PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

sábado, novembro 13, 2010

O PODER DO BEM

Palavras de abertura do I ENCONTRO DE ENTIDADES DE VOLUNTÁRIOS DO DF, realizado em 25 de setembro de 1998, no Auditório do Ed. Da Policia Rodoviária Federal, SEPN 506 Bl C Lt 08-SS01, Brasília-DF, com a participação das seguintes Entidades:

CEO-Central de Paz e Otimismo; VOLUNTÁRIOS CANDANGOS; CVV; PATRULHA ECOLÓGICA; EDITORA OTIMISMO; SOS VIDA; AMPARE; ANDI; MOVIMENTO VIDA EM ABUNDANCIA; CENAFEH; GAPA; GRUPO ESCOTEIRO; LAR DOS VELINHOS.

“Muita Paz e Otimismo.

Nossos agradecimentos a Comissão Organizadora deste Encontro, por conceder a CEO esta honra de proferir esta apresentação. Nossos agradecimentos ao Sr Diretor-Geral da CEO por nos nomear seu Representante para esta tarefa.

A intenção de promover um Encontro de Instituições de Voluntários, com atividades, semelhantes surge como resultado de avaliações de nossas atividades internas em outubro de 1997.

Elaboramos, então, um documento-de-contato que em sua essência constou:

“A CEO-Central de Paz e Otimismo, sociedade fundada em Brasília, aos 23 de agosto de 1980, com a finalidade de levar a Paz, o Otimismo e a Esperança às pessoas, tem a intenção de promover um encontro de entidades de caráter filantrópico, com suas afins.

Esse Encontro se faz oportuno porque os conflitos de origem interna e pessoal se multiplicam e as pessoas buscam, em nossos serviços, a ajuda, o conforto e até mesmo a solução para os seus problemas.

Planejando melhor atende-las, pensamos em realizar um evento, com a finalidade de:

1. Fortalecer o trabalho em conjunto, pois o mesmo feito isoladamente tem menos estimulo.

2. Possibilitar a melhor divulgação de nossos trabalhos; e,

3. Compartilhar nossas experiências”.

“Seguiu-se a divulgação dos endereços de contatos para os interessados em participar e encerramos o documento: ‘Esperamos possamos, em conjunto, encontrar meios de melhor ajudar os que precisam’. Deixando um grande abraço. Assinado Facilitador”.

“Documento, este, que foi entregue pessoalmente a cada responsável ou representante de Entidade. O acolhimento foi imediato, o carinho e o apoio emocionantes. Foi marcada a Iª Reunião para 31 de janeiro de 1998. Seguiram–se três aproximações, quando surge, então a Comissão Organizadora deste encontro com a seguinte composição:

CVDF – Centro de Voluntários do Distrito Federal.

Editora Otimismo Ltda

Projeto Vida.

CEO-Central de Paz e Otimismo.

A Comissão expede um Ante-Projeto do Iº Encontro de Entidades de Voluntários do Distrito Federal, no seguinte teor:

“...O objetivo principal do Encontro é congregar entidades afins, que têm como base comum serviços prestados por Voluntários através da apresentação, análise e discussão de temas pertinentes para todos os participantes e para a comunidade. Esse encontro se faz oportuno, porque os conflitos de origem interna e externa se multiplicam e é cada vez maior o número de indivíduos que procuram em nossos serviços a ajuda, o conforto e até mesmo soluções para os seus problemas.

Como resultado da realização desse evento pretende:

Conhecer melhor o trabalho que cada uma das entidades participantes realiza na comunidade brasiliense, bem como o seu processo administrativo;

fortalecer em conjunto o nosso trabalho, beneficiando assim um maior número de pessoas necessitadas de ajuda, por meio de uma troca de experiências e de perspectivas de novas abordagens dos problemas;

possibilitar o desenvolvimento de uma mentalidade de atuação integrada e complementar entre entidades;

criar um boletim informativo das atividades dos participantes, permitindo assim uma divulgação mais ordenada e produtiva dos serviços da comunidade”...

“Amadas entidades aqui presentes: coloquemos as nossas dificuldades; apresentemos os nossos êxitos; integremo-nos.

“Deixamos como mensagem”:

“Todos os que laboramos em Instituições que buscam preservar a Vida, trabalhemos em defesa da Vida, exercitemos a ternura, o carinho-quente, a solidariedade, a fraternidade na convivência diária”!

“Busquemos influenciar em nossa área de interesse e de ingerência, com um comportamento pacífico, agregador, otimista, confiantes na Vida; ir de encontro os infortúnios ocultos com respeito, compreensão permissividade aceitação, disponibilidade”, responsabilidade”!

As atividades dos Voluntários em Defesa da Vida são continuadas e ORGANIZADAS, são feitas com Inteligência e Razão-Emoção em perfeito equilíbrio, portanto Perenes.

Comentário: Pensemos com equilíbrio da emoção com a razão. É momento de Caridade Fraternal!

Nenhum comentário: