PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

sexta-feira, janeiro 19, 2018

Revue Spirite



Revue Spirite, 1864, pg. 101: “Sabe-se que os espíritos, por conta da diferença que existe em suas capacidades, encontram-se longe de estar individualmente em possessão de toda a verdade; que não é  dado a todos penetrar certos mistérios; que o seu saber é proporcional a sua depuração; que os espíritos vulgares não sabem mais do que os homens, e mesmo menos que certos homens; que há entre eles, como entre estes últimos, presunçosos e falsos eruditos que creem saber o que não sabem; sistemáticos que tomam suas ideias pela verdade... árbitros da verdade. Em tais casos, que fazem os homens que não têm confiança absoluta em si mesmos? Eles consultam o maior número possível de pessoas, e a opinião da maioria é o seu guia. Deve-se agir da mesma forma em relação aos ensinos dos espíritos, que nos fornecem eles próprios os meios para isso.
                A concordância no ensinamento dos espíritos é, portanto, o melhor controle, mas é preciso que ela ocorra em certas condições. A menos segura de todas é quando um único médium interroga vários espíritos sobre um ponto duvidoso; é bem evidente que se ele estiver sob o império de uma obsessão, e se lidar com um espírito enganador, esse espírito pode lhe dizer a mesma coisa sob nomes diferentes. Tampouco existe uma garantia suficiente na conformidade que se pode obter dos médiuns de um único centro, porque eles podem sofrer a mesma influência. A única garantia séria está na concordância que existe entre as revelações feitas espontaneamente por intermédio de um grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em diferentes locais. Concebe-se que não se trata que de comunicações relativas a interesses secundários, mas do que se liga aos próprios princípios da doutrina...
                O primeiro controle é sem discussão aquele da razão, à qual é preciso submeter, sem exceção, tudo o que vem dos espíritos. Toda teoria em contradição manifesta com o bom senso, com uma lógica rigorosa e com os dados positivos que se possui, deve ser rejeitada. Porém esse controle é incompleto em muitos casos, devido à insuficiência das luzes de certas pessoas e à tendência de muitos a tomar seu próprio julgamento como único árbitro da verdade. (...).
                Tal é a base sobre a qual nos apoiamos quando formulamos um princípio da doutrina; não é porque ele concorda com nossas ideias que o declaramos verdadeiro; não nos colocamos em absoluto como árbitro superior da verdade, e não dizemos a ninguém: ‘Creia em tal coisa, porque estamos dizendo’. Nossa opinião é a nossos olhos apenas uma opinião pessoal que pode ser justa ou falsa, porque não somos mais infalíveis do que qualquer outro. Também não é porque um princípio nos é ensinado que ele é para nós a verdade, mas sim porque ele recebeu a sanção da concordância. ”

Nenhum comentário: