PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

segunda-feira, setembro 15, 2014

A Obsessão e o movimento Espírita.

Entendemos que os Irmãos nossos, ainda galvanizados no mal, têm uma trama estabelecida para obstaculizar o avanço do Consolador.
Programa denominado "as quatro legítimas verdades", zombando o código de Buda em relação ao Sofrimento: "as quatro Nobres Verdades".
A primeira legítima verdade: o Sexo. "O homem e' um animal sexual que se compraz no prazer. Deve ser estimulado ao máximo, até a exaustão, aproveitando-se lhe as tendências, e, quando ocorrer o cansaço, levá-lo aos abusos, as aberrações".
A segunda legítima verdade: o Narcisismo. "E' filho predileto do egoísmo e pai do orgulho, da vaidade, inerentes ao ser humano. Fomentar o campeonato da presunção nas modernas escolas do Espiritualismo, ensejando a fascinação, e' item de alta relevância para a queda desastrosa de quem deseja a preservação do ideal de crescimento e de libertação.
A terceira legítima verdade: o Poder. "Tem prevalência na natureza humana. Remanescente dos instintos agressivos, dominadores e arbitrários, ele se expressa de várias formas, sem disfarce ou escamoteado, explorando aqueles que se lhes submetem e desprezando-os ao mesmo tempo, pela subserviência de que se fazem objeto, e aos competidores indomáveis, detestando, por projetar-lhe a sombra. O Poder e' alçapão que não poupa quem que lhe caia na trampa".
Quarta legítima verdade: o Dinheiro. "Que compra vidas e escraviza almas, será outro excelente recurso decisivo. A ambição da riqueza, mesmo que mascaradas, supera falsa humildade, e o conforto amolenta o caráter, desestimulando os sacrifícios.... O dinheiro comprou coisas, pessoas e até o Reino dos Céus...".
"Quem poderá resistir a essas quatro? Quem resistir a uma ou mais de uma, tombara noutra ou em várias ao mesmo tempo".
Estratégia que sabemos vem dando certo na medida em que há a desatenção aos Postulados da Doutrina Espírita!
Meditando sobre que Estratégia teríamos para fazer frente a das Trevas, estudada na Obra A Obsessão e o movimento Espírita, Editora ebm 2010; compilação organizada por Alirio de Cerqueira Filho das mais importantes obras de Manoel Philomeno de Miranda, espírito, médium
DIVALDO P. Franco; socorremo-nos dos ensinamentos do III ENCONTRO ESTADUAL ESPÍRITA DO INTERIOR DO PARANÁ - Região Sul.
Divaldo coordenou um seminário abordando o tema: Novos Rumos para o Centro Espírita.
Reproduzimos algumas considerações trazidas pelo coordenador, do que seja um Centro Espírita e uma proposta de melhoria na sua atuação, sugerida pelo Espírito Joanna de Angellis:
"O CE e' um lugar de dignificação da criatura humana. O CE e' o lugar onde treinamos as virtudes básicas: a fé, a esperança, e a caridade".
Apresentou três verbos: ESPIRITIZAR, QUALIFICAR, HUMANIZAR.
-ESPIRITIZAR: o CE e' lugar de transformação moral do indivíduo, onde se viaja ao cerne do problema para arranca-lo. Na Casa Espírita pode-se abordar qualquer tema, a' Luz do Espiritismo. Fazer conotações espíritas. O CE tem que ser lugar de Doutrina Espírita. Dai o Centro
Espírita tem que ser espiritizado.
-QUALIFICAR: que pensar de um Literato que não entende nada de contabilidade, sendo o Tesoureiro de um Centro; de um indivíduo aplicando a terapia dos Passes, mas que, de maneira nenhuma se preparou para isso? Vamos ver no Atendimento Fraterno uma pessoa que tem muito bom coração mas não tem menor tato psicológico. O que e' qualificar? Pergunta DIVALDO. E' adquirir características essenciais, típicas das finalidades que vamos exercer na vida prática. Qualificar não e' elitizar e nem intelectualizar; e' equipar-se de recursos para fazer bem aquilo que gostaria de fazer. Evitar o aventureirismo.
- HUMANIZAR: Humanizar é fazer com que nós, de vez em quando, tornemos à nossa simplicidade, ao nosso bom humor, ao nosso lado humano. A vida nos impõe rotinas e, quando menos esperamos, estamos fazendo aquilo rotineiramente, sem emoção. Nós nos transformamos em máquinas. Então, humanizar é neste sentido. É esta proposta de voltarmos a ser gente. Não ficarmos nos considerando muito importantes. O Presidente do Centro, o dono do Centro, o super-médium, a pessoa mais formidável do século. Voltarmos às nossas origens. A simplicidade de coração, a afabilidade, a doçura (textos do Evangelho Segundo o Espiritismo), a cordialidade, o bom trato. Se o doente é insistente, se o pobre é impertinente, nós estamos ali porque queremos. Não foi o pobre que pediu para nós irmos lá. Nós é que nos oferecemos. Então temos a escusa de estarmos cansados, de estarmos irritados. “Eu também tenho problemas”. Então vá resolver seus problemas. Não os traga para a Casa Espírita.
E notem que esta tríade está perfeitamente de acordo com o pensamento kardequiano: trabalho, solidariedade e tolerância.
Qual é o trabalho? ESPIRITIZAR-SE. O trabalho de adquirir o conhecimento Espírita, de perseverar no estudo. Minha mãe era analfabeta. Eu lia para ela, estudava, comentava. Ela acompanhava. Aprendeu a Doutrina Espírita dentro dos seus limites.
Solidariedade. QUALIFICAR-SE, para servir melhor, para ser mais solidário.
Tolerância: ser mais HUMANO. Quando somos mais humanos, somos tolerantes.
E esta tríade não é propriamente de Allan Kardec. Ele a tirou de Pestalozzi, seu professor, que tinha como base educacional três palavras: trabalho, solidariedade e perseverança. Allan Kardec, que foi seu discípulo, tomou a tríade e adaptou-a, substituindo perseverança por tolerância.
Assim, o Centro Espírita é a nossa oficina. Quando nós entramos na Casa Espírita devemos sentir os eflúvios do amor, da fraternidade. Não é o lugar dos conflitos, das picuinhas, das nossas dificuldades, das nossas diferenças, que nós as temos, mas das nossas identidades, das nossas compreensões, do nosso esforço para sermos melhor.
Daí a nova proposta do Centro Espírita: voltar às bases do pensamento de Allan Kardec. Reviver o trabalho, a solidariedade e a tolerância. Sermos realmente irmãos.
Esta é a nossa família ampliada. Se entre aqueles com os quais compartimos ideias, que são perfeitamente consentâneas com as nossas, nós temos dificuldades de relacionamento, como é que iremos nos relacionar com o mundo agressivo, com a sociedade que não nos aceita, com aqueles que nos hostilizam, com aqueles que nos perseguem?
O Centro Espírita é o lugar onde nós treinamos as virtudes básicas: a fé, a esperança e a caridade”.

PARECER:
Toda reunião espírita deve pois, tender para a maior homogeneidade possível. Está entendido que falamos das em que se deseja chegar a resultados sérios e verdadeiramente úteis. (O LM, item 331, ed.2013).

IMPORTÂNCIA DA REUNIÃO MEDIUNICA

Faz-se imprescindível que toda Casa Espírita mantenha um trabalho de Desobsessão. [...] a sessão de Desobsessão é de muita importância, não só para os que estão obsedados, na alienação, como para aqueles que estão sob injunção de Entidades perversas e ainda não se deram conta...(DIVALDO Diálogo com dirigentes e trabalhadores espíritas, item 1.6, 1993).
O Espírito Vianna de Carvalho afirma que: A incorporação ou psicofonia dos Espíritos sofredores tem como meta socorre-los com misericórdia e amor, convidando-os à libertação das fixações físicas ou psíquicas que permanecem após a disjunção cadavérica. (DIVALDO Atualidade do pensamento espírita. Cap. 9, item 9.3, 1998).
Allan Kardec, O LM, item 254, 2013: [...] Os espíritos elevados só em nome de Deus lhes podem falar e isto os apavora. O homem, indubitavelmente, não dispõe de mais poder do que os Espíritos superiores, porém, sua linguagem se identifica melhor com a natureza daqueles outros e, ao verem o ascendente que o homem pode exercer sobre os Espíritos inferiores, melhor compreendem a solidariedade que existe entre o céu e a terra.
... a reunião de Desobsessão da aos que mourejam no plano físico a oportunidade de praticar a caridade sem saber a quem e devolver, sem dúvida, o que recebeu de outros encarnados antes e desencarnar. (Waldehir Bezerra de Almeida. A Complexidade da Prática Mediúnica, pg. 336).
Entendemos que uma Instituição Espírita deva ter um sistema de tratamento das obsessões, não somente grupo (s).
Apresentamos uma proposta de Serviço de Desobsessão:
a) EQUIPE:
- Recepcionista (s);
- Atendedor (res);
- Grupo (s) Mediúnico (s) de Desobsessão.
b) FLUXO:
A pessoa que chegar a Casa, pedindo ATENDIMENTO, será encaminhada pelo Recepcionista, vez que este já terá concluído existir síndrome obsessiva, após a RELAÇÃO DE AJUDA (RA), ao (a) ENTREVISTADOR (a) para Atendimento Fraterno.
No Atendimento Fraterno o (a) ASSISTIDO (a), será encaminhado (a), entre outras Orientações, a ASSISTÊNCIA- DESOBSESSIVA em data-hora-local estabelecida.
Ação do Grupo de Desobsessão: o (a) Diretor (a) orientará o assistido (a) para que na data e horário agendado compareça a CASA a fim de receber a devida ASSISTÊNCIA-DESOBSESSIVA; observe-se que a data-hora e local poderá ser a do dia em que esse compareceu pela vez primeira, em sendo aquela estabelecida pela Casa.
c) ASSISTÊNCIA DESOBSESSIVA:
Reuniões Mediúnicas em data-horário-local previstos e SEM A PRESENÇA DE ASSISTIDOS (AS).
Reunião com Assistidos (as) em local adequado para se ouvir e refletir exposições Evangélico Doutrinária/Públicas, com enfoque DESOBSESSIVO onde serão trabalhadas a problemática obsessiva e serão, também, enfatizadas as excelências do PERDÃO e da REFORMA INTIMA, bem como a importância das ações de Promoção do Ser!
Essa Reunião será no dia e horário da reunião mediúnica de Desobsessão, porém em local diferente, óbvio.
DESDOBRAMENTO (s) DA ASSISTÊNCIA-DESOBSESSIVA:
Retorno periódico para Entrevista com o (a) Dirigente da Desobsessão:
- Acompanhamento e Promoção do Ser: estudo; trabalho; integração.
COMENTÁRIOS
-Referentes ao Serviço de Recepção: Um dos componentes do Grupo para ficar disponível até 15min antes de iniciar a Reunião. Em princípio será o (a)Dirigente.
- Entenda-se que algumas Casas tem a figura do Porteiro que não deverá ser confundida com a Função de Recepcionista. O recepcionista poderá ser porteiro, mas o Porteiro não será RECEPCIONISTA!
-Referentes ao Atendimento Fraterno: O Coordenador do AF escalará um Atendedor Qualificado para ficar disponível até 15min antes de iniciar a Reunião. Ideal que seja um dos componentes do Grupo Mediúnico de Desobsessão.

Referentes ao Grupo Mediúnico de Desobsessão:
- terá o efetivo de tantos médiuns quanto comportar comodamente o espaço físico da Sala de reuniões mediunica. Somos de parecer que entre 6 e 8! O encarregado da exposição Evangélico Doutrinária, acima citada, será alguém do Grupo, que concluirá a exposição 15 min antes do início do Intercâmbio.

- Gerais: Os médiuns serão qualificados e com perfil para trabalhar em GRUPO ESPECIAL DE DESOBSESSAO.
- Os itens do perfil do médium de Desobsessão são aqueles consagrados pela Doutrina Espírita, com ênfase para Disponibilidade. Assiduidade. Sigilo. Vocação para o Estudo. Ação externa na Caridade!
- O tempo de duração das reuniões será de até 90min.
-Referentes a fase de preparação: haverá uma fase preliminar de implantação destinada a qualificação dos diversos Setores com o estudo de matérias pertinentes e providências administrativas. Muita Paz!

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