ANIMISMO OU
ESPIRITISMO - Alexandre Aksakof - Volume
II - 6ª edição - FEB
Animismo
[do latim anima + -ismo] - 1. Teoria que considera a alma
simultaneamente princípio de vida orgânica e psíquica. 2. O que é próprio da alma. 3. Para o entendimento espírita, é relativo aos fenômenos
intelectuais e físicos que deixam supor atividade extracorpórea ou à distância
do organismo humano, isto é, exercida além dos limites do corpo.
Se tem por causalidade o Espírito desencarnado, o fenômeno denomina-se espiritual ou mediúnico; mas, se o Espírito é o próprio encarnado, chama-se anímico.
Para maior brevidade, proponho designar pela palavra animismo todos os fenômenos intelectuais e físicos que deixam
supor uma atividade extracorpórea ou a distância do organismo humano, e mais
especialmente todos os fenômenos mediúnicos que podem ser explicados por uma
ação que o homem vivo exerce além dos limites do corpo.
A palavra animismo foi a principio empregada por
Stahl, se não me engano; em seu sistema médico, ele considera a alma (anima)
como o principio vital; o corpo é não somente a criação da alma, como ainda
todas as suas funções vitais são executadas por essa ultima.
Em nossos dias,
este termo foi empregado por Taylor, em seu livro: Cultura primitiva, em um sentido amplo, para designar não
somente a ciência que trata da alma (como de uma coisa essencial independente)
e de suas diversas manifestações terrestres ou póstumas, mas também a doutrina
referente a qualquer espécie de seres espirituais ou espíritos.
Quanto a mim, adotei o termo animismo em sentido mais restrito e mui determinado. Na verdade, a palavra psiquismo teria podido preencher o mesmo fim que a palavra animismo, mas, uma vez aceita a palavra espiritismo, parece-me que é preferível formar as duas expressões com radicais latinos e adotar estes dois termos para designar essas duas categorias de fenômenos, absolutamente distintos quanto à sua fonte, se bem que tenham grande afinidade em sua manifestação exterior. Demais, o adjetivo psíquico serve hoje para traduzir as mais variadas idéias, freqüentemente multo vagas.
(
... ) Para o Espiritismo, é relativo aos fenômeno
intelectuais e físicos que deixam supor uma atividade extracorpórea ou a
distância do organismo humano, e mais especialmente todos os fenômenos que
podem ser explicados por uma ação que o homem vivo exerce além dos limites do
corpo, ou seja, o conjunto dos fenômenos psíquicos produzidos com a cooperação
consciente ou inconsciente dos médiuns em ação.
ANIMISMO OU ESPIRITISMO - Alexandre Aksakof - Volume II - 6ª edição - FEB
Segundo Alexandre Aksakof: Animismo corresponde aos fenômenos psíquicos inconscientes se produzidos
fora dos limites da esfera corpórea do médium,
ou extra-mediúnicos:
transmissão
do pensamento, telepatia,
telecinesia, movimentos de objetos sem
contacto,
Temos aqui a manifestação culminante do desdobramento psíquico; os elementos da
personalidade transpõem o limite do corpo e manifestam-se, a distância, por
efeitos não somente psíquicos, porém ainda físicos e mesmo plásticos, e indo
até à plena exteriorização ou objetivação, provando por esse meio que um
elemento psíquico pode ser, não somente um simples fenômeno de consciência,
mas ainda um centro de força substancial pensante e organizadora, podendo
também, por conseguinte, organizar temporariamente um simulacro de
órgão, visível ou invisível, e produzindo efeitos físicos.
A palavra alma (anima), como o sentido que tem geralmente no Espiritismo e no
espiritualismo, justifica plena o emprego da animismo. Por conseguinte, nós
teríamos, nos fenômenos anímicos, manifestação da alma, como entidade
substancial, e que explicaria o fato de essas manifestações poderem revestir
também um caráter físico ou plástico, segundo o grau de desagregação do corpo
fluídico ou do "perispírito", ou ainda do "metaorganismo",
segundo a expressão de Hellenbach.
E, como a personalidade é o
resultado direto do nosso organismo terrestre, segue-se daí naturalmente que os
elementos anímicos (pertencentes
ao organismo espiritual) são também os portadores da personalidade.
NO MUNDO MAIOR
FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, PELO
ESPÍRITO ANDRÉ LUIZ
A tese animista é respeitável.
Partiu de investigadores
conscienciosos e sinceros, e nasceu para coibir os prováveis abusos da
imaginação; entretanto, vem sendo usada cruelmente pela maioria dos nossos
colaboradores encarnados, que fazem dela um órgão inquisitorial, quando
deveriam aproveitá-la como elemento educativo, na ação fraterna.
Milhares de
companheiros fogem ao trabalho, amedrontados, recuam ante os percalços da iniciação mediúnica, porque o animismo se converteu em Cérbero (Cão trifauce -
Segmento de passagem da boca à faringe. [Sin., pop.: goela - que guardava o
inferno grego-romano. 2. Certa
constelação setentrional. 3.
Porteiro, guarda, vigilante).
Afirmações sérias
e edificantes, tornadas em opressivo sistema, impedem a passagem dos candidatos
ao serviço pela gradação natural do aprendizado e da aplicação.
Reclama-se deles
precisão absoluta, olvidando-se lições elementares da natureza.
Recolhidos ao
castelo teórico, inúmeros amigos nossos, em se reunindo para o elevado serviço
de intercâmbio com a nossa esfera, não aceitam comumente os servidores, que hão
de crescer e de aperfeiçoar-se com o tempo e com o esforço.
Exigem meros
aparelhos de comunicação, como se a luz espiritual se transmitisse da mesma
sorte que a luz elétrica por uma lâmpada vulgar.
Nenhuma árvore
nasce produzindo, e qualquer faculdade nobre requer burilamento.
A mediunidade
tem, pois sua evolução, seu campo, sua rota.
Não é possível
laurear o estudante no curso superior, sem que ele tenha tido suficiente
aplicação nos cursos preparatórios, através de alguns anos de luta, de esforço,
de disciplina.
Daí nossa legítima preocupação em face da tese animista, que pretende enfeixar toda a responsabilidade do
trabalho espiritual numa cabeça única, isto é, a do instrumento mediúnico. Precisamos de apelos mais altos, que animem
os cooperadores incipientes, proporcionando-lhes mais vastos recursos de
conhecimento na estrada por eles mesmos perlustrada, a fim de que a
espiritualidade santificante penetre os fenômenos e estudos atinentes ao
espírito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário