PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

terça-feira, novembro 01, 2016

SEMANA ESPÍRITA



INSTITUTO ESPÍRITA AMIGO GERMANO-DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL- SEMANA ESPÍRITA 2016 -  EXPOSIÇÃO
SAÚDE ESPIRITUAL EM 28 OUT 2016
OBJETIVO: Estimular a Reforma Intima.
ROTEIRO:
- O DAE;
- O ESPIRITISMO;
- HÁ CURAS...?
- REFORMA ÍNTIMA.
O Centro Espírita ajuda através dos Atendimentos fraternos os quais esclarecem, consolam e orientam; sugerindo um Menu de atendimentos que constam em nossa grade de Serviços semanais...
Então o Espiritismo, na Concreção do Consolador prometido por Jesus, revivencia o Cristianismo primitivo. É Cristão. “No Cristianismo encontramos todas as Verdades. São de origem humana os erros que nele se enraizaram”. (Ev. Cap. VI – 5).
No Espiritismo, terceira revelação para a humanidade, temos a explicação dessas Verdades, através dos Fenômenos que O ensejou. Tendo sido, atualmente, os Fenômenos, suplantados pelo Pensamento-Doutrinário.
A Doutrina Espírita nos mostra:
Deus, a Causa Cáusica do Universo, a Inteligência Suprema. Aquele que Cr­­ea, enquanto os Espíritos Nobres cocriam e o ser humano cria eventualmente.
De onde viemos; para onde vamos; para que estamos encarnados; explicando os problemas do Ser, do Destino e da Dor!
A pré-existência da Alma, que transitando pela vida, desde o “Átomo-Primitivo até o Arcanjo, que um dia começou por ser Átomo, em espetacular encadeamento que a nossa vã filosofia ainda não pode apreender! (Q.540 de O LE).
A Reencarnação, o Amor e a Justiça de Deus, como Dogma. (Q. 171 de O LE).
A influência dos Espíritos em nossa vida.
Apresenta-nos os mecanismos da mediunidade nos facilitando o intercâmbio com os nossos irmãos em um outro estágio de uma só Vida. Consolando-nos com a compreensão de ninguém morre e de que ninguém está ao desamparo, não havendo afastamento e desunião perpétuos, todos somos Irmãos!
Esflorando o Evangelho, mostra-nos as Moradas da Casa do Pai, que compõem o Universo. Ampliando o entendimento, sonda a nossa Casa-Mental, o nosso Mundo Intimo em que vivemos e laboramos, porque os reinos estão dentro de nós, individualidades, somos um Universo!
Então a Doutrina Espírita é o Farol da Humanidade. É um estágio superior do Pensamento.
Conquanto entenda e defenda a necessidade das seitas, filosofias e religiões, porque em todas encontramos o Pensamento Espírita O Qual é Forte por sua Filosofia e por seu apelo a Razão e ao Bom-senso e porque se baseia em Deus, na Alma e nas Penas e Recompensas Futuras; mostra que nenhuma Salva e que se apresentam todas “quais andadeiras que no início são necessárias à criança, mas que com o tempo atrapalha e atrofia”.
É um Pensamento que busca via Reforma Intima, o nível da Libertação!
Conscientiza-nos como Sacerdotes e Médicos de nós mesmos, buscando a condição de Ser Humano Integral! Com Saúde Integral, Espiritual...
Para tanto apresenta Jesus como Modelo e Guia para toda a Humanidade! (Q. 625 O LE).
Allan Kardec, querendo entender pedagogicamente a Humanidade para adequar o Pensamento perguntou aos Espíritos da Codificação sobre a classificação hierárquica dos espíritos; e estes apresentaram a partir do número 100 de O Livro dos Espíritos a escala Espírita,
que nos classifica, Espíritos que somos, em três ordens;
       A dos Espíritos Imperfeitos: Impuros, levianos, pseudo-sábios, neutros, batedores e perturbadores. Predominância da matéria, propensão para o mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as paixões más, que lhes são consequências...
       A dos Espíritos Bons: Benévolos, sábios, de sabedoria e superiores. Predominância do Espírito sobre a matéria...
       Os dos Espíritos Puros: Inteligência Superior e Moral absoluta!
       Então, é fácil perceber que gozam de real liberdade, de verdadeira Felicidade, de Saúde Espiritual, os de Primeira Ordem, pois que realizaram a Cura Real! São os espíritos Bem-Aventurados (Q. 170 de O LE). Que Têm um Sol dentro de Si! Que fazem a beleza da Vida! Que tem a faculdade de Servir e Amar incondicionalmente; fazendo o Bem pelo Bem. Existem para Amar!
       Então, têm a Saúde Integral, Total. A Saúde Espiritual!
Mas, então... Há curas dentro dos tratamentos médicos e mediúnicos, considerando o verdadeiro sentido da palavra cura?
       A mediunidade ou os médiuns de cura contribuem para a sedimentação da Doutrina Espírita?
       Respondeu Divaldo:
“Não creio na cura, realmente, no sentido do equilíbrio perfeito. A Organização Mundial de Saúde aceitava que a saúde é a falta de doença. Hoje, não mais.
       A saúde é o resultado de vários fatores – biológicos, sociológico, econômico, psicológico – que dão um quadro de um bem-estar. A este bem-estar é que chamamos saúde.... Posso estar aqui com saúde – aparente porque desconheço a doença que está dentro de mim.... Isto não é saúde! É ESTADO DE SAÚDE...
       A ciência medica consegue reparar órgãos desajustados.
       O mediunismo consegue reequilibrar o perispírito que fomenta um reajuste, mas, cura no sentido literal não há.
       Não poucas vezes, Jesus afirmou àqueles doentes que O buscavam:
‘Se quiseres, já que queres, concluindo: levanta-te e anda; vê; sê limpo’, conforme a enfermidade de que se faziam objetos.
       Naquele momento, o enfermo saia do campo vibratório de sombras, no qual se homiziava, a abria-se à energia vigorosa do Benfeitor Divino, que lhe alterava a área em desordem, restaurando-lhe a saúde.
       Jesus foi explícito: ‘Vá e não tornes a ERRAR para que te não aconteça algo pior...’. Isto é, não te desajustes!
       Para que alcance a cura há necessidade de uma dieta. Toda e qualquer doença nos impõe uma dieta, seja alimentar, seja comportamental, seja moral: ”
Dieta do pensamento:
       Observe-se o Pensamento, o seu teor preferencial, a fim de que irradie energias positivas, saudáveis.
       Desejar-se a saúde com fervor, não porque se queira libertar da doença pura e simplesmente. O ensejo de adquirir a saúde deve estar acompanhado de objetivos edificantes, que podem ser colimado, e não do interesse imediato pelos prazeres que se deseje fruir, descarregando ondas de energia negativa nos intrincados mecanismos perispirituais responsáveis. “O Pai não quer a destruição do fraudador, mas, da fraude; e quem defrauda a Lei deve recompor-se perante Ela’. Muitos se comprazem fazendo sua bandeira a sua enfermidade. Estado patológico-autopunitivo por consciência de culpa ou carência afetiva, auto-obsessão!
Dieta do comportamento:
       Otimismo, isto é, ter a certeza de Deus!
       Sintonizando em Deus através da Oração.
       Assim, o cultivo das ideias positivas favorece a identificação com as faixas vibratórias mais elevadas, produzindo a sintonia necessárias com os Fluidos Espirituais...
Dieta da Visualização:
       As ideias enobrecedoras, estimulantes de harmonia e produtividade; visualizar-se com saúde no futuro e programar-se em ação constituem fatores fundamentais para a autocura. A Mente é fonte criadora, o que pensamos é plasmado em torno de nossos passos.
       A irritação, a ansiedade, o inconformismo, o ciúme, a rebeldia, a atitude colérica, ou o desanimo. A Indignação diária a propósito de tudo.
       O Desejo.
       O caráter de permanência dado à Pessoas e Coisas, pensando que nunca irão terminar e passar. A Matéria é impermanente!
Esse caráter deve ser rejeitado, sempre que se insinuem nas paisagens mentais, por serem portadores de raios destruidores que atingem os fulcros celulares e os desarranjam, alterando-lhes o ritmo e a multiplicação.
Repouso: Mente em ação positiva, equilibrada está em repouso...! Repouso não é inercia!
A Vida Saudável, portanto, são os esforços concentrados para a manutenção dos equipamentos da maquinaria corporal, sob equilibrado comando do Espírito.
       A proposta da busca a Saúde Espiritual requer a canalização dos esforços de Reforma Íntima no sentido de desenvolver o Alo-Amor que ilumina em todas as direções!!!!
       Continua respondendo Divaldo ao Jornal da UNIMEA em Araçatuba-SP: “Quanto às Curas espirituais, hoje muito decantadas, elas são mais um ato de Caridade do que serviço doutrinário. Em dez curados, como ao tempo de Jesus, volta um... Amélia Rodrigues concluindo o livro Primícias do reino, numa linda história onde Jesus, chorando, explicou a Pedro: ‘Não venho remendar roupas velhas e gastas. VENHO ATUAR NAS CAUSAS’.
       ESTE O PAPEL DA DOUTRINA ESPÍRITA.
       Quantos se tornaram Espíritas com Arigó? Produz impacto, chama a atenção para o fenômeno, encanta, mas não PROVOCA O FENÔMENO-DOUTRINÁRIO. É lógico que devemos procurar auxílio de médicos ou de médiuns. Mas não adianta uma boa terapia sem uma dieta paralela de natureza moral. Se melhorarmos por dentro, as doenças de fora passarão... Deveremos ver nesses fenômenos um chamamento para a meditação em torno da sobrevivência da Alma, mas a divulgação da Doutrina é diferente. Uma noite com Chico Xavier, fenômeno dos mais notáveis, abala muito mais que mil e um espetáculos.
       A Doutrina Espírita tem a função de nossa RENOVAÇÃO ÍNTIMA, plena total”.
       Só tem Saúde Real, Integral-Espiritual, aqueles que adquiriram a Cura Real, OS PUROS ESPÍRITOS... Então REFORMA-ÍNTIMA. A Reforma Íntima proposta pelo Pensamento Espírita, através de uma conduta ético-comportamental que muda os condicionamentos psicológicos enseja a mudança dos guichês mentais para a Cura Real adquirindo a Saúde Integral.
       Portanto, mudar-se significa trabalhar interiormente o aspecto que se quer modificar:
Autodescoberta:
       Primeiro, o indivíduo se autodescobre, torna-se consciente do que se é, e do que não se é. Conhece os seus aspectos negativos da sua personalidade. Aprende a identificar quando está com raiva e a perceber que tem raiva – para, identifica e pensa.
Aceitação:
       Numa segunda fase, ele entende-se, SE ACEITA, que precisa mudar-se, regenerar-se. Passa então, a não reagir, mas a AGIR. É aí que começa a mudança. Aos poucos lentamente...
Sentir que há um Sol dentro de Si. ATITUDE de Felicidade! Este processo, é, como já dissemos lento e demorado.
       A Fé, a Vontade firme de renovar-se moralmente e integralmente, o Amor e a perseverança no Bem, é que vão determinar ou provocar a Cura.
       O Reino dos Céus está dentro de nós; por extensão o inferno também...
       Apresentamos uma Prece para a Reforma Íntima:
- EU TENHO UM SOL DENTRO DE MIM!
- EU VIVO PARA SERVIR!
- O BEM QUE FAZ BEM É O BEM QUE EU FAÇO!
- EU ME AMO!
- EU AMO!
Que levará a Cura Integral total Espiritual!
       A Cura espiritual segue-se a cura do corpo...
Assim, a Cura radical ou Integral, é a Cura da Causa das doença e dos seus efeitos, que somente é obtida com a mudança radical daqueles aspectos desencadeadores da doença ou seja com a renovação do indivíduo. Saúde Integra-Espiritual é a ausência de doença de qualquer espécie.
Assim, Almas queridas... “que buscais a cura para as vossas mazelas, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, é morrendo que se vive! Sejais abnegadas. Isto é Pensamento-Espírita!
       Buscais a Libertação? Pois bem, fora da Verdade não há Liberdade!
       Buscais a solução para os problemas do mundo? Pois bem, fora do Cristo não há solução!
       Buscais a salvação? Pois bem, fora da Caridade não há Salvação!
       Perguntais como proceder face a minha inferioridade?
       Basta de consciência de culpa! Buscai a consciência de Si mesma, através da Oração que Sente, da Meditação que Pensa, da Ação que Faz!”
       Então sejamos ESPÍRITAS... REFORMA ÍNTIMA!
Bibliografia:
Obra Plenitude de Divaldo/Joanna de Angellis, Ed. Arte e Cultura.
O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec. Ed. FEB.
Livro Fonte viva, Chico Xavier/Emmanuel, nº86. Ed. FEB.
Entrevista de Divaldo a coluna Espírita da UNIMEA, jornal da comarca de Araçatuba-SP, 12 jul 1982; publicada na RIE, pag. 187 em julho de 1983.
Espiritismo de A a Z (saúde e doença) Ed. FEB.






      




      

      




Nenhum comentário: