PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

segunda-feira, julho 31, 2006

MEDIUNIDADE CAPTATIVA E RECEPTIVA - DR. JORGE ANDRÉA DOS SANTOS

MEDIUNIDADE CAPTATIVA

Com as suas vivências e pesquisas, diante de uma incontestável mediunidade intuitiva, que podemos nomear de método captativo, chegou ( Jung ) a ponto de confessar que“inconsciente” e “país de mortos” são sinônimos. ( Ref. 11, p. 40 )
A mediunidade captativa, como o nome está a dizer, é a fenomenologia psíquica na qual o sensível ou médium, nas suas projeções de ondas mentais, consegue atingir campos espirituais mais desenvolvidos do que o seu e, de lá, retirar idéias-imagens, símbolos ou mesmo grupo de pensamentos. Tudo isso por uma questão de sintonia, que poderá canalizar-se até o médium pelas suas próprias correntes emissoras de pensamento, inserindo-se, mais comumente, na zona inconsciente. ( Ref. 12, p. 117 )
Assim chamamos de mediunidade captativa quando existe uma captação, uma busca, tal qual acontece com a variedade intuitiva. Por captação, o fenômeno desponta na percepção do médium como se fora uma inspiração. ( Ref. 16, p. 126 )
No segundo caso, onde o médium exerceria, pela sua vontade, uma espécie de procura sobre as condições de seus porquês, ele impõe, mesmo de modo inconsciente, forte carga afetivo-emocional, o que propiciaria alargamento e ampliação de suas antenas mediúnicas ( campo de irradiação perispiritual ). Com isso, passaria a trafegar nas correntes superiores de pensamento, buscando idéias mais precisas na definição de suas inquirições. Neste caso, teríamos a outra variedade mediúnica que poderíamos denominar de mediunidade captativa.
No mecanismo captativo, o processo é sintético. No processo captativo, a intuição. ( Ref. 18. p. 123 )

MEDIUNIDADE RECEPTIVA

Quando o médium é mais passivo, havendo como que uma imposição do fenômeno, a variedade poderá ser rotulada de mediunidade receptiva. É o caso do desencarnado como que impondo a sua proposta diante da atitude harmônica e passiva do médium.( Ref. 16, p. 126 )
Na mediunidade de incorporação, a irradiação da entidade espiritual que se comunica é bem mais ativa do que a posição do médium que se torna mais passiva. Esta condição pode ser denominada de mediunidade receptiva – o médium com sua passividade recebe o que lhe é imposto pelo comunicante.
No mecanismo receptivo prepondera o processo analítico, o intelecto. ( Ref. 17, p. 124 )
Na mediunidade de incorporação, a irradiação da entidade espiritual que se comunica é bem mais ativa do que a posição do médium, que se torna mais passiva. Esta condição pode ser denominada de mediunidade receptiva – o médium com sua passividade recebe o que lhe e imposto pelo comunicante.
No mecanismo receptivo prepondera o processo analítico. No processo receptivo, o intelecto. ( Ref. 18. p. 123 )
Não seria um processo mediúnico conhecido como de mediunidade receptiva, onde o ser recebe o que lhe oferecem; mas, um tipo de sensibilidade mediúnica captativa, onde o ser vai captar, pelo impulso anímico que consigo carrega, sem as mensurações da zona consciente, vibrações superiores. ( Ref. 19, p. 84 )
REFERÊNCIA:
11. Lastro Espiritual nos Fatos Científicos. Editora Societo Lorenz, Rio, 1989, 1ª edição.
12. Nos Alicerces do Inconsciente. Editora Caminho da Libertação, Rio, 1973, 1ª edição. 1980, 2ª edição.
16. Psicologia Espírita II. Editora Societo Lorenz, Petrópolis, 1991, 1ª edição.
17. Psiquismo: Fonte da Vida. Editora Cultural Espírita Edicel Ltda, 1ª edição, 1995.
18. Segredos do Espírito: Zona do Inconsciente. Editora Cultural Espírita Edicel Ltda, 3ª edição, 2002.
19. Visão Espírita nas Distonias Mentais. F. E. B., 1990, 1ª edição.

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