PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

segunda-feira, maio 19, 2008

O HOMEM INTEGRAL

VISÃO ESPÍRITA

Em 1.966 surgiu, nos Estados Unidos, a “Quarta Força” em Psicologia, que é a Transpessoal, além do Behaviorismo, da Psicanálise e da Psicologia Humanista, ampliando informações sobre o homem integral.

Joanna de Angelis afirma que “Jesus é o Homem Integral de todos os tempos”. Diz, ainda, que o momento mais eloqüente do processo evolutivo do homem deu-se quando adquiriu a consciência para discernir o bem do mal, a verdade da impostura, o certo do errado...

A Psicologia Transpessoal recebeu da Psicologia Humanista ensinamentos e experiências orientais permitindo uma visão espiritualista do homem.

Dr. Adenauer Novaes, Engenheiro e Psicólogo, considera que há uma “Quinta Força” na natureza, alem das que provocam as interações entre corpos, segundo a ciência: a “Força Fraca”, que une os elementos químicos entre si, formando as moléculas; a “Força Forte”, existente entre os componentes do núcleo atômico, dando origem ao próprio elemento químico; a Força Gravitacional que faz com que os corpos se atraiam entre si; e, por último, a Força Eletromagnética que é responsável por um sem número de fenômenos físicos.

A “Quinta Força” é a psíquica e funciona como uma quinta lei.

Os fenômenos psíquicos são de tal forma importantes que são eles que antecipam e formam a base das ações humanas. O homem integral é a soma das conquistas intelecto-ético-morais, buscando a iluminação interna.

Para promover-se é indispensável percorrer os caminhos do autoconhecimento, ou conhecimento de si mesmo; autodescobrimento, ou a descoberta das potencialidades; autotransformação, ou mudança de comportamento; e a auto-iluminação, ou a manifestação do espírito. Geralmente se iniciam na meia idade, quando alguns processos já foram vividos.

Queremos destacar o processo de auconsciencia, pois o O Livro dos Espíritos afirma que a Lei de Deus está escrita na consciência.

Respondendo a pergunta 919 de O Livro dos Espíritos, “qual o meio prático e eficaz que o homem tem de se melhorar nessa vida?” Os Benfeitores Espirituais respondem: “Um sábio da antiguidade vo-lo disse: conhece-te a ti mesmo”.

Em virtude de a Lei de Deus estar na consciência, conhecer-se a si mesmo é a alavanca propulsora do progresso. Podemos considerar que o caminho pode ser dividido em três fases: 1ª – a descoberta do eu – (conhecer a própria origem, destino e as forças com que se pode contar para essa descoberta e auto-análise); 2ª – o enriquecimento do eu – (adquirir o conhecimento); 3ª – a vivencia – (experimentar as ilações dessa experiência que transformam e promovem o ser).

O homem integral, portanto, está ciente de que a sua realização é superar todas as dificuldades, assimilar todos os conhecimentos e viver aplicando os valores morais. Por isso, escreve Joanna de Angelis, que Jesus é o protótipo do Homem Integral. Geraldo Guimarães. FONTE: Informativo Mensal nº59, de a Revista Despertar Espírita, do Lar Fabiano de Cristo.

Nenhum comentário: