PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

quinta-feira, dezembro 21, 2006

ESPIRITISMO E CIÊNCIA CAMINHAM JUNTOS - UM BREVE HISTÓRICO DA EVOLUÇÃO CIENTÍFICA RELACIONADA AO ESPIRITISMO

continuação

DESAFIO À CIÊNCIA

1) Para homens acostumados a verdades Cientificas, não é fácil. Como acreditar em fenômenos que a Medicina não explica? O Doutor Roque Savioli, Católico, é um Cardiologista que acredita em milagres. Diretor do Incor (Instituto do Coração de São Paulo), Ele diz que a Fé o transformou em um Médico melhor.
2) "No momento que eu tive um encontro com Deus, modifiquei a minha vida. Aí eu tive que encarar o doente como corpo e Espírito", conta o Médico. Foi assim que o Doutor Savioli começou a perceber e valorizar situações que muitas vezes passavam despercebidas.

CÉREBRO EM TRANSE

1. A equipe do Globo Repórter acompanhou o trabalho de dois especialistas: O Psiquiatra Sérgio Felipe, do Instituto de Saúde Mental de São Paulo, e o Neurologista Sebastião Alvernaz, da Escola Paulista de Medicina. Eles estudam as reações de um cérebro em transe.

2. O aparelho de eletroencefalograma, de última geração, faz o mapeamento cerebral. Para que o exame dê certo, o Médium não pode ser portador de nenhuma doença psíquica, como a epilepsia, por exemplo. Os Médicos só querem registrar as interferências Espirituais.

3. O Doutor Sérgio Felipe pediu ao suposto Espírito incorporado no Médium para emitir sinais que pudessem ser identificados no aparelho. O Médium atendeu e o aparelho começou a registrar os sinais. Até os abalos musculares captados pelos sensores são pesquisados. O especialista consegue analisar cada movimento.

4. "Pode ser simplesmente um abalo muscular do Médium, mas pode ser também que a atividade eletroencefálica registrada tenha desencadeado esses abalos. Isso não é normal. Se você gravar uma pessoa que não tenha epilepsia, ela não apresenta isso", revela o Neurologista Sebastião Alvernaz.

5. Segundo os Pesquisadores, os resultados dos exames indicam que o transe provoca estranhas alterações no cérebro. "Há indícios de que altera, mas não é só eletroencefalograficamente. Altera ritmos cardíacos e outras funções do chamado sistema nervoso autônomo", revela o Psiquiatra Sérgio Felipe.

CIÊNCIA ESTUDA FENÔMENOS

1) O estudo dos fenômenos era restrito às Religiões. Hoje, começa a despertar interesse de algumas áreas da Ciência. O Hospital das Clínicas de São Paulo criou um Núcleo de Estudos para tentar comprovar a interferência Espiritual no nosso corpo.
2) São Psiquiatras experientes que se reúnem duas vezes ao mês para avaliar o andamento das Pesquisas e trocar informações. "Existe uma resistência muito grande e muito preconceito.
A existência desse grupo é justamente fazer Pesquisas no sentido de comprovar esses fenômenos de uma maneira estruturada", conta o Psiquiatra Franklin Ribeiro.

3) Uma das fontes de pesquisa, do Psiquiatra Franklin Ribeiro, fica em um prédio de nove andares. No local, funciona a Federação Espírita de São Paulo. A Federação é uma espécie de Universidade Espiritual. Mais de 11 mil pessoas estudam lá. São alunos da Doutrina Espírita e das Pesquisas sobre os fenômenos atribuídos ao Espiritismo.

4) O Doutor Franklin foi acompanhar um trabalho de desobsessão - um ritual semelhante ao que os Católicos chamam de exorcismo. Muitas daquelas pessoas se dizem perseguidas por espíritos ruins, inimigos ocultos, que já morreram e que estariam perturbando os vivos. Como se livrar deles? Tarefa para os Médiuns.

5) - Em uma corrente de orações, eles cercaram a vítima e tentaram atrair o suposto obsessor. De repente, uma Médium se transformou. Os que conhecem o processo explicaram que ela acabara de incorporar o espírito atormentado. Começava um trabalho de convencimento.
Às vezes, segundo os especialistas da Doutrina, o espírito insiste em continuar perturbando.

6) O Doutor Franklin assistiu a tudo com a curiosidade de um Pesquisador. Mas que contribuição essas manifestações podem trazer ao mundo Acadêmico da Medicina? "Antigamente, qualquer manifestação Religiosa e Espiritual era vista pelos Médicos como alguma coisa doentia. Hoje, nós estamos podendo observar esses fenômenos e investigar. Sabemos que as pessoas que têm essas manifestações nem sempre são doentes mentais",
diz o Psiquiatra.

SEGREDOS DO CÉREBRO

1) O grande desafio dos Pesquisadores é descobrir se os Espíritos se comunicam com o homem. O Doutor Sérgio Felipe, do Instituto de Saúde Mental de São Paulo, acredita que a Ciência avança na busca desta explicação. Ele estudou em detalhes a glândula pineal do ser humano. Descobriu que ela carrega pequenos cristais.

2) Para o Psiquiatra, essas pedras funcionariam como antenas na captação de mensagens de um outro plano. Observação importante: O Doutor Sérgio notou, em repetidos exames de ressonância magnética, que os Médiuns carregam no cérebro uma quantidade maior desses cristais.

3) "Não há pessoas que não tenham esses cristais. O que eu tenho observado é que há pessoas que têm uma quantidade grande desses cristais. E não depende da idade. Essas pessoas, em tese, teriam capacidade maior de seqüestrar o campo magnético", explica o Doutor Sérgio Felipe.

continua...

Nenhum comentário: