PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

quinta-feira, maio 09, 2013

INTUIÇÃO OU INSPIRAÇÃO

Dicionário Novo Aurélio XXI
INTUIÇÃO...............[Do latim tardio intuitione, 'imagem refletida por  um espelho', com sentido filosófico em latim escolástico.]
S. f.
 1.        Ato de ver, perceber, discernir; percepção clara e imediata; discernimento instantâneo; visão. 
 2.    Ato ou capacidade de pressentir; pressentimento;
 3.    Conhecimento imediato de um objeto na plenitude da sua realidade, seja este objeto de ordem material, ou espiritual.  Apreensão direta, imediata e atual de um objeto na sua realidade individual. 
Intuir:   Deduzir ou concluir por intuição.
INSPIRAÇÃO...........[Do latim tardio inspiratione.]
S. f.
1.     Ação ou efeito de inspirar (-se) ou de ser inspirado.
2.     Qualquer estímulo ao pensamento ou à atividade criadora.
3.     Pessoa ou coisa que inspira; inspirador.
Moção divina que, segundo a crença cristã, teria dirigido os autores dos livros   da Bíblia. Ato de introduzir o ar nos pulmões, de inspirar.
Inspirar:   Fazer sentir; incutir; infundir

O CONSOLADOR – Emmanuel – Francisco Cândido Xavier
122 - QUE SE DEVE FAZER PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTUIÇÃO ?
 O campo do estudo perseverante, com o esforço sincero e a meditação sadia, é o grande veículo de amplitude da intuição, em todos os seus aspectos.
O CONSOLADOR  -  Emmanuel – Francisco Cândido Xavier
125 – Reconhecendo que os nossos amigos do plano espiritual estão sempre ao nosso lado, em todos os trabalhos e dificuldades, a fim de nos inspirar, quais os maiores obstáculos que a sua bondade encontra em nós, para que recebamos o seu socorro indireto,                                   afetuoso e eficiente ?
Os maiores óbices psíquicos, antepostos pelo homem terrestre aos seus amigos e mentores da espiritualidade,  são oriundos da ausência de humildade sincera nos corações, para o exame da própria situação de egoísmo, rebeldia e necessidade de sofrimento.

 O PROBLEMA DO SER, DO DESTINO E DA DOR   ̶  Léon Denis ( página 334 )
 [...]  A intuição não é, pois, as mais das vezes, senão uma das formas empregadas pelos habitantes do mundo invisível para nos transmitirem seus avisos, suas instruções. Outras vezes será a revelação da consciência profunda à consciência normal. No primeiro caso pode ser considerada como inspiração. Pela mediunidade o Espírito infunde suas ideias no entendimento do transmissor. Este fornecerá a expressão, a forma, a linguagem e, na capacidade de seu desenvolvimento cerebral, o Espírito achará meios mais ou menos seguros e  abundantes para comunicar seu pensamento com todo o desenvolvimento e relevo.
O PROBLEMA DO SER, DO DESTINO E DA DOR     ̶   Léon Denis
(página 334)
 [...] Cada médium marca com o cunho de sua personalidade a inspiração  que lhe vem de Mais Alto.
[...] O Espírito inspirador não pode, semelhantemente, transmitir pelo organismo do médium senão aquelas de suas concepções que por ele puderam passar.
( ... ) Quase todos os autores, escritores, oradores e poetas são médiuns em certos momentos; têm a intuição de uma assistência oculta que os inspira e participa de seus trabalhos. Eles mesmos assim o confessam nas horas de expansão.

 NO INVISÍVEL -  Léon Denis  ( página 157 )
[...] Dessas práticas conserva o Espírito impressões que raramente afetam o cérebro físico, em virtude de sua  impotência vibratória. Essas impressões se gravam, todavia, na consciência, que lhes guarda os vestígios, sob  forma de intuições, de pressentimentos, e influem, mais do que se poderia supor, na direção da nossa vida,  inspirando os nossos atos e resoluções.
NO INVISÍVEL -  Léon Denis
(página 169)
[...] Nos vales de Domrémy, nos campos de batalha em presença de seus arguidores de Poitiers e dos juízes de Ruão, por  toda parte  a assistem e inspiram os Espíritos.
( página 175)
[...] Massenet e Mozart recebiam, pois, as inspirações do exterior, independentemente de sua vontade.
( página 398 )
Segundo Pitágoras [ ... ] “a inspiração é uma sugestão dos Espíritos que nos revelam o futuro e as coisas  ocultas.”

FILOSOFIA ESPÍRITA DA EDUCAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
PEDAGÓGICAS E ADMINISTRATIVAS – Ney Lobo  (  página 85 – volume 2 )
A Intuição é a mais eficiente e imprescindível qualidade instrumental do educando espírita.

 LIVRO DOS MÉDIUNS – Allan Kardec
Nº 180 - [...] O Espírito comunicante, nesse caso, não age sobre a mão para fazê-la escrever, não a toma nem a guia, agindo sobre a Alma com a qual se identifica. É então a Alma do médium que, sob essa impulsão, dirige a mão e esta o lápis ( Médiuns Intuitivos )
LIVRO DOS MÉDIUNS – Allan Kardec
Nº 182 -  Todos os que recebem, no seu estado normal,  ou de êxtase, comunicações mentais estranhas às suas ideias, sem serem, como estas, preconcebidas, podem ser considerados médiuns  inspirados.
 [...] Recebemos a  inspiração dos Espíritos que nos influenciam para o bem ou para o mal.
Nº 183 - [...] E é assim que eles são, na maioria das vezes, médiuns sem o saberem. Eles têm, não obstante, uma vaga intuição de serem assistidos, pois aquele que apela à inspiração faz uma evocação. Se não esperasse ser ouvido, porque haveria de clamar com tanta frequência: Meu bom gênio, venha ajudar-me !
As respostas seguintes confirmam esta asserção:
Qual a causa primeira da inspiração ?
A comunicação mental do Espírito.
A inspiração não se destina apenas a grandes revelações ?
Não. Ela se relaciona quase sempre com as mais comuns circunstâncias da vida. Por exemplo: queres ir a algum lugar e uma voz secreta te diz que não porque corres perigo; ou ainda essa voz te sugere fazer uma coisa em que não pensavas. Isso é inspiração. Há bem poucas pessoas que não tenham sido inspirados  em diversas ocasiões.
Um escritor, um pintor, um músico, por exemplo, nos momentos de inspiração poderiam ser considerados médiuns ?
Sim, pois nesses momentos tem a alma mais livre e como separada da matéria, que então recobra em parte as suas faculdades de espírito e recebe mais facilmente as comunicações dos Espíritos que a inspiram.
Nº 218 – [...]  O mesmo fazem conosco os bons Espíritos. Se não podem transmitir-nos materialmente seus   pensamentos, auxiliam-nos por meio da inspiração.

ESTUDO DA FILOSOFIA ESPÍRITA ( Jefferson José Bui)  
Passando para Descartes, o Cogito, ergo sum, “Penso, logo existo”, significa o reconhecimento
da intuição como um meio autônomo do conhecimento. O princípio cartesiano não encerra, com efeito, uma inferência, mas uma  auto-intuição imediata. (  página 105 )
Pascal reconhece, sob a expressão literária, que “ o coração tem razões que a própria razão não compreende”, afirmando, assim, a existência da intuição de caráter emocional, como espécie de Conhecimento ao lado do Conhecimento  racional (  página 105 )
A intuição é o “ instinto desinteressado e consciente de si mesmo” (  página 106 )
É a intuição, na fenomenologia husserliana ( Hussert ), um processo intelectual ou reflexivo. De caráter racional  sobrevêm: o da redução eidética (essencial) e o da redução transcendental. Só afinal e ainda através da reflexão racional, podemos atingir o Conhecimento apodicticamente evidente das coisas que brotam do seu transcendental, que as apreendeu em si mesmas (pela intuição) no absoluto da sua essência (  página 106 )
 “ Nenhum caminho lógico”, acrescentou ( Einstein ), “ conduz a essas leis, senão  a intuição, apoiando-se no sentido de profunda simpatia pela experiência” Foi pela intuição que Newton obteve a revelação da lei da Gravitação Universal (página 107)

 LIVRO DOS ESPÍRITOS   ̶   Allan Kardec
Nº 393 – Como pode o homem ser responsável por atos e resgatar faltas de que se não lembra ?
Como pode aproveitar da experiência de vidas de  que se esqueceu ?
Não temos, é certo, durante a vida corpórea lembrança exata do que fomos e do que fizemos em anteriores existências; mas temos de tudo isso a intuição, sendo as nossas tendências instintivas uma reminiscência do passado.
Nº 399 – Sendo as vicissitudes da vida corporal expiação das faltas do passado e, ao mesmo tempo, provas com vistas ao futuro, seguir-se-á que da natureza de tais vicissitudes se possa deduzir de que gênero foi a existência anterior ?
[...] O esquecimento das faltas praticadas não constitui obstáculo à melhoria do Espírito, porquanto, se é certo que este não se lembra delas com precisão, não menos certo é que a circunstância de as ter conhecido na erraticidade e de haver desejado repará-las o guia por intuição e lhe dá a ideia de resistir ao mal. Ideia que é a voz da consciência, tendo a secundá-la os Espíritos superiores que o assistem, se atende às boas inspirações que lhe dão.
LIVRO DOS ESPÍRITOS   ̶   Allan Kardec
Nº 462 - É sempre de dentro de si mesmos que os homens inteligentes e de gênio tiram suas ideias ?
[...] Quando tais homens não as acham em si mesmos, apelam para a inspiração.
  463 – Diz-se  comumente ser sempre bom o primeiro impulso. É exato?
Pode ser bom ou mau, conforme a natureza do Espírito encarnado. É sempre bom naquele que atende às boas inspirações.
Nº 545 - Pode, alguma vez, o general ser guiado por uma espécie de dupla vista, por  uma visão intuitiva, que lhe mostre de antemão o resultado de seus planos?
Isso se dá amiúde com o homem de gênio. É o que ele chama  inspiração e o que faz que obre com uma espécie de certeza. Essa inspiração lhe vem dos espíritos que o dirigem, os quais se aproveitam das faculdades de que o veem dotado.

 DIÁLOGO  COM   AS  SOMBRAS  ( HERMÍNIO CORRÊA MIRANDA  )
( página 229)
Em casos assim, o doutrinador  julgará, segundo sua intuição ou a instrução dos mentores, permitindo que outra pessoa fale ao Espírito.
(página 263)
Enfim, a nossa posição é de ativa expectativa. Para isso, precisamos (especialmente o doutrinador) estar com as antenas psíquicas permanentemente sintonizadas com os trabalhadores invisíveis, para captar-lhes, através da intuição, as sutis instruções que nos ministram.

 REFORMADOR (FEB )   ̶   MAIO  2002
( VIDA VERDADEIRA – JORGE LEITE DE OLIVEIRA )
Nesse caso, a prática do bem, os conhecimentos intelectuais e morais facultar-nos-ão o acesso à
intuição,  qualidade conquistada pelos bons Espíritos em grau elevado.            

EDUCAÇÃO PARA A  MORTE   JOSÉ HERCULANO PIRES
(página 43)
Essas e outras pesquisas e experiências universitárias oferecem base científica à intuição de Ubaldi, que viu nos fenômenos de materialização de Espíritos em sessões experimentais mediúnicas, o desenvolvimento de uma nova genética humana para o futuro, na qual as mulheres serão libertas do pesado encargo da gestação e do parto da herança animal.

 REVISTA ESPÍRITA      ALLAN KARDEC   -  ANO IX , JUL 1861, VOL. 7 , PÁGINA 211 
EDITORA CULTURAL ESPÍRITA LTDA   EDICEL    -  1966 
[...] Posto não fosse um adepto confesso do Espiritismo, pertencia à numerosa classe dos que podem ser chamados Espíritas inconscientes, isto é,nos quais as ideias fundamentais do espiritismo existem no estado de intuição.
[...] Dissemos que o sr. Méry era Espírita por intuição. Ele não só acreditava na alma e na sua sobrevivência, no mundo espiritual que nos rodeia, mas na pluralidade das existências; e essa crença nele era o resultado de lembranças.

NOS ALICERCES  DO  INCONSCIE NTE  ̶  JORGE  ANDRÉA   DOS  SANTOS 
(página 58)
Desse modo, intuição, vontade, memória e inteligência, por exemplo sendo vórtices do EU  ou Individualidade, com sede no inconsciente passado, pode ter em determinada capa vibratória do psicossoma, pela harmonia de vibração desta zona com o próprio vórtice, o ponto ideal de manifestações e redistribuição para as telas mais densas situadas na periferia,  na zona consciencial.

NOS  ALICERCES  DO  INCONSCIENTE   ̶  JORGE  ANDRÉA   DOS  SANTOS
(página 51)
É às expensas do superconsciente que os evoluídos, isto é, os gênios, cientistas notáveis, artistas de toda natureza, santos, conseguem apreender das correntes psíquicas superiores, nos grandes arremessos de pensamento, o material necessário na composição de seus notáveis trabalhos,  que lhes vem sob a forma de inspiração.

 O PROCESSO DA INTUIÇÃO  -  VIRGINIA BURDEN  
(página 26)
Para começar, então, a humanidade está evoluindo, não apenas biologicamente, mas também em consciência. Está subindo do nível instintivo para  o intelectual e deste para o nível intuitivo, sendo estes o que podemos chamar de “graus” de consciência, apesar de não serem muito nítidos.
(página 31)
Os esforços para descrever verbalmente a significação, natureza e função da intuição estão fadados ao fracasso, pela simples razão de que a intuição  deve ser compreendida pela intuição.
(página 34)
O instinto misturou-se com o intelecto e foi tragado por ele e diz-se que o intelecto, por sua vez (por mais terrível que a ideia possa parecer a alguns), deverá se mesclar à intuição e ser por ela  tragado. [...] A intuição vê num relance o que a mente comum bem poderia levar uma vida inteira para tentar descobrir.
Para o intuitivo, o intelecto torna-se como as mãos para o cérebro. Assim como, no início, uma criança tem de contar laboriosamente pelos dedos quantas maçãs há no prato, enquanto adulto de relance pode ver  quase uma dúzia, assim também a intuição surge para substituir o processo  usual de raciocínio.

BUSCA DO CAMPO ESPIRITUAL PELA CIÊNCIA
JORGE ANDRÉA DOS SANTOS
(página 27)
Como explicar,  sem  vivências  anteriores,  as  elaborações  psíquicas  dos  instintos  ao  intelecto  e à intuição, que são aquisições de valores e jamais ofertas do acaso ?
(página 127)
Quando Jung faz seu estudo psicológico, apresentando o princípio tetrosômico, isto é, os quatro compartimentos do psiquismo ocupados  pelas sensações, paixões, intelecto e intuição...
[...] Será que Dostoievsky, com sua acuidade intuitiva, desejava atingir tamanho alvo ou   simplesmente percebeu as variações psicológicas humanas, como verdadeiros estágios do psiquismo ?

 IMPULSOS CRIATIVOS DA EVOLUÇÃO   ̶  JORGE ANDRÉA DOS SANTOS 
(página 171)
A intuição é condição psicológica superior, são impulsos que serão calcados e construídos nas estruturas vivenciais das gerações anteriores.

 PSICOLOGIA ESPÍRITA II  -  JORGE ANDRÉA DOS SANTOS
(página 126)
Nos autênticos fenômenos mediúnicos existem variedades a serem apreciadas.                    Assim, chamamos de mediunidade captativa quando existe uma captação, uma busca, tal qual acontece com a  variedade intuitiva. Por captação, o fenômeno desponta na percepção do médium como se fora uma inspiração.

 TRIUNFO PESSOAL – DIVALDO PEREIRA FRANCO
PELO ESPÍRITO JOANNA DE ÂNGELIS   -  páginas  65 / 66
[...] A  sensação resulta das informações que se exteriorizam através dos órgãos dos sentidos, sendo tudo aquilo que é percebido de maneira física, enquanto que a intuição resulta das informações que procedem do inconsciente, sem a necessidade do contato com as sensações.
[...] Analisando a função da intuição proposta por Jung somos, entretanto, de parecer que a mesma procede do Self, como percepção que abre as portas da paranormalidade para a aquisição dos conhecimentos que independem do sentimento, do pensamento e da sensação. Não estabelecida no cérebro, transcende-o, sendo por ele identificada e transferida para o mundo exterior, logo se apresentando de maneira inusitada, inabitual, inesperada.

 GENÉTICA E ESPIRITISMO – Eurípedes Kühl  -  Introdução   
(página 11)
[...] Também sob responsabilidade da consciência, apelamos para a intuição ( ferramenta tão deslembrada do ser humano), para ousarmos  a presente obra.
(página 14)
[...]Pedimos a cada leitor que consulte sua intuição para obter, senão respostas, pelo menos uma indicação, relativa às instigantes possibilidades científicas que do Plano Maior estão aportando  à Terra.
GENÉTICA E ESPIRITISMO – Eurípedes Kühl  -  Introdução
(página 11)
[...] Ao escrevermos estas linhas buscamos inspiração na imortal obra do mestre lionês Kardec, a Codificação do Espiritismo, fonte segura para iluminar quaisquer dúvidas do pensamento.
(página 14)
[...] A inspiração é pássaro que voa tão alto, que nem vê a grima dos juízes.
Jesus! Mestre complacente, meigo e generoso, inspire-nos a lavrar páginas que não se  distanciem tanto da Sua luz, quanto nos encontramos.

 A GRANDE SÍNTESE – Pietro Ubaldi    
(página 16)
Não vos espanteis com esta incompreensível intuição. Começai por não negá-la e ela aparecerá. O grande conceito que a ciência afirmou ( embora de forma incompleta e com consequências erradas), a evolução, não é uma quimera e estimula vosso sistema nervoso para sensibilidade cada vez mais delicada, que constitui o prelúdio dessa intuição. Assim se manifestará aparecerá em vós essa psique mais profunda, por lei natural de evolução, por fatal maturação que está próxima.
(página 17)
Se souberdes transferir o centro de vossa personalidade para essas camadas profundas, sentireis revelar-se em vós novos sentidos, uma percepção anímica, uma faculdade de visão direta; esta é a intuição da qual vos falei.
(página 37)
[...] Levai em conta, pois, a forma na qual me devo exprimir, que restringe e diminui o conceito; somente aquela faculdade da alma, a intuição, de que vos falei, poderia traduzi-lo para vós sem distorções.

 SEARA DOS MÉDIUNS – Emmanuel – Francisco Cândido Xavier
(página 125)
A inspiração é a equipe dos pensamentos alheios que aceitamos ou procuramos.

 EVANGELHO DE  MATEUS, X, 19-20
Não cuideis com que haveis de falar; porque naquela hora vos será inspirado o que haveis de dizer, porque não sois vós que falais, mas o espírito do vosso Pai é o que fala em vós.

 FORÇAS SEXUAIS DA ALMA ( JORGE ANDRÉA DOS SANTOS)   
(página 152)
As mais expressivas construções na vida artística e literária têm oferecido excelsos exemplos nesse sentido. Dante, sem a inspiração de sua Beatriz, possivelmente não teria elaborado a Divina Comédia.

O SEMEADOR DE ESTRELAS – SUELY CALDAS SCHUBERT
( capítulo 5  -  A  Pregação Espírita  -  página 42 )
Por certo que Divaldo, com  a sua percuciente capacidade na transmissão dos princípios doutrinários, aliada à inspiração e orientação dos Benfeitores Espirituais que o assessoram, tem feito a necessária adequação ao nível das plateias que o ouvem.
 
( capítulo 10 – A Presença de Victor Hugo na Obra  Mediúnica de Divaldo   ̶  ( página 86 )
- Eu sou Victor Hugo. Há alguns anos venho entrando em contato psíquico contigo, inspirando-te na narração de alguns fatos nas conferências, para gerar um clima de sintonia.  

( capítulo 11 – Amélia Rodrigues e as Histórias do Evangelho Cicerone em Israel  )
Amélia Rodrigues,  insigne escritora baiana, desencarnada,  me  inspirava nos  primeiros  tempos  de  pregação ( página 95 )
A integração e vivência dos tempos evangélicos é tão presente e marcante na vida da autora que ela,  ao descrevê-los, seja nas palestras inspirando ao médium, seja na psicografia, ditando-os, plasma instantaneamente as cenas que a sua própria  mente rememora ( página 97 )

(  capítulo 12 – Manoel  Philomeno de Miranda   ̶  Uma Biblioteca Espiritual –  páginas  100, 104, 105 )
Guardei as mensagens, bebi nelas a inspiração, permanecendo confiante em Deus.
 [ ... ] São tais Entidades que o inspiram seja para o lado negativo ou positivo.
 Os escritores alegam, de maneira geral, que escrevem sob o influxo de uma força que parece brotar do mundo íntimo – denominada inspiração – de certa forma inexplicável para os que não têm conhecimento  ou não aceitam a participação espiritual.
[ ... ] Simultânea e naturalmente haverá uma identificação entre encarnado e desencarnados, ao passo que estes o inspiram e ajudam na estruturação das ideias e na ação de escrever.
A inspiração é assim, como um fluxo de ideias que acorrem à mente do escritor, de uma forma estuante, tão intensa e com tal força que parecem não caber dentro de si mesmas, extravasando, transbordando através do processo da escrita.

( capítulo 15 – Resgatando Almas – O Franciscano – página 153 )
Realmente, tirando-se a oração de nossos trabalhos, fecharemos a porta à inspiração do Mais Alto, ao  intercâmbio com os Mentores  do nosso Movimento.

DIRETRIZES DE SEGURANÇA – DIVALDO P. FRANCO /  JOSÉ RAUL TEIXEIRA  (página  60)
Na condição de condutor encarnado do cometimento mediúnico, deverá preparar-se para filtrar as  inspirações do Invisível Superior...
(página 96)
A tarefa dos benfeitores é  de inspirar, guiar, de apontar os caminhos.

NOS BASTIDORES DA OBSESSÃO   ̶  MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA
DIVALDO PEREIRA FRANCO
(página 28)
[...] Transmissão mental de cérebro a cérebro, a obsessão é síndrome alarmante que denuncia  enfermidade grave de erradicação difícil.
A princípio se manifesta como inspiração sutil, depois intempestivamente, para com o tempo
fazer-se interferência da mente obsessora na mente encarnada, com vigor que alcança o clímax na possessão lamentável.

 

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