PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

domingo, junho 23, 2013

PALESTRA

Estamos todos nós aqui, quando poderíamos, perfeitamente, estar ou em nossas residências ou em algum lazer... mas estamos aqui...
Como vedes não temos paramentos, não existem símbolos e estátuas. Nossos gestos não significam atitudes de exteriorização para adoração da Divindade. Vigiamos para não cairmos em posturas de santarrões e quando tal acontece é por invigilância, influência e atavismos. Possuímos os mais variados graus de cultura. No Movimento Espírita não temos hierarquia sacerdotal; a nossa é moral. Buscamos, com base no esforço pela reforma-íntima, estabelecer, com um mínimo de erro, um encadeamento “ético-comportamental”, sem apego!
O Espiritismo, na concreção do Consolador prometido por Jesus, revivência o Cristianismo primitivo. É Cristão. “No Cristianismo encontramos todas as verdades. São de origem humana os erros que nele se enraizaram”(Evangelho Segundo o Espiritismo nº5-cap VI).
No Espiritismo, terceira revelação para a humanidade, temos a explicação dessas Verdades, através dos fenômenos que O ensejou. Tendo sido, hoje, os fenômenos, suplantados pelo Pensamento-doutrinário.
A Doutrina Espírita nos mostra:
Deus, a Causa Cáusica do Universo, a Inteligência suprema. Aquele que Crea, enquanto o homem cria.
De onde viemos; para onde vamos; para que estamos encarnados, explicando os problemas do Ser, do Destino e da Dor!
A pre-existência da Alma, que transitando pela vida, desde o princípio inteligente, antes deste, do “Átomo-Primitivo até o Arcanjo, que um dia começou por ser átomo”, em espetacular encadeamento que nossa vã filosofia ainda não pode apreender (vide questão 540 de O Livro dos Espíritos).
O Amor e a justiça de Deus, com o dogma da reencarnação. (vide a questão 171 de O Livro dos Espíritos).
A Humanidade desencarnada, os Espíritos.
A influência dos Espíritos em nossa vida.
Apresenta-nos os mecanismos da mediunidade nos facilitando o intercâmbio com os nossos irmãos em um outro estágio de uma só Vida. Consola-nos com a compreensão de que ninguém morre e de que ninguém está ao desamparo, não havendo afastamento e desunião perpétuas, todos somos Irmãos!
Esflorando o Evangelho, mostra-nos as Moradas da Casa do Pai, que compõem o Universo. Ampliando o entendimento sonda a nossa casa-mental, o nosso Mundo-Intimo em que vivemos e laboramos, porque os reinos estão dentro de nós, individualidades, somos um universo!
Então a Doutrina Espírita é o Farol da Humanidade. É um estágio superior do Pensamento.
Conquanto entenda e defenda a necessidade das seitas, filosofias e religiões, porque em todas encontramos o Pensamento Espírita que se baseia em Deus, na Alma e nas Penas e Recompensas futuras; mostra que nenhuma Salva e que se apresentam todas “quais andadeiras que no início são necessárias à criança, mas que o com o tempo atrapalha e atrofia”.
Pensamento que busca via Reforma-Íntima, o nível da libertação.
Conscientiza-nos como Sacerdotes e Médicos de nós mesmos buscando a condição de Homem-Integral. Para tanto apresenta como Modelo e Guia Jesus (vide questão 625 de O Livro dos Espíritos), exemplo de Plenitude que todos devemos almejar.
“Almas-queridas que buscais a cura para as vossas mazelas, é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, é morrendo que se vive! Sejais abnegas. Isto é Pensamento-Espírita”.
“Buscais a libertação? Pois bem, fora da Verdade não há Liberdade!
Buscais a solução para os problemas do mundo? Pois bem, fora do Cristo não há solução!
Buscais a salvação? Pois bem, fora da Caridade não há Salvação!
Perguntais: 'Como proceder face a minha inferioridade?' Basta de consciência de culpa! Buscai a consciência de Si mesmo através da Oração que Sente, da Meditação que Pensa, da Ação que Faz!” (Mensagem)
Então Vejamos somente o lado bom de tudo e de todos. Embora nos sangrem os pés aos acúleos da estrada caminhemos portando a lâmpada da Caridade para conosco, para com os nossos, para com o Próximo!



Nenhum comentário: