LIVRO DOS ESPÍRITOS
Nº 218 – Encarnado, conserva o Espírito algum vestígio das percepções que teve e dos conhecimentos que adquiriu nas existências anteriores ?
Guarda vaga lembrança, que lhe dá o que se chama idéias inatas.
Não é, então, quimérica a teoria das idéias inatas?
Não; os conhecimentos adquiridos em cada existência não mais se perdem. Liberto da matéria, o Espírito sempre os tem presentes. Durante a encarnação, esquece-os em parte, momentaneamente; porém, a intuição que deles conserva lhe auxilia o progresso.
Nº 218 – Encarnado, conserva o Espírito algum vestígio das percepções que teve e dos conhecimentos que adquiriu nas existências anteriores ?
Guarda vaga lembrança, que lhe dá o que se chama idéias inatas.
Não é, então, quimérica a teoria das idéias inatas?
Não; os conhecimentos adquiridos em cada existência não mais se perdem. Liberto da matéria, o Espírito sempre os tem presentes. Durante a encarnação, esquece-os em parte, momentaneamente; porém, a intuição que deles conserva lhe auxilia o progresso.
Nº 219 – Qual a origem das faculdades extraordinárias dos indivíduos que, sem estudo prévio, parecem ter a intuição de certos conhecimentos, o das línguas, do cálculos, etc.?
Lembrança do passado; progresso anterior da alma, mas de que ela não tem consciência. Donde queres que venham tais conhecimentos? O corpo muda, o Espírito, porém, não muda, embora troque de roupagem.
Nº 393 – Como pode o homem ser responsável por atos e resgatar faltas de que se não lembra ?
Como pode aproveitar da experiência de vidas de que se esqueceu ?
Não temos, é certo, durante a vida corpórea lembrança exata do que fomos e do que fizemos em anteriores existências; mas temos de tudo isso a intuição, sendo as nossas tendências instintivas uma reminiscência do passado.
Nº 399 – Sendo as vicissitudes da vida corporal expiação das faltas do passado e, ao mesmo tempo, provas com vistas ao futuro, seguir-se-á que da natureza de tais vicissitudes se possa deduzir de que gênero foi a existência anterior ?
( ... ) O esquecimento das faltas praticadas não constitui obstáculo à melhoria do Espírito, porquanto, se é certo que este não se lembra delas com precisão, não menos certo é que a circunstância de as ter conhecido na erraticidade e de haver desejado repará-las o guia por intuição e lhe dá a idéia de resistir ao mal. Idéia que é a voz da consciência, tendo a secundá-la os Espíritos superiores que o assistem, se atende às boas inspirações que lhe dão.
Nº 462 - É sempre de dentro de si mesmos que os homens inteligentes e de gênio tiram suas idéias ?
( ... ) Quando tais homens não as acham em si mesmos, apelam para a inspiração.
Nº 463 – Diz-se comumente ser sempre bom o primeiro impulso. É exato?
Pode ser bom ou mau, conforme a natureza do Espírito encarnado. É sempre bom naquele que atende às boas inspirações.
Nº 525 – a) Exercem essa influência por outra forma que não apenas pelos pensamentos que sugerem, isto é, têm ação direta sobre o cumprimento das coisas?
( ... ) assim é que, provocando, por exemplo, o encontro de duas pessoas, que suporão encontrar-se por acaso; inspirando a alguém a idéia de passar por determinado lugar;
Nº 569 - Em que consistem as missões de que podem ser encarregados os Espíritos errantes?
( ... ) Alguns desempenham missões de determinadas coisas. ( ... ) velar, por aqueles de quem se constituíram guias e protetores, dirigi-los, dando-lhes conselhos ou inspirando-lhes bons pensamentos.
Nº 545 - Pode, alguma vez, o general ser guiado por uma espécie de dupla vista, por uma visão intuitiva, que lhe mostre de antemão o resultado de seus planos?
Isso se dá amiúde com o homem de gênio. É o que ele chama inspiração e o que faz que obre com uma espécie de certeza. Essa inspiração lhe vem dos espíritos que o dirigem, os quais se aproveitam das faculdades de que o vêem dotado.
Nº 613 - Embora de todo errônea, a idéia ligada à metempsicose não terá resultado do sentimento intuitivo que o homem possui de suas diferentes existências ?
Nessa, como em muitas outras crenças, se depara esse sentimento intuitivo.
Nº 620 - Antes de se unir ao corpo, a alma compreende melhor a lei de Deus do que depois de encarnada ?
“Compreende-a de acordo com o grau de perfeição que tenha atingido e dela guarda a intuição quando unida ao corpo. Os maus instintos, porém, fazem ordinariamente que o homem a esqueça.”
Nº 624 - Qual o caráter do verdadeiro profeta?
O verdadeiro profeta é um homem de bem, inspirado por Deus.
Nº 715 - Como pode o homem conhecer o limite do necessário?
Aquele que é ponderado o conhece por intuição. Muitos só chegam a conhecê-lo por experiência e à sua própria custa.
Nº 962 - Como pode haver cépticos, uma vez que a alma traz ao homem o sentimento das coisas espirituais?
(... ) Por isso é que o sentimento inato que temos da justiça nos dá a intuição das penas e recompensas futuras.
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