PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

quarta-feira, janeiro 18, 2012

EVOLUÇÃO

O Espiritismo é profundo... Profundo... Assim falava-me uma Alma querida, Seu Geraldo, mineiro da gema a quem devo muito, principalmente a capacidade de percepção quando estou na tarefa do Passe.
Mais se confirma esta assertiva quando tratamos da Evolução através dos reinos. No capítulo XI da segunda parte de O Livro dos Espíritos, que trata dos Três Reinos, Kardec aborda e os Espíritos da Codificação respondem a várias questões que nos estimulam a perquirição.
A divisão em reinos, classes, graus é didática para o nosso entendimento.
Kardec inicia com os minerais, seguindo-se as plantas; após trata dos animais e por fim do homem.
Vejamos o comentário da resposta à questão 585 “Esses quatro graus apresentam, com efeito, caracteres determinados, muito embora pareçam confundir-se nos seus limites extremos. A matéria inerte, que constitui o reino mineral, só tem em si uma força mecânica. As plantas, ainda que compostas de matéria inerte são dotadas de vitalidade. Os animais, também compostos de matéria inerte e igualmente também dotados de vitalidade, possuem além disso, uma espécie de inteligência instintiva, limitada, e a consciência de sua existência e de suas individualidades. O Homem tendo tudo o que há nas plantas e nos animais, domina todas as outras classes por uma inteligência especial, definida, que lhe dá a consciência de seu futuro, a percepção das coisas extra materiais e o conhecimento de Deus”.
No átomo-primitivo iniciamos a nossa caminhada, onde a simplicidade e a ignorância eram o nosso perfil. Estamos aprendendo a ordenar e dirigir as coisas do mundo material e posteriormente dirigiremos as coisas do Mundo Moral (Questão 540 OLE). Então passamos por um período ante-humano; questão 607 de O Livro dos Espíritos, com seus desdobramentos.

Nenhum comentário: