PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

quinta-feira, janeiro 11, 2018

CONSELHOS, REFLEXÕES E MÁXIMAS DE Allan Kardec




 



CONSELHOS, REFLEXÕES E MÁXIMAS DE Allan Kardec

FRAGMENTOS EXTRAÍDOS DOS DOZE PRIMEIROS ANOS DA Revue Spirite

.... Para melhor apreciar Allan Kardec devemos estuda-lo em sua obra, pois quanto mais estivermos em condições de julgar melhor os méritos desse profundo pensador, mais crescerão nossa ligação e nosso respeito por ele. ...

Revue Spirite, 1867, pg 40: “O espiritismo é, como alguns pensam, uma nova fé cega que vem substituir outra fé cega; em outras palavras, uma nova escravidão do pensamento sob uma nova forma? Para acreditar nisso, é preciso ignorar os seus primeiros elementos. Com efeito, o espiritismo coloca em princípio que antes de crer é necessário compreender; ora, para compreender, é preciso fazer uso de seu julgamento. Eis por que ele procura se dar conta de tudo antes de admitir alguma coisa, antes de saber o porquê e o como de cada coisa; assim, os espíritas são mais céticos que muitos outros em relação a fenômenos que saem do círculo das observações habituais. O espiritismo não repousa sobre nenhuma teoria preconcebida ou hipotética, mas sobre a experiência e a observação dos fatos. Em vez de dizer: ‘Creiam primeiro e compreenderão em seguida, se puderem’, deve-se dizer: ‘Compreendam primeiro e acreditarão e acreditarão em seguida, se quiserem’. O espiritismo não se impõe a pessoa alguma; diz a todos: ‘Vejam, observem, comparem e venham a nós livremente, se lhes convier’. Ao falar assim, ele compete e enfrenta as chances da concorrência. Se muitos vão a ele, é porque satisfaz a muitos, mas ninguém o aceita de olhos fechados. Aos que não o aceitam, ele diz: ‘Vocês são livres, e não fico zangado com vocês; tudo o que peço é que me deixem em liberdade, do mesmo modo que os deixo. Se procurarem me barrar, temerosos de que eu os suplante, é porque não estão bem seguros de si próprios’.

                Como o espiritismo não procura descartar nenhum dos concorrentes na batalha aberta às ideias que devem prevalecer no mundo regenerado, está em condições de verdadeiro livre-pensamento, não admitindo teoria alguma que não seja fundada sobre a observação; ele está ao mesmo tempo naquelas condições do mais rigoroso positivismo e tem, sobre seus adversários mais acirrados, a vantagem da tolerância”.

Nenhum comentário: