PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

quinta-feira, novembro 25, 2010

Evolução a Luz da Doutrina Espírita

Criado Simples e ignorante, sem o conhecimento do Bem e do Mal surge o Ser Humano:

Antes o princípio inteligente evoluirá em período ante humano até se transmutar em Espírito. Realizará sua evolução em vários reinos muitos ainda desconhecidos de nós.

O Homem não tem duas almas. O corpo, porém tem seus instintos, resultantes da sensação peculiar aos órgãos. Dupla, no homem, só a Natureza. Há nele a natureza animal e a natureza espiritual. Participa, pelo seu corpo, da natureza dos animais e de seus instintos. Por sua alma, participa da dos Espíritos; resposta a questão 605 de O Livro dos Espíritos quando Kardec pergunta considerando os pontos de contacto que existem entre o homem e os animais, se não seria lícito pensar que o homem possui duas almas. E no desdobramento da questão os Benfeitores Espirituais lecionam que o ser humano não tem duas almas; que a alma é sempre única em cada ser. São distintas uma da outra a alma do animal e a do homem, a tal ponto que a de um não pode animar o corpo criado para o outro. Mas, (e temos um Mas), conquanto não tenha alma animal, que, por suas paixões, o nivele aos animais, o homem tem o corpo que, às vezes, o rebaixa até ao nível deles, por isso que o corpo é um ser dotado de vitalidade e de instintos, porém ininteligentes estes e restritos ao cuidado que a sua conservação requer”.

Atenção para o comentário de Kardec, que segue: Encarnando no corpo do homem, o Espírito lhe traz o princípio intelectual e moral, que o torna superior aos animais. As duas naturezas nele existentes dão às suas paixões duas origens diferentes: umas provem dos instintos da natureza animal, provindo as outras das impurezas do Espírito, de cuja encarnação é ele a imagem e que mais ou menos simpatiza com a grosseria dos apetites animais. Purificando-se, o Espírito se liberta pouco a pouco da influencia da matéria. Sob essa influencia, aproxima-se do bruto. “Isento dela, eleva-se à sua verdadeira destinação”.

Questão 606 de O Livro dos Espíritos: Donde tiram os animais o princípio inteligente que constitui a alma de natureza especial de que são dotados? “Do elemento inteligente universal”. Então, emanam de um único principio a inteligência do homem e a dos animais? “Sem dúvida alguma, porem, no homem, passou por uma elaboração que a coloca acima da que existe no animal”.

O estado da alma do homem, na sua origem, corresponde ao estado da infância na vida corporal, a sua inteligência apenas desabrocha e se ensaia para a vida. Passa o espírito essa primeira fase do seu desenvolvimento numa série de existências que precedem o período a que chamais de humanidade.

Tudo em a Natureza se encadeia e tende para a unidade. Nesses seres, cuja totalidade elabora, se individualiza pouco a pouco e se ensaia para a vida... , e de certo modo, um trabalho preparatório, como o da germinação, por efeito do qual o principio inteligente sofre uma transformação e se torna Espírito. Entra então no período de humanização, começando a ter consciência do seu futuro. Capacidade de distinguir o bem do mal e a responsabilidade dos seus atos.

A Terra não é o ponto de partida da primeira encarnação humana. O período da humanização começa geralmente, em mundos ainda inferiores à Terra. Isto, entretanto, não constitui regra absoluta, pois pode suceder que um espírito, desde o seu inicio humano esteja apto a viver na Terra. “Não é freqüente o caso; constitui antes uma exceção.”

Conforme a distancia que medeie entre os períodos ante humano e humanização e o progresso realizado Durante algumas gerações pode ele conservar vestígios mais menos pronunciados do estado primitivo, porquanto nada se opera na Natureza por brusca transição. Há sempre anéis que ligam as extremidades da cadeia dos seres e dos acontecimentos. Aqueles vestígios, porém, se apagam com o desenvolvimento do livre-arbítrio. Os primeiros progressos só muito lentamente se efetuam, porque ainda não tem a secundá-los a vontade. Vão em progressão mais rápida, à medida que o Espírito adquire mais perfeita consciência de si mesmo.

888

“Deus é a Inteligência Suprema, Causa Primária de todas as coisas”.

É dado ao homem conhecer o princípio das coisas? Questão 17 de O Livro dos Espíritos; resposta: “Não...”.

“Há muitas moradas na Casa do Pai’, ‘... Deus não permite que ao homem tudo seja revelado neste mundo”. Todavia, o véu se levanta, à medida que o ser humano se depura.

A Questão 540 e sua respectiva resposta merece ser lida e estudada, após meditada longamente: Os Espíritos que exercem ação nos fenômenos da Natureza operam com conhecimento de causa, usando do livre-arbítrio, ou por efeito de instinto ou irrefletido impulso? “Uns sim, outros não. Estabeleçamos uma comparação. Considera essas miríades de animais que, pouco a pouco, fazem emergir do mar ilhas e arquipélagos. Julgas que não há aí um fim providencial e que essa transformação da superfície do globo não seja necessária à harmonia geral? Entretanto, são animais de ínfima ordem que executam essas obras, provendo às suas necessidades e sem suspeitarem de que são instrumentos de Deus. Pois bem, do mesmo modo, os Espíritos mais atrasados eferecem utilidade ao conjunto. Enquanto se ensaiam para a vida, antes que tenham plena consciência de seus atos e estejam no gozo pleno do livre-arbítrio, atuam em certos fenômenos, de que inconscientemente se constituem os agentes. Primeiramente, executam. Mais tarde, quando suas inteligências já houverem alcançado um certo desenvolvimento, ordenarão e dirigirão as coisas do mundo material. Depois, poderão dirigir as do mundo moral. É assim que tudo serve, que tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo que também começou por ser átomo. Admirável lei de harmonia, que vosso acanhado espírito ainda não pode apreender em seu conjunto!

Nenhum comentário: