PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

sábado, março 05, 2011

OBSESSÃO

Nós entendemos existir uma Psicologia Espírita, que deve ser objeto de aprofundamento de todo o Estudante Espírita.

O Livro dos Médiuns, em janeiro de 1861, substituiu um pequeno volume intitulado Instruções Práticas Sobre as Manifestações Espíritas, de 1858. “Depois da exposição do aspecto filosófico da Ciência Espírita no O Livro dos Espíritos, damos nesta obra a sua parte prática, para aqueles que desejarem ocupar-se das manifestações, seja pessoalmente, seja pela observação de experiências alheias, verão aqui os escolhos que poderão encontrar e estarão em condições de evitá-los.” (Kardec).

Em seu cap. XXIII – DA OBSESSÃO, Kardec apresenta com a revisão dos Espíritos da Codificação, o Estudo Básico deste grave escolho da humanidade: “No número das dificuldades que a prática do Espiritismo apresenta é necessário colocar o da obsessão em primeira linha. Trata-se do domínio que alguns Espíritos podem adquirir sobre certas pessoas. São sempre Espíritos inferiores que procuram dominar, pois os bons não exercem nenhum constrangimento. Os bons aconselham, combatem a influência dos maus, e se não os escutam preferem retirar-se”.

A palavra Obsessão é um termo genérico pelo qual se designa o conjunto desses fenômenos, cujas principais variedades são: A OBSESSÃO SIMPLES, A FASCINAÇÃO, A SUBJUGAÇÃO.

A OBSESSÃO, como processo negativo, possui estruturação bem definida, obedecendo a intermináveis gradações, com específica localização nas raízes do psiquismo. Todos sofremos influências, porém daremos respaldos a sintonia com aquelas com que afinamos.

Observe-se que OBSESSÃO está relacionada a DOMÍNIO, DOMINAÇÃO, CONSTRTANGIMENTO; e, OBSEDADO é aquele que se deixa e ou compraz-se com A INFLUÊNCIA DOS ESPÍRITOS INFERIORES. Espíritos Inferiores são aqueles que de uma forma ou de outra querem o poder o controle o DOMÍNIO DE OUTREM OU SOBRE OUTREM OU OUTRENS... Os Espíritos Inferiores agem com maldade ou com malícia; vide a Escala Espírita nº100 em diante.

Suas CAUSAS SÃO: PROBLEMAS REENCARNATÓRIOS, tendências viciosas, egoísmo excessivo, ambições desmedidas, aversão a certas pessoas, ódio, SENTIMENTOS DE VINGANÇA, FUTILIDADES, vaidade exagerada, apego ao dinheiro e assim por diante... A resistência ao PERDÃO: tanto ao PERDOAR-SE COMO A PERDOAR; VEMOS aos magotes nos sanatórios e fora deles Irmãos que “não se perdoam e não perdoam, esquecendo-se assim da parcela de responsabilidade; e, então surgem os Problemas Psicológicos que a Ciência Médica-Psicológica rotula com tantos nomes confusos... Em Espiritismo é mais simples e a palavra OBSESSÃO RESUME TUDO”. (Livro Sob as Cinzas do Tempo. Carlos Bacceli/Dr Inácio Ferreira, Espírito)

Os BONS ESPÍRITOS ACONSELHAM E RESPEITAM O LIVRE ARBÍTRIO; “combatem o bom combate”. Como?! Jamais os Bons Espíritos instigam ao mal; jamais aconselham ou legitimam o assassínio e a violência; jamais estimulam os ódios e ou semeiam a discórdia, assim como o ódio dos partidos, nem a sede de riquezas e das honras, nem a avidez dos bens da Terra. Os que são bons, humanitários e benevolentes para com todos, esses os seus prediletos e prediletos de Jesus, porque seguem a estrada que este lhes indicou para chegarem até ele. Parafraseando quase que totalmente Santo Agostinho, no último parágrafo da Conclusão de O Livro dos Espíritos.

Então, observe-se que a Obsessão se caracteriza pela ação de entidades espirituais inferiores sobre o psiquismo humano.

A Obsessão Simples é o primeiro grau da infestação espiritual. Atinge a mente causando perturbações mentais.

No segundo grau amplia-se aos centros da afetividade e da vontade afetando os sentimentos e o sistema psico-motor, levando o obsedado a atitudes e gestos estranhos e tiques nervosos.

No terceiro grau afeta a própria consciência da vitima, desencadeando processos alucinatórios. Pesquisar Consciência cósmica de Pierre Weill.

Nenhum comentário: