A parapsicologia
de Quevedo, por ser da corrente materialista, não explica tudo. Por exemplo:
ela fala em histeria, mas não se preocupa com a sua causa. Ele é um saduceu
moderno, negou até as aparições de Lourdes e Fátima, os fenômenos mediúnicos
(dons espirituais) e os demônios (almas humanas). Inclusive, ele foi suspenso
pela Igreja de suas funções sacerdotais durante 6 anos. Segundo ele, o lugar de
quem não é médico e cura alguém é na cadeia. Se isso for certo, então, Jesus
deveria ter sido o primeiro a ser preso! Estaria Quevedo querendo restabelecer
os tribunais inquisitoriais? E como ficariam os padres e pastores médiuns de
cura? Oremos por ele e seus seguidores! ALLAN KARDEC
Quevedo ensina
uma coisa certa, ou seja, que diabos, satanás, belzebu não são demônios, mas
coisas (pecados) de nós mesmos. Quem me lê, sabe que eu defendo essa tese, que
é também do Jesuíta Huberto Rohden, Pastorino e outros autores. No passado, os
teólogos e estudiosos da Bíblia faziam uma confusão dos diabos com esses nomes.
Demônios, diabos, satanás, belzebu, lúcifer etc. eram tudo uma coisa só para
eles. Daí que muitos padres e pastores não acreditavam na existência dos
demônios. Mas Quevedo e seus discípulos não definem o que são os demônios. Essa
palavra no plural em grego (“daimones”), na época em que o Novo Testamento e
outras obras literárias gregas foram escritos, significava almas ou espíritos
humanos. E por que a parapsicologia de Quevedo não explica o que são os
demônios propriamente ditos? Porque ela
estaria defendendo o espiritismo, que é a religião bíblico-cristã mais atacada
pelas outras religiões bíblico-cristãs, exatamente porque a Doutrina de Kardec
mostra os erros delas. Aliás, elas creem forçadamente no que não estão mais
querendo crer!
Realmente, os
espíritas não creem, sabem, pelo estudo da parapsicologia científica espiritualista,
da genética, da projeciologia, da física quântica, da transcomunicação etc.,
que os fenômenos que ocorrem com eles e os carismáticos são de espíritos
humanos (demônios), que podem ser malignos (atrasados) e bons (adiantados).
Essa crença racional e científica, que começou a ser pesquisada por Kardec e
sua equipe de colaboradores, encontra-se presente não apenas no espiritismo,
mas milenar e universalmente em todas as religiões. Como ensinou o grande
filósofo francês Leon Denis: “O espiritismo não é a religião do futuro, mas o
futuro de todas as religiões.”
As diferenças
que Quevedo faz entre demônios e diabos, satanás e belzebu, como vimos, são
certas. E elas não vão de encontro de nenhum dogma católico. Porém, sobre as
superstições dos carismáticos a respeito do Espírito Santo (conjunto dos
espíritos), que eles pensam que é o próprio Deus que se manifesta a eles,
Quevedo faz silêncio, exatamente porque se trata de um dogma da Igreja.
E só esse
silêncio de Quevedo é o bastante para nos demonstrar que a sua parapsicologia é
comprometida mesmo com a teologia e os dogmas de sua religião, e não com a
ciência!
Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras,
no diário de Belo Horizonte, O TEMPO,
pode ser lida também no site www.otempo.com.br Clicar colunas.

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