Certo doutor da lei pergunta a Jesus: – “O que devo fazer para entrar no reino dos céus?”
Desejava testar a Jesus, ou induzi-lo a contrariar a lei de Moises.
Jesus responde com uma pergunta: - “O que diz a lei?” O doutor lê: - “Amarás a Deus sobre tudo e ao próximo como a ti mesmo”. Havia romanos opressores, samaritanos desprezíveis, estrangeiros hereges, prostitutas, ladrões e assassinos. Ninguém iria impunemente recomendar que estes fossem amados.
Perguntou então o doutor da lei: - “Mas quem é o meu próximo?” Jesus propôs a parábola:
Jesus responde com uma pergunta: - “O que diz a lei?” O doutor lê: - “Amarás a Deus sobre tudo e ao próximo como a ti mesmo”. Havia romanos opressores, samaritanos desprezíveis, estrangeiros hereges, prostitutas, ladrões e assassinos. Ninguém iria impunemente recomendar que estes fossem amados.
Perguntou então o doutor da lei: - “Mas quem é o meu próximo?” Jesus propôs a parábola:
Um sacerdote, um levita e um samaritano têm oportunidade de prestar socorro a um homem assaltado. Somente o samaritano ajuda o homem prostrado na beira do caminho. Jesus conclui com uma pergunta: - “Quem é o próximo do homem assaltado?” O doutor da lei não pode deixar de responder: - “Aquele que prestou socorro”. Diz Jesus: – “Faça você o mesmo”.
Ensinava, de uma forma apropriada ao momento, o exercício do amor incondicional. Aprender a amar um pouco mais é objetivo essencial de cada reencarnação.
Falando em aprender a amar convém lembrar: existe o amor romântico, o amor/amizade entre iguais para objetivos comuns, e o amor incondicional, exercido por opção e convicção. É esse o que Jesus pregava. Pode ser expresso como caridade. A Doutrina Espirita define a caridade como benevolência para com todos, indulgência com os defeitos do outro, e perdão das ofensas. Ela facilita o exercício da caridade, difundindo o conhecimento da imortalidade, que nos torna um pouco menos apegados à matéria.
O exercício da caridade é o ponto central da doutrina de Jesus. Ela Identifica seus seguidores, em todas as religiões e mesmo entre os ateus.
A caridade não e só esmola para os pobres. Significa ajuda em qualquer situação e a qualquer pessoa, seja ela socialmente importante ou não, amiga ou inimiga.
O Espírito Neio Lúcio, no livro Jesus no Lar, exemplifica este ensinamento:
Ensinava, de uma forma apropriada ao momento, o exercício do amor incondicional. Aprender a amar um pouco mais é objetivo essencial de cada reencarnação.
Falando em aprender a amar convém lembrar: existe o amor romântico, o amor/amizade entre iguais para objetivos comuns, e o amor incondicional, exercido por opção e convicção. É esse o que Jesus pregava. Pode ser expresso como caridade. A Doutrina Espirita define a caridade como benevolência para com todos, indulgência com os defeitos do outro, e perdão das ofensas. Ela facilita o exercício da caridade, difundindo o conhecimento da imortalidade, que nos torna um pouco menos apegados à matéria.
O exercício da caridade é o ponto central da doutrina de Jesus. Ela Identifica seus seguidores, em todas as religiões e mesmo entre os ateus.
A caridade não e só esmola para os pobres. Significa ajuda em qualquer situação e a qualquer pessoa, seja ela socialmente importante ou não, amiga ou inimiga.
O Espírito Neio Lúcio, no livro Jesus no Lar, exemplifica este ensinamento:
Um homem reencarnou para praticar a beneficência. Muito pobre, procurava apenas ajudar no possível, evitando a maledicência, contornando pensamentos inferiores, ignorando insultos, remediando a cólera fácil. Ao desencarnar triste porque não havia praticado a beneficência, foi recebido como vencedor, porque havia combatido o mal.
Alguns duvidam se é lícito aprender a amar a si mesmo, antes de praticar a caridade.
Precisam examinar se realmente estão amando os outros, examinando sua motivação: Será a “salvação das almas” como recomenda a religião mal compreendida? Será a dedicação total aos outros, que esconde o sentimento infantil de querer agradar a todos para receber o apoio dos adultos? Será a busca de apoio político para sua ascensão social? Será a busca de homenagem dos outros?
Alguns pensam que o Movimento Espírita deve priorizar o atendimento material. Outros acham que a finalidade do Movimento Espírita é somente dar o pão da alma, que faz desenvolver o espírito. O atendimento social é missão do poder público. O Movimento Espírita só complementa o seu trabalho. Mas convém que jamais o irmão assistido na sua carência de pão material saia da casa espírita sem o atendimento espiritual. Se nós fôssemos hoje aplicar a parábola do bom samaritano, muita coisa iria mudar. Seria a revolução mais radical que jamais houve na história. (Orlei Moraes dos Santos/Instituto Espírita Amigo Germano).
Alguns duvidam se é lícito aprender a amar a si mesmo, antes de praticar a caridade.
Precisam examinar se realmente estão amando os outros, examinando sua motivação: Será a “salvação das almas” como recomenda a religião mal compreendida? Será a dedicação total aos outros, que esconde o sentimento infantil de querer agradar a todos para receber o apoio dos adultos? Será a busca de apoio político para sua ascensão social? Será a busca de homenagem dos outros?
Alguns pensam que o Movimento Espírita deve priorizar o atendimento material. Outros acham que a finalidade do Movimento Espírita é somente dar o pão da alma, que faz desenvolver o espírito. O atendimento social é missão do poder público. O Movimento Espírita só complementa o seu trabalho. Mas convém que jamais o irmão assistido na sua carência de pão material saia da casa espírita sem o atendimento espiritual. Se nós fôssemos hoje aplicar a parábola do bom samaritano, muita coisa iria mudar. Seria a revolução mais radical que jamais houve na história. (Orlei Moraes dos Santos/Instituto Espírita Amigo Germano).
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