PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

segunda-feira, agosto 13, 2007

CHICO E O CORPO

Eu sempre dispus de um companheiro que me auxiliou nos momentos difíceis da vida. Ele estava sempre pronto a me auxiliar , a me estender as mãos... Eu estou espiritualmente na melhor saúde e no meu melhor bom-humor possível, conquanto a minha indigência. Mas esse amigo mudou bastante e eu tive de levá-lo ao médico. Tive de fazer exames e os exames vieram com algum comprometimento... Se eu quero sentar ele quer a cama, se eu me levanto, ele quer sentar; se quero ir a algum lugar ele tem dificuldade em me acompanhar... Esse amigo já ultraassou os 70 janeiros... Ele quer a cadeira de balanço... E eu lutando com esse amigo. Não tenho podido estar com os meus amigos, como eu queria. Estou pedindo tolerância, perdão, paciência e bondade a todos, porque esse amigo está na condição de um obsessor pacífico ou amigo alterado. Esse amigo alterado é o meu corpo...
Eu estou muito bem, mas o meu corpo tem me trazido tantos requerimentos, tantos como se eu estivesse trabalhando no Ministério do Trabalho. Lembro-me de uma narrativa... “ Um homem que numa guerra estava montando um jumentinho. Ele esporeou o jumento e disse: - Você faça o favor de andar mais depressa, porque assim eu vou ganhar do General Fulano, com uma vantagem muito grande... Então, o jumentinho perguntou: - Sr. General, se o senhor ganhar a guerra eu vou deixar de ser jumento ? – Não – respondeu o homem – você vai ser jumento a vida inteira...”
Enquanto sorríamos, apreciando a psicologia do ensinamento, Chico arrematou dizendo que é como se ouvisse o corpo a lhe perguntar: - Se você andar depressa com essas mensagens, eu vou deixar de ir à Terra ?
E concluiu, alegre: “ Um patrício foi a Roma, um dia desses, levar um jerico que ninguém quis... Eu estou atrás de um jerico e não acho...”

( Chico Xavier, à sombra do abacateiro - Carlos A . Baccelli )

Nenhum comentário: