PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

quinta-feira, janeiro 18, 2018

CONSELHOS, REFLEXÕES E MÁXIMAS DE Allan Kardec



FRAGMENTOS EXTRAÍDOS DOS DOZE PRIMEIROS ANOS DA Revue Spirite
                Revue Spirite, 1864, pg. 141: “A força do espiritismo não reside na opinião de um homem ou de um espírito; ela está na universalidade dos ensinamentos dados por estes últimos. O controle universal, como o sufrágio universal, decidirá no futuro todas as questões religiosas; ele fundará a unidade da doutrina bem melhor que um concílio de homens. Esse princípio, estejam certos disso, senhores, abrirá seu caminho como aquele de: Fora da caridade não há salvação, porque está fundado sobre a mais rigorosa lógica e a abdicação dos personalismos. Ele não poderá contrariar senão os adversários do espiritismo, e aqueles que têm fé unicamente em suas luzes pessoais. ”
                Revue Spirite, 1864, pg. 235 “O espiritismo é uma fé íntima; ele está no coração e não nos atos exteriores, ele não prescreve coisa alguma que seja de natureza a escandalizar aqueles que não compartilham essa crença, ele recomenda se abster disso por espírito de caridade e de tolerância. ”
                Revue Spirite, 1864, pg. 100: “Se a doutrina espírita fosse uma concepção puramente humana, não teria por garantia senão as luzes daquele que a teria concebido; ora, ninguém neste mundo poderia ter a pretensão fundamentada de possuir exclusivamente a verdade absoluta. Se os espíritos que a revelaram tivessem se manifestado a um único homem, nada lhe garantiria a origem, pois seria preciso acreditar na palavra daquele que diria haver recebido deles o ensinamento. Admitindo-se de sua parte uma perfeita sinceridade, no máximo ele poderia convencer as pessoas de seu círculo: ele poderia ter seguidores, mas jamais conseguiria agregar todo mundo. Deus quis que a nova revelação chegasse aos homens por um caminho mais rápido e mais autêntico; é por isso que encarregou os espíritos de levá-la de um polo a outro, manifestando-se por toda parte, sem dar a ninguém o privilégio exclusivo de ouvir sua palavra...”

Nenhum comentário: