“A
FRATERNIDADE PURA É O MAIS SUBLIME DOS SISTEMAS DE RELAÇÕES ENTRE
AS ALMAS”
(Pão Nosso-Emmanuel – Cap.141).
Fomos
convidados para Facilitar e Coordenar quatro encontros de
Atendimento-fraterno no Instituto Espírita Amigo Germano-Porto
Alegre-RS, nos meses de Julho e Agosto do corrente Ano.
No
IºEncontro pedimos a todos e a cada um de per sí que elaborassem o
seu conceito de Atendimento-fraterno.
Em
seguida apresentamos a constituição de uma Equipe e enfatizamos que
o Atendimento inicia no Portal da “Casa Espírita”, com a
Recepção e Acolhimento continuando nas Entrevistas, por nós
nominada de Atendimento ou Ajuda.
Em
um primeiro momento apresentamos técnicas de Relação de Ajuda (RA)
após, para fechar, expusemos um Modelo de Atendimento-fraterno à
Luz da Doutrina Espírita. Diríamos que a RA ainda não é
Atendimento-fraterno, embora seja estabelecida com fraternidade todos
os diálogos. Todavia, Atendimento-fraterno, através do
diálogo-fraterno seja Relação de Ajuda. Tem-se obtido excelentes
Respostas o fato de se conjugar as duas técnicas.
Destacamos
enfaticamente que Atendimento-fraterno constitui-se de
ESCLARECIMENTO, CONSOLO E ORIENTAÇÃO. Sendo a RA constituída de:
SINTONIA QUE ACOLHE, OBSERVA, NUTRE E OUVE; RESPOSTAS que refletem,
clarificam, e constroem imagens poderosas; PERSONALIZAÇÃO que chama
a responsabilidade, o Ajudado; e, ORIENTAÇÃO facilitando a decisão
por parte do atendido, tornando o Ajudado Pessoa-gostável.
Evidenciamos
que as AÇÕES de ESCLARECER, CONSOLAR e ORIENTAR estão íncitas em
qualquer das Dimensões do Atendente, seja a responsiva ou a
iniciativa.
Além
dos conteúdos fundamentados na bibliografia a seguir, colocamos nas
entrelinhas das Exposições nossa vivência nos atendimentos na
CEO-Central de Paz e Otimismo, Brasilia-DF e CVV- Porto Alegre-RS e
principalmente nossas experiências Espiritistas! A propósito,
pensamos que devamos passar as nossas vivências a todos e
principalmente buscar absorver as dos Confrades e Confreiras a fim de
que nossa Evolução Intelecto-moral seja mais rápida e sólida!
Muito
faltou para qualificarmo-nos melhor com as Técnicas de Ajuda e
Atendimento-fraterno, pensamos! Porém que fale a voz do Afeto que
abre as Portas ao Amor! Muita Paz de
Jesus,
o
Melhor
Atendedor Fraterno!
BIBLIOGRAFIA
http://bvespirita.com/Livros-Menu.html;
tratando
do:
Atendimento Fraterno
PROJETO
MANOEL
P. DE
MIRANDA;
Atendimento
Fraterno, opúsculo
da FERGS;
Construindo
a Relação
de Ajuda,
ed. Crescer
da Dra
Clara Feldman
e Dr
Márcio Lúcio
de Miranda;
Tornar-se
Pessoa, Dr
Carl.R. Rogers,
ed. Martins
Fontes-SP;
RELAÇÕES
HUMANAS INTERPESSOAIS
(Nas convivências
grupais e
comunitárias) Silvino
José Fritzen
(Ir Amadeu
Egydio) editora Vozes 11ªEdição.
Curso
de Preparação de Plantonista-CPP- da CEO-Central de Paz e Otimismo;
Curso
de Preparação de Voluntários-CPV- do CVV.
Observação:
Necessária a leitura e o estudo de todas: As Obras de Allan Kardec;
As Obras do Espírito Manoel Philomeno de Miranda; As Obras que
tratam de Obsessão e Desobsessão Psicografadas por Divaldo P.
Franco; As Obras da série Psicológica de Joanna de Ângellis pela
Psicografia de Divaldo P. Franco; As Obras que compõem a Vida no
Mundo Espiritual de Chico Xavier/André Luiz. Também, Construindo a
Relação de Ajuda da Dra Clara Feldmann; Tornar-se Pessoa do Dr Carl
R. Rogers, etc. Principalmente: ESDE-Estudo Sistematizado da Doutrina
Espírita; ESE-Estudo Sistematizado do Evangelho Segundo o
Espiritismo, EADE-Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita.
O
Melhor Atendedor é Jesus! Que Aplica a Terapia do Amor
Incondicional! Muita Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário