Nos meses de Julho e Agosto do Ano dois mil e dez, fomos convidados para Facilitar e Coordenar quatro encontros de Atendimento-Fraterno.
No IºEncontro pedimos a todos e a cada um de per sí que elaborassem o seu conceito de Atendimento-Fraterno.
Em seguida apresentamos a constituição de uma Equipe e enfatizamos que o Atendimento inicia no Portal da “Casa Espírita”, com a Recepção e Acolhimento continuando nas Entrevistas, por nós nominada de Atendimento ou Ajuda.
Em um primeiro momento apresentamos técnicas de Relação de Ajuda (RA) após, para fechar, expusemos um Modelo de Atendimento-Fraterno à Luz da Doutrina Espírita. Diríamos que a RA ainda não é Atendimento-Fraterno, embora sejam estabelecidos com Fraternidade todos os diálogos; todavia, Atendimento-Fraterno, através do Diálogo-Fraterno seja Relação de Ajuda. Tem-se obtido excelentes Respostas o fato de se conjugar as duas técnicas.
Destacamos enfaticamente que Atendimento-Fraterno constitui-se de ESCLARECIMENTO, CONSOLO E ORIENTAÇÃO. Aditaríamos: ACOMPANHAMENTO. Sendo a RA constituída de:
SINTONIA QUE ACOLHE, OBSERVA, NUTRE E OUVE; RESPOSTAS que refletem, clarificam, e constroem imagens poderosas;
PERSONALIZAÇÃO que chama à responsabilidade, o Ajudado; e,
ORIENTAÇÃO facilitando a decisão por parte do Atendido, tornando o Ajudado “Pessoa-gostável”.
Evidenciamos que as AÇÕES de ESCLARECER, CONSOLAR e ORIENTAR estão íncitas em qualquer das Dimensões do Atendente, seja a responsiva ou a iniciativa.
Além dos conteúdos fundamentados na bibliografia a seguir, colocamos nas entrelinhas das Exposições nossa vivência nos atendimentos na CEO-Central de Paz e Otimismo, Brasilia-DF e CVV- Porto Alegre-RS e principalmente nossas experiências Espiritistas! A propósito, pensamos que devamos passar as nossas vivências a todos e principalmente buscar absorver as dos Confrades e Confreiras a fim de que nossa Evolução Intelecto-moral seja mais rápida e sólida!
Muito faltou para qualificarmo-nos melhor com as Técnicas de Relação-Ajuda e Atendimento-Fraterno, pensamos, porém que fale a voz do Afeto que abre as Portas ao Amor! Muita Paz em Jesus, o Melhor Atendedor Fraterno!
BIBLIOGRAFIA
http://bvespirita.com/Livros-Menu.html; tratando do: Atendimento Fraterno PROJETO MANOEL P. DE MIRANDA;
Atendimento Fraterno, opúsculo da FERGS;
Construindo a Relação de Ajuda, Ed. Crescer; Dra Clara Feldman e Dr Márcio Lúcio de Miranda;
Tornar-se Pessoa, Dr Carl R. Rogers, ed. Martins Fontes-SP;
RELAÇÕES HUMANAS INTERPESSOAIS (Nas convivências grupais e comunitárias) Silvino José Fritzen (Ir Amadeu Egydio)
Ed. Vozes 11ªEdição.
Curso de Preparação de Plantonista-CPP- da CEO-Central de Paz e Otimismo, Brasília-DF;
Curso de Preparação de Voluntários-CPV- do CVV, Porto Alegre-RS.
Observação: Necessária a leitura e o estudo de todas: As Obras de Allan Kardec;
As Obras do Espírito Manoel Philomeno de Miranda;
As Obras que tratam de Obsessão e Desobsessão Psicografadas por Divaldo P. Franco;
As Obras da série Psicológica de Joanna de Ângellis pela Psicografia de Divaldo P. Franco;
As Obras que compõem a Vida no Mundo Espiritual de Chico Xavier/André Luiz.
Também, Construindo a Relação de Ajuda da Dra Clara Feldmann; Tornar-se Pessoa do Dr Carl R. Rogers, etc. Principalmente: ESDE-Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita;
ESE-Estudo Sistematizado do Evangelho Segundo o Espiritismo,
EADE-Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita.
O Melhor Atendedor é Jesus! Que Aplica a Terapia do Amor Incondicional! Muita Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário