PENTATEUCO KARDEQUIANO
sexta-feira, junho 05, 2015
ESTUDO DA FILOSOFIA ESPÍRITA
INTRODUÇÃO
( ... ) A importância da Filosofia Espírita, além de facilitar a entrada de nossos conhecimentos nas esferas fora do mundo fenomênico, desdobra-se e ajuda-nos a mostrar ainda, o caminho racional da Reforma Íntima, confirmando ser desse modo, também, a base da Religião Espírita.
É através da Filosofa que penetramos nos tópicos e na consciência da natureza do Espírito. É ela que irá mostrar-nos quanto é séria, tem lógica e estrutura na natureza universal e quanto é desprovida do sobrenatural e da mística.
( ... ) A Filosofia Espírita abrange todos os caminhos que levam ao entendimento, o conheci-mento, à indagação, ao raciocínio, à dúvida, às perguntas etc. Além do que a Filosofia Espírita já se encontra na tradição filosófica, acompanhando, assim, os passos da evolução intelectual, os quais impulsionam o homem para o progresso; daí, surgiu a revelação da Doutrina.
O QUE É FILOSOFIA ?
( ... ) Hoje, em dia, ouvimos muita gente pronunciar a palavra Filosofia como, por exemplo: Filosofia de vida; ou um empresário dizer “a Filosofia de nossa empresa”, ou até no esporte, quando dizem “Filosofia de jogo” etc.
Nota-se, então, que a palavra Filosofia é usada no sentido de regra, ou ainda, num modo de se comportar. Hoje, ela perdeu o seu verdadeiro sentido.
( ... ) Todo homem tem uma Filosofia de vida subjacente às suas atitudes, perante o mundo e a vida.
Desse modo, num sentido vulgar e corrente na linguagem comum, a Filosofia é uma visão do mundo, uma concepção de vida que o homem adota para seu uso pessoal
Mas a Filosofia, como disciplina mental, é uma das mais antigas atividades humanas.
Antes dela, temos a Religião e a Arte. Esta remonta a uns “80 mil anos”, época em que datam talvez as primeiras pinturas das cavernas.
A Filosofia procedeu do mito, pois, para o homem adaptar-se ao meio, precisou conhecer os fenômenos e as coisas e dar explicações sobre ela, criando o mito.
Assim, o mito surgiu das necessidades conscientes e inconscientes que o homem teve de explicar seu meio, seus problemas desconhecidos. Depois da explicação, sentiu-se como que dono da situ-ação. Apossou-se, intelectualmente, do fato.
O mito, em suma, é o pensamento anterior à reflexão e à crítica. Nasceu de uma atitude primária diante das coisas, sem rigor racional e sem crítica pessoal
( ... ) Portanto, pode-se dizer que a Filosofia nasceu da cultura dos gregos, porque, foram eles que, por uma inclinação natural do Espírito e dentro de um complexo histórico-cultural, voltaram-se para o mistério do Ser, tentando compreendê-lo e começando por desviá-lo do mito.
Então, o anseio de conhecer algo, inerente à natureza do homem, conduziu ao pensamento filosófico, que é a forma mais nobre e profunda do pensamento humano.
A Filosofia quer saber as razões profundas e últimas de todos os seres; é o conhecimento das essências e dos valores. O conhecimento filosófico possui uma dimensão de profundidade e radicalidade que o distingue, essencialmente, do conhecimento científico. Não é tão-só conhecimento total, mas também conhecimento radical. Cuida conceber a totalidade do Ser, a partir dos seus últimos princípios e fundamentos.
A Filosofia apresenta-se, assim, como a Ciência dos fundamentos.
( ... ) A Filosofia é, também, a Ciência das normas e das leis gerais imanentes ao pensamento e o conhecimento, de onde procedem, por sua vez, das regras e das leis de todo pensamento e conheci-mento muito especiais.
No sentido etimológico a palavra Filosofia é formada de dois termos gregos:
filos ( amigo ) e sofia ( sabedoria )
O filósofo, como se entende da junção das duas palavras, seria não um detentor de todo o saber, mas um seu aficionado ou pretendente à sabedoria.
( ... ) Segundo Cícero, foi Pitágoras o criador do vocábulo FILOSOFIA. Quando o príncipe Leonte, comenta Cícero, perguntou a Pitágoras em que arte era versado, respondeu-lhe que em nenhuma. Era um filósofo, isto é, um estudioso e amigo da sabedoria: um filósofo.
A Filosofia é filha da razão, aparece no próprio pensamento racional.
( ... ) Então, o que distingue o pensamento filosófico? As questões formuladas pelos filósofos têm duas características peculiares: a Abstração e a preocupação com a Verdade.
A FILOSOFIA ESPÍRITA
A Filosofia Espírita apareceu com a Codificação da Doutrina sendo mais bem exposta no “O Livro dos Espíritos”.
Ela é uma filosofia revelada pelos Espíritos, diferenciando-se de todas as outras, como, por exemplo, das Filosofias de Kant, Espinosa, Descartes, Augusto Comte, Aristóteles etc., que são necessariamente influenciados pelas opiniões, tendências, preconceitos e sentimentos, como também pela época e lugar.
A Filosofia Espírita é impessoal, universal, escapa a maior parte dessas influências, diferenciando-se, também, das outras, porque ela não é uma escola filosófica ou um sistema filosófico.
( ... ) A Filosofia Espírita sintetiza em sua ampla dinâmica a conceituação de todas as conquis-tas reais da tradição filosófica, ao mesmo tempo em que inicia o novo ciclo dialético da nova civiliza-ção em perspectiva.
DIVISÃO DA FILOSOFIA ESPÍRITA
A Filosofia Espírita é extensa e se desdobra em diferentes aspectos. Podemos dividi-la em:
- Metafísica ( a palavra Metafísica surgiu no ano 70 a. C. com Andrônico de Rhodes que depois de organizar os Tratados das Ciências de Aristóteles, deparou-se com as especulações abstratas a respeito do Ser, do mundo etc., colocando-as sob o rótulo Metà Physiká, isto é, “além da física”.
As perspectivas metafísicas ou filosóficas são tentativas para afirmar tudo aquilo que não se pode dizer apoiado, apenas, nos dados das Ciências, ou seja, através da via empírica) – contém:
- Teologia ( Teoria de Deus)
- Ontologia ( Teoria do Ser)
- Cosmologia ( Teoria do universo)
- Antropologia ( Teoria do Homem)
- Axiologia ( Teoria dos Valores).... cabe a Sócrates o título de fundador da
Axiologia que cuida dos valores Mo-rais.
- Gnosiologia ( Teoria do Conhecimento).....como verdadeiro fundador da
Teoria do Conhecimento apresenta-se
Emmanuel Kant.
Antes de entrarmos no estudo destas divisões. Podemos comentar o problema do Conhecimento, sempre alvo de estudo, desde as primeiras indagações filosóficas. Na Filosofia Espírita, a Gnosiologia (Teoria do Conhecimento) é uma das questões importantes para o Conhecimento do Espírito, pois estuda a aquisição do conhecimento, desde que “compreendamos que a Mônada, síntese de Es-pírito e matéria, é uma unidade infinitesimal, sobre a qual se apóia toda a realidade, sendo o Espírito o princípio inteligente do Universo”. (Agonia das Religiões, de J.Herculano Pires).
A Axiologia (Teoria dos Valores) podemos dividi-la em Estética e Ética.
A Estética estuda os valores referentes ao Belo e às Artes, enquanto a Ética estuda os valores morais e a maneira conveniente de o homem se comportar.
Dentro da Metafísica, estudamos Deus na Teologia; a concepção de Deus dentro da Doutrina Espírita.
Na Ontologia, o problema do Ser e sua evolução, o Espírito encarnado e desencarnado.
Na Cosmologia, o Universo, a Criação e outros mundos.
Na Antropologia, o Ser encarnado e sua evolução no corpo físico, e as várias raças.
( Estudo da Filosofia Espírita - Jefferson José Bui )
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O espiritismo é a porta da esperança para um mundo melhor
( Humberto de Campos – espírito )
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