PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

quarta-feira, outubro 16, 2013

DESOBSESSÃO

INSTITUTO ESPÍRITA AMIGO GERMANO-DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA ESPIRITUAL-II SEMANA ESPÍRITA-OUTUBROS/2013
SEMINÁRIO DE OBSESSÃO-DESOBSESSÃO

DESOBSESSÃO

OBSESSÃO >> COARCTA
DESOBSESSÃO >> LIBERTA

ESSENCIAL PARA O ÊXITO
ACEITAÇÃO;
ADMITIR-SE QUE SEJA IMPOTENTE PERANTE O OBSESSORES;
ADMITIR UM PODER SUPERIOR QUE TUDO PODE;
QUERER! (Síntese dos doze passos dos Alcoolatras Anônimos)

DIETA COMPORTAMENTAL... “NÃO VENHO REMENDAR ROUPAS VELHAS E GASTAS VENHO ATUAR NAS CAUSAS”... ESTE O PAPEL DA DOUTRINA ESPÍRITA!!! QUE TEM A FUNÇÃO DE NOSSA RENOVAÇÃO ÍNTIMA, PLENA TOTAL!!

CURA-LIBERTAÇÃO

CURA: (EXTRAÍDO DA COLUNA ESPÍRITA DA UNIMEA, JORNAL DA COMARCA DE ARAÇATUBA-SP- 12 07 1982). PUBLICAÇÃO DA RIE, PG 187, JUL 1983.

-HÁ CURAS DENTRO DOS TRATAMENTOS MÉDICOS E MEDIÚNICOS, CONSIDERANDO O VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA CURA”? A MEDIUNIDADE OU OS MÉDIUNS DE CURA CONTRIBUI PARA A SEDIMENTAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA? RESPONDEU DIVALDO P. FRANCO:
NÃO CREIO NA CURA, REALMENTE, NO SENTIDO DO EQUILÍBRIO ORGÂNICO PERFEITO.
A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ACEITAVA QUE A SAÚDE É A FALTA DE DOENÇA. HOJE, NÃO MAIS. A SAÚDE É RESULTADO DE VÁRIOS FATORES – BIOLÓGICOS, SOCIOLÓGICO, ECONÔMICO, PSICOLÓGICO – QUE DÃO O QUADRO DE BEM ESTAR. A ESTE BEM ESTAR É QUE CHAMAMOS SAÚDE... POSSO ESTAR AQUI COM SAÚDE – APARENTE PORQUE DESCONHEÇO A DOENÇA QUE ESTÁ DENTRO DE MIM... ISTO NÃO É SAÚDE!
A CIÊNCIA MÉDICA CONSEGUE REPARAR ÓRGÃOS DESAJUSTADOS.
O MEDIUNISMO CONSEGUE REEQUILIBRAR O PERISPÍRITO QUE FOMENTA UM REAJUSTE, MAS, CURA NO SENTIDO LITERAL NÃO HÁ.
3. JESUS FOI EXPLÍCITO; VÁ E NÃO TORNES A PECAR PARA QUE TE NÃO ACONTEÇA ALGO PIOR... ISTO É, NÃO TE DESAJUSTES!
PARA QUE ALCANCE A CURA HÁ NECESSIDADE DE UMA DIETA.
TODA E QUALQUER DOENÇA NOS IMPÕE UMA DIETA, SEJA ALIMENTAR, SEJA COMPORTAMENTAL, SEJA MORAL. QUANTO ÀS CURAS ESPIRITUAIS, HOJE MUITO DECANTADAS, ELAS SÃO MAIS UM ATO DE CARIDADE DO QUE DE SERVIÇO DOUTRINÁRIO. EM CADA 10 (DEZ) CURADOS, COMO AO TEMPO DE JESUS, VOLTA UM...
AMÉLIA RODRIGUES CONCLUINDO O LIVRO PRIMÍCIAS DO REINO, NUMA LINDA HISTÓRIA ONDE JESUS, CHORANDO, EXPLICOU A PEDRO: NÃO VENHO REMENDAR ROUPAS VELHAS E GASTAS. VENHO ATUAR NAS CAUSAS.
ESTE O PAPEL DA DOUTRINA ESPÍRITA. QUANTOS SE TORNARAM ESPÍRITAS COM ARIGÓ? PRODUZ IMPACTO, CHAMA A ATENÇÃO PARA O FENÔMENO ENCANTA, MAS NÃO PROVOCA FENÔMENO-DOUTRINÁRIO.
É LÓGICO QUE DEVEMOS PROCURAR AUXÍLIO DE MÉDICO OU DE MÉDIUNS. NÃO ADIANTA UMA BOA TERAPIA SEM UMA DIETA PARALELA DE NATUREZA MORAL. SE MELHORARMOS POR DENTRO, AS DOENÇAS DE FORA PASSARÃO...
DEVEREMOS VER NESSES FENÔMENOS UM CHAMAMENTO PARA A MEDITAÇÃO EM TORNO DA SOBREVIVÊNCIA DA ALMA, MAS A DIVULGAÇÃO DA DOUTRINA É DIFERENTE.
UMA NOITE COM CHICO XAVIER, FENÔMENO DOS MAIS NOTÁVEIS, ABALA MUITO MAIS QUE 1001 ESPETÁCULOS.
A DOUTRINA ESPÍRITA TEM A FUNÇÃO DE NOSSA RENOVAÇÃO ÍNTIMA, PLENA TOTAL”.

É lento o despertar do Espírito...

OBJETIVO: REFLETIR
SUMÁRIO

O CENTRO ESPÍRITA

A DESOBSESSÃO NO CENTRO ESPÍRITA

COMO O OBSEDADO DEVE SE CONDUZIR DURANTE A ASSISTENCIA DESOBSESSIVA

DURAÇÃO DA ASSISTENCIA

COMO EVITAR A OBSESSÃO

A FAMÍLIA DO OBSEDADO


O CENTRO ESPÍRITA

FRATERNIDADE;

TRABALHO, SOLIDARIEDADE, TOLERÂNCIA”

FÉ, ESPERANÇA, CARIDADE;

O ASSISTIDO EM SUA CONDIÇÃO DE CIDADÃO, SUGEITO A DIREITOS, GOSTA DE ESTAR, SENTE-SE BEM EM ESTAR; COM SEU JEITO E SUAS MANEIRAS; ONDE SEJA RECEBIDO COMO É... DESVELAMENTO...

ACOLHIMENTO;

O CENTRO ESPÍRITA É DE JESUS


O CENTRO ESPÍRITA É A NOSSA OFICINA.
QUANDO NÓS ENTRAMOS NA CASA ESPÍRITA DEVEMOS SENTIR OS EFLÚVIOS DO AMOR, DA FRATERNIDADE.
NÃO É O LUGAR DOS CONFLITOS, DAS “PICUINHAS”, DAS NOSSAS DIFICULDADES, DAS NOSSAS DIFERENÇAS, QUE NÓS AS TEMOS, MAS DAS NOSSAS IDENTIDADES, DAS NOSSAS COMPREENSÕES, DO NOSSO ESFORÇO PARA SERMOS MELHOR.
DAÍ A NOVA PROPOSTA DO CENTRO ESPÍRITA: VOLTAR ÀS BASES DO PENSAMENTO DE ALLAN KARDEC. REVIVER O TRABALHO, A SOLIDARIEDADE E A TOLERÂNCIA.
SERMOS REALMENTE IRMÃOS. ESTA É A NOSSA FAMÍLIA AMPLIADA.
SE ENTRE AQUELES COM OS QUAIS COMPARTIMOS IDÉIAS, QUE SÃO PERFEITAMENTE CONSENTÂNEAS COM AS NOSSAS, NÓS TEMOS DIFICULDADES DE RELACIONAMENTO, COMO É QUE IREMOS NOS RELACIONAR COM O MUNDO AGRESSIVO, COM A SOCIEDADE QUE NÃO NOS ACEITA, COM AQUELES QUE NOS HOSTILIZAM, COM AQUELES QUE NOS PERSEGUEM?
O CENTRO ESPÍRITA É O LUGAR ONDE NÓS TREINAMOS AS VIRTUDES BÁSICAS: A FÉ, A ESPERANÇA E A CARIDADE. (DIVALDO PEREIRA FRANCO).

… O CENTRO ESPÍRITA, PORTANTO, DEVE SER UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA, EM QUE A FRATERNIDADE NÃO É APENAS UM IDEAL, MAS UM EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES.
MAIS DO QUE UMA CASA PRESTADORA DE SERVIÇOS, UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA, ONDE O ASSISTIDO, EM SUA CONDIÇÃO DE CIDADÃO, SUJEITO A DIREITOS, GOSTA DE ESTAR, SENTE-SE BEM EM ESTAR; ONDE SEJA RECEBIDO COMO É, COM SEU JEITO, COM SUAS CARACTERÍSTICAS, COM SUA FORMA DE FALAR, E ONDE POSSA ENCONTRAR QUEM SE DISPONHA A CONVERSAR COM ELE DE FORMA NATURAL, DE IRMÃO PARA IRMÃO, DANDO-LHE TEMPO PARA QUE CAMINHE DO PONTO EM QUE SE ENCONTRA, E, SE DESVELANDO, VÁ PERMITINDO ACESSO AO SEU CORAÇÃO E ACABE ABRINDO-SE, TAMBÉM, PARA O CORAÇÃO DO OUTRO...
DEVEMOS SER À SEMELHANÇA DO BOM SAMARITANO DA HISTÓRIA EVANGÉLICA.
CENTRO ESPÍRITA É O ESPAÇO QUE CENTRALIZA OS ESPÍRITAS E OS ESPÍRITOS-ESPÍRITAS PARA DESENVOLVEREM AÇÕES NA CARIDADE, ONDE SÃO ACOLHIDOS E ATENDIDOS TODOS OS ENCARNADOS E DESENCARNADOS SEJAM OU NÃO ESPÍRITAS.
É UM LOCAL DE CONVIVÊNCIA INTERPESSOAL, EM QUE SE CONSTROEM RELAÇÕES DE FRATERNIDADE, EM QUE SE CRESCE COMO PESSOA E SE APRENDE, COM A TROCA DE IDEIAS E EXPERIÊNCIAS, ATRAVÉS DO DIÁLOGO FRATERNAL; EM QUE O EXERCÍCIO NO BEM FAZ COM QUE SURJAM LIDERANÇAS INDISPENSÁVEIS.
O CENTRO ESPÍRITA É DE JESUS!

A DESOBSESSÃO NO CENTRO ESPÍRITA
DEPENDE DE TODOS;
ASCENDÊNCIA MORAL (O LE Nº274 (a))

FRENTES:

ATENDIMENTO AOS ENCARNADOS:

RELAÇÃO FRATERNAL DE AJUDA (RFA) >> TODOS, DO FUNCIONÁRIO (A) DA PORTARIA AO PRESIDENTE: CONTAR COM OS BONS ESPÍRITOS. >>”ESFORÇO PARA DOMAR..... INCLINÃÇÕES” (EV 17.4)

ATENDIMENTO FRATERNO >> PORTA DE ACESSO
SINTONIZAR – RESPONDER – PERSONALIZAR – ORIENTAR----ENVOLVE-SE – EXPLORA – COMPREENDE – AGE.; INICIO DE ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO COM DESACOPLAMENTO INICIAL DE PARASITAS EXPIRITUAIS E RENOVAÇÃO DAS PAISAGENS MENTAIS...
NÃO PROMETER CURAS... ORIENTAR PARA CONTINUAR COM O ATENDIMENTO MÉDICO E ESPECIALIZADO...
ORIENTAÇÃO ESPÍRITA – SEMPRE E BUSCAR A REFORMA ÍNTIMA

EXPOSIÇÃO DOUTRINÁRIA PÚBLICA>> ASSISTÊNCIA COLETIVA 'a outra plateia' >> REFORMA ÍNTIMA

PASSES >> RECURSOS FLUÍDICOS DE NATUREZA ELEVADA CONTRÁRIOS AOS FLUIDOS DO OBSESSOR; BEM COMO A ÁGUA FLUIDIFICADA...
VISANDO CORTAR AS LIGAÇÕES TELEPÁTICAS E MAGNÉTICAS COM O HÓSPEDE

PRECE >> ELEVAR O PADRÃO VIBRATÓRIO DO CLIENTE

PROMOÇÃO DO SER: ESTUDO – TRABALHO (CARIDADE) – INTEGRAR; JÁ EM ESTÁGIO MAIS ADIANTADO DA ASSISTENCIA DESOBSESSIVA OU ATÉ MESMO COMO FASE FINAL...

ATENDIMENTO AOS DESENCARNADOS:

O GRUPO DE DESOBSESSÃO É UM GRUPO ESPECIAL:
LIVRO DOS MÉDIUNS >> CAP 16 Nº197, BONS MÉDIUNS: SÉRIOS, MODESTOS, DEVOTADOS; SEGUROS... a mais preciosa qualidade A DE MÉDIUM SEGURO (Sócrates/Espírito). CARIDADE.

EQUIPE: COM ASCENDÊNCIA MORAL IRRESISTÍVEL (O LE274 a)
RECONHECE-SE O VERDADEIRO ESPÍRITA PELA SUA TRANSFORMAÇÃO MORAL E PELOS ESFORÇOS QUE FAZ PARE A DOMINAR SUAS MÁS INCLINAÇÕES” (EV CAP 17.4)

DE PESSOAS:
DISCIPLINA.... PONTUALIDADE – ASSIDUIDADE – VIVÊNCIA NA CARIDADE (que visitem hospitais, presídios, leprosários... etc.
TOTALMENTE EMPENHADAS NO TRABALHO;
BASES SOLIDAS; ESTUDO
SEM IMPEDIMENTOS SOCIAL;
HARMONIA;
FRATERNIDADE - AMOR

CONSTITUIÇÃO 08 14 20 (no caso especifico oito médiuns seria o ideal)
DIRIGENTE – MÉDIUNS PSICOFÔNICOS – ESCLARECEDORES - PASSISTAS

DA REUNIÃO MEDIÚNICA EM LOCAL RESERVADO para criar e manter a PSIOCOSFERA SAUDÁVEL (regular e sem a presença do Cliente)
PARA:
DISPONIBILIZAR A RECEBER O OBSESSOR E ESCLARECE-LO PARA O PERDÃO, BEM E A MORALIZAÇÃO; ELIMINAR OS FLUIDOS MALSÃOS QUE O ENVOLVEM (EV 28.81); MUDAR O INTERCÂMBIO...

NAS REUNIÕES MEDIÚNICAS O QUE ACONTECE:
. INFLUÊNCIA ANIMICA;
DILUIÇÃO DOS FLUIDOS DELETÉRIOS E OU MALSÃOS;
AFASTAMENTO; DESACOPLAMENTO;
MOMENTOS DE LUCIDEZ, POSSIBILITANDO A REPROGRAMAÇÃO...

BONS EXEMPLOS DO ESCLARECEDOR ! (e todos mais...)

Pergunta: POR QUE MOTIVO A DOUTRINAÇÃO E A EVANGELIZAÇÃO NAS REUNIÕES ESPIRITISTAS BENEFICIAM IGUALMENTE OS DESENCARNADOS, SE A ESTES SERIA MAIS JUSTO O APROVEITAMENTO DAS LIÇÕES RECEBIDAS NO PLANO ESPIRITUAL?

R: “GRANDE NÚMERO DE ALMAS DESENCARNADAS NAS ILUSÕES DA VIDA FÍSICA, GUARDADAS QUASE QUE INTEGRALMENTE NO ÍNTIMO, CONSERVAM-SE, POR ALGUM TEMPO, INCAPAZES DE APREENDER AS VIBRAÇÕES DO PLANO ESPIRITUAL SUPERIOR, SENDO CONDUZIDAS POR SEUS GUIAS E AMIGOS REDIMIDOS ÀS REUNIÕES FRATERNAS DO ESPIRITISMO EVANGÉLICO, ONDE, SOB AS VISTAS AMORÁVEIS DESSES MESMOS MENTORES DO PLANO INVISÍVEL, SE PROCESSAM OS DISPOSITIVOS DA LEI DE COOPERAÇÃO E BENEFÍCIOS MÚTUOS QUE REGE OS FENÔMENOS DA VIDA NOS DOIS PLANOS” (Q.378 O Consolador).

COMO O OBSEDADO DEVE SE CONDUZIR DURANTE A ASSISTÊNCIA DESOBSESSIVA
RECUPERAR A (O):

RELIGIOSIDADE
PRECE
EXERCÍCIO DO PERDÃO
PROMOÇÃO DO SER
O contributo da Família é assaz necessário!!!

DURAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DESOBSESSIVA
considerandos:
... ATÉ QUANDO ESTAREI ENTRE VOS... ESTA CASTA NÃO PODE SAIR SENÃO POR MEIO DE ORAÇÃO E MUITO JEJUM” (JE-MC: 9-27 a 29).

PERDOAR: “DEUS NÃO CONSENTE ÀQUELE QUE PERDOOU SOFRA A VINGANÇA...(EV. CAP 10).

AMAI AOS VOSSOS INIMIGOS NÃO HÁ CORAÇÃO TÃO PERVERSO QUE NÃO SE MOSTRE SENSÍVEL AO BOM PROCEDER... (EV CAP.12).
...AMOR ESSÊNCIA DIVINA E TODOS VÓS , DO PRIMEIRO AO ÚLTIMO, TENDES NO FUNDO DO CORAÇÃO.... O SER HUMANO POR MAIS ABJETO, VIL E CRIMINOSO, QUE SEJA, VOTA A UM ENTE OU A UM OBJETO QUALQUER VIVA E ARDENTE AFEIÇÃO.... (LEI DO AMOR EV CAP 11.9)

FILHO PRÓDIGO....

É LENTO O DESPERTAR DO ESPÍRITO... LÁZARO...

COMO EVITAR A OBSESSÃO-DESOBSESSÃO

O LE QUESTÃO: 919 a): Espírito AGOSTINHO
CONSCIÊNCIA DE SI... TUDO ME É LICITO MAS NEM TUDO ME EDIFICA...

UMA VEZ OBTIDO O ÊXITO NA ASSISTÊNCIA DESOBSESSIVA, COMO SE MANTER LIVRE DA OBSESSÃO?

Construindo a outra FACE; REFORMA ÍNTIMA!!!
ATENÇÃO O COARCTADOR NÃO TRANSFORMADO AINDA, RETORNA E “ENCONTRANDO A CASA LIMPA, AREADA, COM JANELAS ABERTAS” ENTRA E SE INSTALA COM MAIS SETE PERSEGUIDORES (LC: 11)

A FAMILIA DO OBSEDADE

AJUDA-LO A RECUPERAR A RELIGIOSIDADE – PRECE – PERDOAR – PROMOVER-SE! PACIÊNCIA – NÃO CULPAR AO OBSESSOR- NÃO TER REPULSA
EVANGELHO NO LAR (ORIENTAÇÃO)

RESPONSABILIDADE DO SETOR DE ASSISTÊNCIA A FAMÍLIA (SAFA): Evangelho no Lar!
SAFA

ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO "O EVANGELHO NO LAR"

1º) Escolher um dia e uma hora da semana em que seja possível a presença de todos os elementos da família, ou da maior parte deles. Observar, rigorosamente, esse dia e essa hora da reunião, para facilitar a assistência espiritual.
2º) Iniciar a reunião com uma LEITURA E prece, simples e espontânea, em que, mais que as palavras, tenham valor os sentimentos, não devendo, portanto, ser decoradas.
3º) Fazer a leitura, metódica e seqüente, de "O Evangelho Segundo o Espiritismo".
4º) Fazer comentários breves sobre o trecho lido, buscando sempre a essência dos sentimentos de Jesus, para a sua aplicação na vida diária. A reunião poderá ser dirigida pelo chefe da casa, ou pela pessoa que tiver maiores conhecimentos doutrinária, a qual deverá incentivar a participação de todos os presentes, colocando as lições ao alcance dos de menor compreensão. Conversar sobre fatos momentosos e responder questionamentos...
5º) Fazer vibrações pelo lar onde o Evangelho está sendo estudado, para os presentes, seus parentes e amigos.
16.
6º) Relembrar sempre que é dever de todos os que procuram viver o Evangelho, concorrer, sem esmorecimento:
  1. para a Paz da terra;
  2. para a implantação e a vivencia do Evangelho em todos os lares;
  3. para o entendimento fraternal entre todas as Religiões;
  4. para a cura ou melhoria de todos os enfermos, do corpo ou da alma, minimizando seus sofrimentos e suas vicissitudes;
  5. para o incentivo dos trabalhadores do bem e da Verdade;
7º) Fazer a prece de encerramento.

O LENTO DESPERTAR DO ESPÍRITO
RESSURREIÇÃO DE LÁZARO (Jô:1-46)
(DURANTE A PALESTRA)
O Evangelho trata do LENTO DESPERTAR DO ESPÍRITO apresentando as três fases proferidas por Jesus, nas quais encontramos preciosas e instrutivas conclusões ligadas ao complexo problema do despertamento espiritual do ser humano.
Verifica-se que a pessoa ADORMECIDA OU MORTA para a VERDADE TRANSCENDENTE terá como Lázaro de:
1. ACORDAR;
  1. ERGUER-SE; E,
  2. CAMINHAR SOB INFLUENCIA DE FATORES SUTIS E VARIADOS.
    Existem fatores que dependem, inclusive, da interferência DIRETA OU INDIRETA DE TERCEIROS. O DESPERTAMENTO é gradativo, de acordo com as Leis que regem a EVOLUÇÃO. Ninguém se ERGUE de um momento para o outro do túmulo da ignorância para o santuário do conhecimento. Ninguém dá um salto da cova do egoísmo para a catedral da abnegação. Ninguém após LEVANTAR-SE, conseguirá DESENFAIXAR-SE, sem o concurso de amigos e benfeitores.

JESUS ATENDENDO PRONUNCIA AS TRÊS FRASES que indicam o lento despertar do Espírito para as belezas da imortalidade:

1. TIRAI A PEDRA (JO. 11: 39). FASE DOS AJUDADORES.

Entre Jesus e o morto havia uma pedra; entre a claridade e a sombra, uma pedra; a vida e a morte. Fora a Natureza em festa, dentro a escuridão e a INÉRCIA. Lázaro separado da Vida e mergulhado na Morte, não podia ouvir de Jesus a palavra renovadora! Não tinha ouvidos para captar a ordem que, mais tarde, quando o obstáculo fosse removido por terceiros o Senhor lhe daria.
Lázaro não tinha olhos de ver e ouvidos de ouvir nem sentidos de perceber a realidade que o procurava. Era indispensável o concurso de terceiros que ali se encontravam conforme narra o evangelho. Apelou Jesus para a cooperação dos seus amigos: TIRAI A PEDRA: TIRAI O ENTULHO MENTAL QUE IMPEDE A VISÃO DOS MAGNÍFICOS PANORAMAS DA VIDA IMORTAL. Não indagou deles quanto a sua cultura, nem quanto aos seus sentimentos, se judeus, romanos, rabinos, pescadores, senhores ou escravos; valorizou-os com A OPORTUNIDADE DE TRABALHO... ENSEJANDO-LHES A EVOLUÇÃO PELA LEI DO AMOR!
Os amigos do morto retiraram a pedra sob a inspiração de Jesus e A CLARIDADE DO SOL QUE DESCAMBAVA PENETROU, COMO UMA RÉSTIA DE ESPERANÇA, NO FUNDO DA CAVERNA ONDE TINHAM POSTO LAZARO O AMIGO DO SENHOR...
MORTO É QUEM ESTA INSENSÍVEL PARA A VERDADE, PARA O ESPLENDOR DA VIDA ESPIRITUAL, GLORIOSA, A PALAVRA DO MESTRE NÃO CONSEGUE ECOAR EM SEU UNIVERSO ÍNTIMO, TORNANDO-SE IMPRESCINDÍVEL QUE OUTRAS PESSOAS AJUDEM.
São mãos que tanto podem ser do plano espiritual como do físico onde estagiamos, mediante convivência nobre e educativa, salutar. São Cirineus de nossa caminhada: Kardec, Emmanuel, André Luis, Leon Denis, Bezerra de Menezes, Chico Xavier, Divaldo Franco..., que afastam as pedras de nossa sepultura espiritual, com a Mensagem renovadora do Cristo!

2. LÁZARO, SAI PARA FORA (JO. 11: 43). FASE DA CLARIFICAÇÃO, CONTATO VISUAL.

Ao contato visual fala-lhe diretamente sem reticências. NO ATO DE TIRAR A PEDRA JESUS ESTAVA COM LÁZARO, MAS LÁZARO NÃO ESTAVA COM JESUS.
Agora suave claridade invade o sepulcro, Lázaro já pode ouvir a voz do Mestre: LÁZARO. SAI.

E o Defunto saiu... É A VIDA TRIUNFANTE QUE RESSURGE IMORTAL, PONDERA EMMANUEL.

RETIRADA A PEDRA DO EGOÍSMO DO SARCÓFAGO DE NOSSOS ENGANOS MILENARES JÁ PODEMOS OUVIR MEIO CONFUSOS A MANEIRA DE UMA SINFONIA LONGÍNQUA, O VERBO AMOROSO DO SENHOR JESUS-CRISTO, CONVOCANDO-NOS A LUZ, A VERDADE, À VIDA. VACILANTES INDECISOS SEMIDESPERTOS FITAMOS A AMPLIDÃO DOS CÉUS INFINITOS. CLAUDICANTE CABEÇA EM VÁCUO, ATÔNITOS  JÁ COMEÇAMOS SENTIR NO TEMPLO DE NOSSO ESPÍRITO A PRESENÇA AUGUSTA E MISERICORDIOSA DO MESTRE. FAIXAS MENTAIS NOS IDENTIFICAM COM A MORTE, MAS JÁ ESTAMOS ERGUIDOS.

3. DESLIGAI-O E DEIXAI-O IR. (JO. 11: 44).

Estamos do lado de fora ao SOL DO EVANGELHO. Cabeça, mãos e pés atados. A pedra foi tirada. Já saímos do sepulcro. NÃO APENAS DORMIAMOS, MAS ESTAVAMOS MORTOS PARA AS REALIDADES DO ESPÍRITO, DA VIDA MAIS ALTA.
Amigos que estiveram conosco na morte, no sono e no despertamento acorrem de novo pressurosos PARA DESLIGAREM, NOS DESATAREM PARA DARMOS OS PASSOS DECISIVOS PARA FRENTE E PARA O ALTO, PARA A SABEDORIA PARA O CONHECIMENTO PARA A BONDADE, PARA O AMOR... Orgulho, inveja, ódio, velhas faixas que nos conservavam imantados à sepultura de nossas ilusões...

NÃO BASTA SEJA RETIRADA A PEDRA. NÃO BASTA A REPERCUSSÃO NA ACÚSTICA DE NOSSA CONSCIÊNCIA DA ORDEM DO SENHOR COMPELINDO-NOS A LEVANTAR E A VIR PARA FORA. NÃO BASTA NOS DESLIGUEM, NOS DESENFAIXEM. TEMOS IMPRESCINDIVELMENTE QUE MARCHAR CONSCIENTES E ESCLARECIDOS NA DIREÇÃO DA IMORTALIDADE.
IMPERIOSO QUE JÁ RECONHEÇAMOS COM EMMANUEL QUE: “TODA A REAÇÃO SUBSTANCIAL PROCEDE DO INTERIOR PARA O EXTERIOR”. (Fonte: Obra Estudando o Evangelho de Martins Peralva. Ed FEB). (Responsável pela exposição durante o Seminário: Halvei.).

Nenhum comentário: