PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

sexta-feira, outubro 13, 2006

O SONHO DE JACÓ

Jacó saiu de Berseba a fim de ir para Harã. De tardinha ele chegou a um lugar sagrado e passou a noite ali. Pegou uma pedra daquele lugar para servir como travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. Então Jacó sonhou. Ele viu uma escada que ia da terra até o céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. O Deus Eterno estava ao lado dele e disse:
- Eu sou o Eterno, o Deus do seu avô Abraão e de Isaque, o seu pai. Darei a você e aos seus descendentes esta terra onde você está deitado. Os seus descendentes serão tantos como o pó da terra. Eles se espalharão de norte a sul e de leste a oeste, e todas as famílias do mundo serão abençoadas por meio de você e dos seus descendentes. Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei que você volte para esta terra. Eu não o abandoarei até que cumpra tudo o que lhe prometi.
Quando Jacó acordou disse assim: De fato o Deus Eterno está neste lugar, e eu não sabia disso. Aí ficou com medo e disse: “Este lugar dá medo na gente. Aqui é a casa de Deus, aqui fica a porta do céu !”
Jacó se levantou bem cedo pegou a pedra que havia usado como travesseiro e a pôs de pé como um pilar. Depois derramou azeite em cima para dedicá-la a Deus. Naquele lugar havia uma cidade que antes de chamava Luz, mas Jacó mudou o seu nome para BETEL. Ali Jacó fez a Deus a seguinte promessa: “Se tu fores comigo e me guardares nesta viagem que estou fazendo; se me deres roupa e comida; e se eu voltar são e salvo para a casa do meu pai, então tu, ó Eterno, serás o meu Deus. Esta pedra que pus como pilar será a tua casa, ó Deus, e eu te entregarei a décima parte de tudo quanto me deres.”
( Gênesis, 28: 10 – 22 )

Nenhum comentário: