PENTATEUCO KARDEQUIANO

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OBRAS BÁSICAS

sexta-feira, abril 23, 2021

O LIVRO DOS ESPÍRITOS - CEIFA DE LUZ

 

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

POR ALLAN KARDEC

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

CAP VIII   LEI DO PROGRESSO

TRADUÇÃO  -  GUILLON RIBEIRO

 

MARCHA DO PROGRESSO

779. A força para progredir, haure-a o homem em si mesmo, ou o progresso é apenas fruto de um ensinamento?

“O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente.

Mas, nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. Dá-se então que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contato social.”

780. O progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual?

“Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente.” (l92-365)

a)      Como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral?

“Fazendo compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos.”

b)  Como é, nesse caso, que, muitas vezes, sucede serem os povos mais instruídos os mais pervertidos também?

“O progresso completo constitui o objetivo. Os povos, porém, como os indivíduos, só passo a passo o atingem.

 Enquanto não se lhes haja desenvolvido o senso moral, pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligência para a prática do mal. O moral e a inteligência são duas forças que só com o tempo chegam a equilibrar-se.” (365-751)

 

LIVRO - CEIFA DE LUZ

  E  CULTURA

Emmanuel

  “Acolhei o que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões”. PAULO (Romanos, 14:1).

  Indubitavelmente, nem sempre a fé acompanha a expansão da cultura, tanto quanto nem sempre a cultura consegue altear-se ao nível da fé.

  Um cérebro vigoroso pode elevar-se a prodígios de cálculo ou destacar-se nos mais entranhados campos da emoção, portas adentro dos valores artísticos, sem entender bagatela de resistência moral diante da tentação ou do sofrimento. De análogo modo, um coração fervoroso é suscetível das mais nobres demonstrações de heroísmo perante a dor ou da mais alta reação contra o mal, patenteando manifesta incapacidade para aceitar os imperativos da perquirição ou dos requisitos do progresso. 

  A Ciência investiga.

  A Religião crê.

  Se não é justo que a Ciência imponha diretrizes à Religião, incompatíveis com as suas necessidades do sentimento, não é razoável que a Religião obrigue a Ciência à adoção normas inconciliáveis com as suas exigências do raciocínio.

   Equilíbrio ser-nos-á o clima de entendimento, em todos os assuntos que se relacionem à fé e à Cultura, ou estaremos sempre ameaçados pelo deserto da descrença ou pelo charco do fanatismo.

  Auxiliemo-nos mutuamente.

  Na sementeira da fé aprendamos a ouvir com serenidade para falar com acerto.

  Diz o Apóstolo Paulo: “ Acolhei o que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.” É que para chegar à cultura, filha do trabalho e da verdade, o homem é naturalmente compelido a indagar, examinar, experimentar e teorizar, mas, para atingir a fé viva, filha da compreensão e do amor, é forçoso servir. E servir é fazer luz.

 Francisco Cândido Xavier - Livro Ceifa de Luz - Pelo Espírito Emmanuel


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