PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

quarta-feira, outubro 11, 2006

SONHOS - Richard Simonetti - Revista Internacional de Espiritismo – outubro de 2003


HÁ QUEM DIGA QUE DURANTE O SONO TEMOS CONTATO COM O MUNDO ESPIRITUAL. É POSSÍVEL?

Essa é realidade demonstrada pela Doutrina Espírita. O corpo precisa de repouso. O Espírito não. Quando dormimos, transitamos pelo Além. Por isso costuma-se dizer que o sono é um mergulho na eternidade.

OS SONHOS SÃO LEMBRANÇAS DE NOSSAS ATIVIDADES NO PLANO ESPIRITUAL, DURANTE O SONO?

Nem sempre. Diríamos que há três tipos de sonhos: fisiológicos, psicológicos e espirituais, definindo situações diferentes que nos envolvem durante o sono.

O QUE É SONHO FISIOLÓGICO?

É aquele que dramatiza algo que acontece com nosso corpo. Se está frio e nos descobrimos, sono pesado, sem despertar, poderemos nos ver num campo de neve, tiritando de frio. Pessoas com incontinência urinária sonham que estão satisfazendo essa necessidade fisiológica enquanto molham a cama.

O QUE É SONHO PSICOLÓGICO?

É o que exprime nossos estados íntimos. Nos velhos tempos em que não havia os recursos da informática, eu passava dias e dias procurando diferenças nas fichas gráficas de contas correntes, no Banco do Brasil, onde trabalhava. À noite sempre me via, durante as horas de sono, na agência, repetindo intermináveis verificações. Era a dramatização daquela preocupação com a qual estava envolvido.

E O SONHO ESPIRITUAL?

É o resíduo de uma atividade desenvolvida pelo Espírito, afastado do corpo durante o sono. Kardec denomina essa situação como “ emancipação da Alma ”.

COMO PODEMOS SABER SE UM SONHO EXPRIME UMA ATIVIDADE ESPIRITUAL OU SE TRATA DE SIMPLES DRAMATIZAÇÃO DE SITUAÇÕES FISIOLÓGICAS OU PSICOLÓGICAS?

Os sonhos de caráter fisiológico ou psicológico são fugidios, mal delineados. Os sonhos espirituais são mais nítidos, mais claros. Guardamos melhor. E um detalhe: geralmente são coloridos, o que não ocorre com as demais formas, que se apresentam em branco e preto.

HÁ SONHOS REPETITIVOS. A PESSOA SE VÊ SEMPRE NA MESMA SITUAÇÃO, NÃO RARO DRAMÁTICA. ESTÁ SE AFOGANDO, OU ENVOLVIDA NUM INCÊNDIO, OU SOFRENDO UM ACIDENTE. TEM ALGO A VER COM O MUNDO ESPIRITUAL?

Chamam-se “recorrentes” os sonhos repetitivos. Geralmente envolvem uma experiência marcante, em passado próximo, na vida atual, ou remoto, em vidas anteriores. Em determinadas situações, geralmente, quando a pessoa passa por uma tensão, essa lembrança, sepultada no inconsciente, aflora, dando origem ao sonho.

FREUD CONCEBIA QUE, INTERPRETANDO OS SONHOS DE SEUS PACIENTES, PODERIA AJUDÁ-LOS A VENCER TRAUMAS E DESAJUSTES. É POSSÍOVEL?

Freud estava no caminho certo. Faltou-lhe a crença na imortalidade e na reencarnação para perceber que sonhos perturbadores podem ter origem em influências espirituais ou em reminiscências de vidas anteriores.

Nenhum comentário: