4 - Perispírito
O
perispírito representa importantíssimo papel no organismo e numa multidão de
afecções, que se ligam à fisiologia, assim como à psicologia.50
Para
a Doutrina Espírita, existe um envoltório ligado à alma que lhe dá forma e
guarda profunda relação com ela.51
Allan
Kardec o chamou de períspirito,52 comparando-o ao perisperma que envolve o
gérmen dos frutos; e verificou que por meio dele se dão vários adoecimentos.53
Conforme
as visões da Codificação Kardequiana e de Léon Denis, ele é inseparável da alma
e forma junto desta o que se chama de Espírito.54,55.
Assim,
é um dos elementos que constituem o ser. E, por sua vez, é formado de uma
matéria mais sutil,56 ou energia mais grosseira,57 sendo, por isto, chamado de
envoltório sem imaterial.
Esta
formação tem origem a partir da alma por meio do fluído universal, que, para o
Espiritismo, é uma espécie de energia basilar que permeia o universo e as
criações divinas.
Como
consequência, cada ser terá uma constituição perispiritual própria,
considerando que o fluído cósmico não é homogêneo na psicosfera dos planetas. Além
disto, ela não é estática, pois que o psicossoma é extremamente mutável e
sensível às influências do ser.58
Isso
tem uma grande importância, já que este corpo espiritual é o agente de
transmissão do pensamento originário da alma e laço intermediário entre esta e
a indumentária carnal, denominada material.
Salienta-se,
outrossim, que, do mesmo modo que o perispírito tem sua origem na essência
espiritual, o corpo biológico tem sua formação feita a partir do psicossoma.
Por isto, foi denominado de MOB.59
Nesse
sentido, pode-se dizer que ele tem duas esferas.
Em
uma, é o ponto de registro das existências da criatura, aí sendo o corpo causal
da carne. Assim, originará o biológico levando em conta alguns aspectos.
Primeiro, as necessidades geradas pela lei de causa e efeito fazendo as
demandas evolutivas do indivíduo.
Segundo,
como consequência direta das alterações perispiríticas já presentes, surgidas
por impositivo desta lei de causalidade.
Em
outra esfera, o perispírito é o ponto de ligação da alma com a matéria. Aí,
tem-se o duplo etérico que abrange também os eflúvios
neuropsíquicos
das células, ou halo energético, sobretudo do sistema nervoso.60
***
As
alterações perispirituais, consequentes à lei de causa e efeito, têm grande
importância na etiologia do adoecimento mental.
Nesse
tipo de doença, especificamente, elas, grande parte das vezes, são geradas em
existências pretéritas. Contudo, igualmente, podem ser ocasionadas na
atualidade em um passado mais recente.
Como
seja, poderão gerar transtornos psíquicos através de algumas vias.
4.1 Modificações
genéticas 61
Durante
a formação do corpo de carne, por meio da reencarnação, irão alterar os genes,
“tijolos” na arquitetura biológica, que poderão vir a se expressar ou não, a depender
de vários fatores, mas que, invariavelmente, irão predispor o surgimento de
síndromes com a posterior expressão proteica biológica.
Em
outras situações, no entanto, as mutações genéticas só acontecerão em período
ulterior ao processo reencarnatório. Nesse caso, geralmente, elas irão se
expressar em doenças.
Nessa
segunda possibilidade, de igual modo, pode-se estar diante de uma pendência
oriunda de vidas passadas. A diferença é que, na primeira, fez-se logo o
registro genético.
Como
seja, do ponto de vista do adoecer neuropsiquiátrico, é lançando mão dos genes
que ocorre o chamado planejamento reencarnatório da provável doença.
4.2 Alterações
biológicas 62
Às
vezes, a transição da perturbação perispiritual para a doença física não se dá
por meio dos genes, mas diretamente na carne por mecanismos ainda mal
compreendidos. Também aqui, pode-se estar diante de complicações desta ou de
outras existências.
Algumas
pessoas, por exemplo, que já estão vivendo dias além do planejado antes de
reencarnarem, no que se convencionou chamar de moratória,63 são acometidas por
afecções neuropsiquiátricas graves.
Vencedoras
em diversos aspectos da vida, têm a chance de sublimarem outras áreas que
seriam buriladas em vidas posteriores, saindo, desde já, amplamente vitoriosas,
a depender da dinâmica que empreendem no lidar com o adoecimento. Pode-se ter,
aí, uma pendência reencarnatória expressada sem a necessidade genética.
Igualmente,
em alguns casos de distúrbios que cursam com percepção distorcida da imagem
corporal, como a anorexia nervosa e a vigorexia, vê-se no bojo destas
distorções aberrações perispirituais. Assim, pacientes extremamente magras não
conseguem se ver como tal, captando as impressões perispiríticas horripilantes
que, em alguns casos64 desta doença, existem. Estas podem ser um dos motivos do
desequilíbrio de neurotransmissores que vem sendo achado nestes transtornos.
4.3 Predisposição
às obsessões 65
As
alterações perispirituais, a maior parte das vezes, são concentradas nas áreas
que o ser identifica, por um mecanismo não tão óbvio e sobretudo inconsciente,
como sendo o motivador de seu sofrimento.
Sendo
assim, Espíritos que abusaram da inteligência por meio da astúcia, da crueldade
e correlatos, muitas vezes nascem com graves retardamentos mentais. Identificando
este departamento como o motivador de suas quedas morais, geram alterações
perispirituais que se traduzirão em modificações anatômicas ou funcionais do
encéfalo.
Não
necessariamente foi somente esta área do corpo que os fez cair, no entanto há
uma identificação, até mesmo pelo impositivo da lei de atração, que faz surgir
um desarranjo neste setor.
Em
outras ocasiões, seres que se mataram com tiros no crânio reencarnam com
dolorosas síndromes neuropsiquiátricas. E isto acontece não porque a bala
atravessou o corpo e atingiu o perispírito de modo literal/material. Na verdade,
a imensa dor projeta no ato suicida e na região afetada a forma de expressar o
sofrimento psíquico, gerando a alteração, e até mesmo, a malformação cerebral.
Desse
modo, as perturbações do psicossoma ocasionam alterações biológicas
específicas, variando muito a maneira de manifestação clínica. E isto devido,
no caso das doenças neurológicas e psiquiátricas, às várias regiões cerebrais
que podem ser implicadas.
Igualmente,
estas fragilidades de áreas-alvo do corpo espiritual, quer se expressando na carne
ou não, irão facilitar as interferências obsessivas. E aqui, também, os
sintomas variarão bastante.
***
Assim,
o perispírito, de uma ou de outra forma, tem papel de destaque na gênese dos
distúrbios psiquiátricos. Isto porque é elemento chave na reencarnação, na lei
de causa e efeito, na genética e nas obsessões.
***
Para
definirmos, de alguma sorte, o corpo espiritual, é preciso considerar, antes de
tudo, que ele não é reflexo do corpo físico, porque, na realidade, é o corpo
físico que o reflete, tanto quanto ele próprio, o corpo espiritual, retrata em
si o corpo mental que lhe preside a formação.66
***
50
KARDEC, Allan. A gênese. Cap. I, it. 39.
51
Nota do autor: A existência deste envoltório é falada desde há muito por várias
tradições culturais.
52
Nota do autor: Paulo de Tarso o chamou de corpo espiritual, ou corpo
incorruptível. André Luiz, por meio de Chico Xavier, deu o codinome de
psicossoma. Recentemente, o pesquisador Hernane Guimarães Andrade o denominou
de modelo organizador biológico — MOB. Igualmente, no seu livro A gênese,
cap. I, it. 39, Kardec o intitulou de corpo fluídico da alma.
53
Nota do autor: Leia-se a citação introdutória.
54
Nota do autor: Vide O que é o espiritismo, cap. II; A gênese,
cap. I, it. 39; Cristianismo e espiritismo; Depois da morte,
cap.XXIV. Todos os livros editados pela FEB.
55
Nota do autor: Muito embora, com a evolução do ser, o perispírito fique tão
etéreo que é como se não existisse, confundindo-se com a própria alma. Vide: O
livro dos espíritos, q. 186.
56
Nota do autor: Na época de Kardec, os trabalhos de Albert Einstein sobre a
relatividade e a constituição energética da matéria ainda não existiam. Mesmo
assim, embora com uma linguagem diferenciada, os benfeitores espirituais e o
próprio codificador anteviram estas questões. Vide: A gênese, cap. XIV,
I, notadamente no it. 6.
57
Nota do autor: Para os encarnados, uma matéria mais sutil do que o corpo. Para
os desencarnados, uma energia mais grosseira que aquela existente nas entranhas
da alma.
58
Nota do autor: Em geral, estas influências acontecem da alma para em direção à
carne. Contudo, como se falará em capítulos posteriores, o inverso também pode
ocorrer.
59
Modelo organizador biológico, conforme denominação de Hernane Guimarães
Andrade. Vide nota 49.
60
XAVIER, Francisco Cândido. Evolução em dois mundos. Cap. 17; e Nos
domínios da mediunidade. Cap 11.
61
Nota do autor: Este aspecto será abordado com maiores detalhes adiante.
62
Nota do autor: Este tópico será abordado com mais detalhes posteriormente neste
livro.
63
Nota do autor: Os motivos de isso acontecer são os mais variados. Muitas vezes,
porém, trata-se de indivíduos que guardam grande cota de responsabilidades em
seus ombros, cuja ausência física poderia afetar negativamente bastante outras
vidas. Tais períodos de acréscimo são vistos como dadivosos por permitirem
maior cota de aprendizado. Contudo, há casos em que servem como corretivos.
64
Nota do autor: Salienta-se alguns casos porque não necessariamente o indivíduo
com doenças que afetam a perturbação da imagem corporal ainda permanece com o
perispírito deformado no curso de seus distúrbios psiquiátricos. Estes
distúrbios, também, podem ser devido a reminiscências de perturbações
perispirituais no período pré-reencarnatório ou de quando o ser permanecia nas
regiões inferiores do mundo espiritual.
65
Nota do autor: A obsessão será abordada mais a frente.
66
XAVIER, Francisco Cândido. Evolução em dois mundos. Cap. 2.
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