escolher os pensamentos que nos conduzem ao equilíbrio, identificar e saber lidar com as emoções quando elas surgem, são capacidades de uma consciência mais elaborada, mas senhora de si mesma, que Jesus nos alerta constantemente para conquistarmos. E isso só depende da nossa vontade e das nossas escolhas.

Mas estamos muitas vezes imersos em uma rotina corrida, repleta de preocupações e vamos caminhando sem muita análise das nossas escolhas. Dificuldades financeiras, acúmulo de tarefas, doenças e as incertezas do futuro podem gerar em nós um estado físico e emocional chamado ansiedade.

Ela, a “senhora ansiedade” sempre surge quando se evidenciam a insegurança e a incerteza, e é difícil encontrar-se uma única pessoa que não a tenha sentido. Tal “senhora” pode manifestar-se em nós em diferentes graus, e é considerada normal quando moderada. No entanto, se freqüente e de alta intensidade, passa a ser doentia, incentivando decisões precipitadas e dificultando relacionamentos. Como detecta-la? Sob o aspecto emocional ela leva à inquietude, impaciência, medo e traz variadas conseqüências orgânicas: mãos geladas e trêmulas, falta de ar, palpitações, agitação, dores de estomago, etc...

Além disso, as opções do ansioso doentio, para aliviar o mal-estar trazido pela ansiedade podem ser desastrosas: do exagero alimentar a todos os tipos de vícios. E muito comum sentirem, também, uma profunda falta de amor por eles mesmos e passarem a reclamar de tudo e de todos, projetando no mundo suas angústias.

Se você sofre de ansiedade, acredite, não está sozinha (o). “Essa senhora”, vira e mexe me vem bater a porta. Decidida a não mais me permitir torturar por ela, resolvi conhece-la melhor para, aos seus primeiros sinais, identifica-la e não lhe permitir entrada em meu mundo íntimo. Nessa busca, Jesus e a Doutrina Espírita foram fundamentais. Mas, como não cabe aqui nesse artigo, vou deixar o passo a passo para ajudar a você se livrar da ansiedade em nossos próximos números. Com carinho, da irmã, Iasmin Madeira. FONTE: Informativo Mensal nº59, de a Revista Despertar Espírita, do Lar Fabiano de Cristo.

Nenhum comentário: