RELAÇÃO DE AJUDA E EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO; ... CONTINUAÇÃO
OS INFORTÚNIOS OCULTOS
Nas grandes calamidades, a Caridade se emociona e observam-se impulsos generosos, no sentido de reparar os desastres. Mas a par desses desastres gerais, há milhares de desastres particulares, que passam despercebidos: os que jazem sobre um grabato sem se queixarem. Esses infortúnios discretos e ocultos são os que a verdadeira generosidade sabe descobrir, sem esperar que pessam assistência. (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.XIII, 4).
A Caridade material e a Caridade Moral.
A Caridade Moral: Desejo compreendais bem o que seja a Caridade Moral que todos podem praticar, que nada custa materialmente falando, porém que é mais difícil de se exercer.
A Caridade Moral consiste em se suportarem umas às outras as criaturas e é o que menos fazeis nesse mundo inferior, onde vos achais, por agora, encarnados. Grande mérito há crede-me em um homem saber calar-se, deixando fale outro mais tolo do que ele. É um gênero de Caridade isso. Saber ser surdo quando uma palavra zombeteira se escapa de uma boca habituada a escarnecer. Essa Caridade, no entanto não deve obstar a outra.
Tende, porém, o cuidado, principalmente em não tratar com desprezo o vosso semelhante. (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.XIII, 9).
Paciência.
Meus amigos há muito dentre vós tenho ouvido dizer: Como hei de fazer a Caridade, se amiúde nem mesmo o necessário disponho?
Amigo, de mil maneiras se faz a Caridade. Podeis fazê-la por pensamentos, por Palavras e por Ações . Por Pensamento, orando pelos pobres abandonados, que morreram sem acharem sequer em condições de ver a luz. Uma Prece feita de coração os alivia. Por Palavras, dando aos vossos companheiros de todos os dias alguns bons conselhos... (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.XIII, 10).
Paciência e Atenção: São donativos da Alma.
A Beneficência: Pudésseis, meus amigos, ter por única ocupação tornar felizes os outros! Compreendei as obrigações que tendes para com os vossos irmãos! Ide, ide ao encontro do infortúnio, ide em socorro, sobre tudo das misérias ocultas... (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.XIII, 11).
Doar Amizade é ser Indulgente. (Evangelho Segundo o Espiritismo,Cap.XIII, 14 e 15).
Todos vós podeis dar qualquer que seja a classe a que pertençais, de alguma coisa dispondes que podeis dividir.(Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.XIII, 16).
Doação de Amizade. A Piedade: dispõe vossa Alma à humildade, à Beneficência e ao Amor ao Próximo. Impele a estender Mão para os irmãos sofredores. (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap.XIII,17).
“E MAIS FÁCIL VIVER QUANDO SE TEM UM AMIGO”. Doar Amizade é por o Amor em Ação.
88888
Nenhum comentário:
Postar um comentário