PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

domingo, dezembro 23, 2007

ASSISTENCIA SOCIAL E ESPIRITISMO.

PALESTRA PROFERIDA EM 25 DE SETEMBRO DE 2004, PELO SECRETÁRIO DA COMISSÃO COORDENADORA DO EVENTO POR OCASIÃO DA SESSÃO SOLENE DE ABERTURA DO Iº SIMPÓSIO DE PROPOSTAS ASSISTENCIAIS PARA O INSTITUTO ESPÍRITA AMIGO GERMANO.

Muita Paz! Iniciamos com a leitura da seguinte Mensagem:

“Irmãos queridos. Jesus nos reúna em Suas Bênçãos.

... Tento quanto ontem, entrelaçamos hoje os nossos braços no arado da realização. A névoa do sepulcro, em verdade não nos separou um só momento.

... Naquela hora, decerto, a saudade me doía no coração como chaga nascente.

... ‘Muito se pedirá de quem muito recebeu’. Creio hoje que será preciso morrer na carne para penetrar o sentido de semelhante lição. ... Mas nós... Nós que abordamos o Evangelho com liberdade irrestrita, que nos achamos plenamente informados, quanto à Justiça Divina, através da reencarnação, e que permutamos, sem dúvida, instruções e impressões entre os dois planos da vida, etmos privados de direito a qualquer desculpa, perante os erros e as frustrações que nos marquem a senda.

É por isso que se lhes posso pedir alguma coisa, rogo-lhes coragem na superação de nossas próprias fraquezas, a fim de que a Doutrina Espírita encontre em nós outros, intérpretes leais e seguros de suas edificações sobre a Terra.

Atendamos, antes de tudo, à união e à fraternidade, para que o nosso trabalho não se perca na sombra das palavras vazias.

Espiritismo é construção do bem, com o serviço e a educação por bases imprescindíveis.

‘Fora da Caridade não há Salvação’.

Diante da luz de nosso lema, não nos cabe esquecer que essa caridade não se resume à esmola aos infelizes. É acima de tudo, trabalho e progresso, estudo e entendimento, solidariedade e cooperação.

Em razão disso, há quase um século, o Espírito da verdade exortava-nos por intermédio do Codificador Insigne: ‘Espíritas, amai-vos! Eis o primeiro ensino. Instruí-vos! Eis o segundo’.

Não temos assim, outra mensagem maior.

Companheiros queridos do Rio Grande, amigos do meu coração, trabalhadores, desassombrados, na Seara do Bem Infinito.

Ao lado de outros lidadores de nossa Causa, inclusive o nosso Pedro Rosa que igualmente já se incorporou â nossa caravana de paz e fraternidade, saudamos a cada um de vocês, nesta noite de comunhão e de prece, abraçando-os a todos e repetindo com jubilosa esperança: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Spinelli”. (MENSAGEM RECEBIDA PELO MÉDIUM FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, EM SESSÃO REALIZADA NA NOITE DE 04 FEV 1957 COM A PRESENÇA DA CARAVANA DO RIO GRANDE DO SUL).

A Assistência Social a Luz do Espiritismo esta bem delineada no “Fora da Caridade não há Salvação”. Salvação que vamos encontrar nas ações anotadas por Mateus 25: 31-46: Dar de comer a quem tem fome, de beber a quem tem sede...

Ir de encontro aos infortúnios ocultos, na atitude do Bom Samaritano.

No Ide e pregai, curai, afastai.

A Revista Espírita de 1863 publica a primeira campanha que foi realizada por Kardec, para os operários de Ruão-França, por ocasião dos sofrimentos em conseqüência do rigoroso inverno, quando conseguiu recursos junto a população local.

No Brasil temos Bezerra de Menezes, o Médico dos pobres, Apóstolo do Espiritismo.

Euripedes Barsanulfo, Apóstolo de Sacramento-MG, dedicado a educação dos jovens e que nas horas que poderia ser de lazer ia em direção aos necessitados nos arredores da Cidade.

Antonio Gonçalves da Silva, batuíra (ave narceja) por ocasião da epidemia de varíola em 1873 atende aos necessitados com remédios, pão, teto e agasalho; funda diversos Centros Espíritas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e desencarna jornalista formado, fundando um periódico Verdade e Luz.

Anália Franco (1856-1919), emérita educadora, se entregava de corpo e alma à prática do bem, fundou e supervisionou ais de 70 asilos, creches e escolas espalhadas por vários Estados brasileiros. A síntese do seu pensamento era: “O NOSSO FIM É PROCURAR E DIMINUIR CADA VEZ MAIS EM NOSSO MEIO A NECESSIDADE DA ESMOLA PELO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO, DE QUE PROVÉM O BEM-ESTAR E A MORALIDADE DAS CLASSES POBRES. EDUQEMOS E AMPAREMOS AS POBRES CRFIANÇAS QUE NECESSITAM DE NOSSO AUXÍLIO, ARRANCANDO-AS DAS TRILHAS DOS VÍCIOS, TORNANDO-AS CIDADÃS ÚTEIS E DIGNAS PARA O ENGRANDECIMENTO DE NOSSA PÁTRIA”.

Em 1890 a FEB, sob a Presidência do Dr. Homeopata Dias da Cruz, cria a ‘Assistência aos Necessitados’ padrão para a orientação aos Centros Espíritas, a que temos nas pastas de nosso Simpósio.

ASSISTENCIA SOCIAL: DA DOAÇÃO À ASSISTENCIA AO HOMEM INTEGRAL:

Até o século XVIII, início do XIX são as esmolas as doações materiais que caracterizam a Assistência Social, com Vicente de Paulo a Assistência Social toma novos rumos, com a visitação dos necessitados no seu meio para atendê-los e conhecer melhor para o atendimento, procurando envolve-lo (EXPERIENCIA COM A CONFERENCIA VICENTINA EM TRES CORAÇÕES-MG). Conferencia criada em 1833 por Frederico Ozanam, estudante de medicina. Ver as reais necessidades do homem e atender a sua personalidade, educando-o, o que se espalhou pelo Mundo.

O ENFOQUE DA ASSISTENCIA SOCIAL ATUAL É O ATENDIMENTO DO HOMEM-INTEGRAL (CORPO-ESPÍRITO) VALORIZANDO O TRABALHO.

O exemplo da Mansão do Caminho com D P Franco; Chico Xavier; Casa de Ismael em Brasília-DF; Creches e Albergues, Três Corações-MG.

Nos cenários dos dias de Kardec o pobre é o operário das fábricas da revolução industrial. Novo ator social construindo as relações sociais. Hoje é o trabalhador em geral com parcos recursos de salários sem poder atender as necessidades primárias, são os Excluídos.

A elaboração do conceito de Inclusão Social para garantir a cidadania com direitos e deveres. Dever do Estado e direito do Cidadão. Os excluídos devem ser resgatados com a garantia dos Direitos Sociais.

Temos atualmente, segundo dados do IPEA, 9,2 milhões de famílias que vivem na exclusão: São os fracos na visão de Vicente de Paulo, que só terão condições de evolução se forem resgatados por Nós: Resposta a questão 888 de O Livro dos Espíritos, devemos ir ao encontro das misérias humanas e garantir as necessidades básicas do ser humano. O Espiritismo afirma a concepção de cidadania como esta colocada hoje, na sociedade ocidental, mas amplia, conforme expressa a questão 880 de O Livro dos Espíritos: o primeiro de todos os direitos naturais do homem é o de viver, porque o homem é um Espírito que reencarna, e reencarna para progredir. Portanto, tudo o que lhe seja necessário para assegurar a existência corpórea é direito natural. Ainda que seja direito de usufruto, não de propriedade, no sentido restrito do termo.

Em conseqüência, a capacidade a caridade supera a concepção reducionista e tradicional de esmola para se definir como ‘IR AO ENCONTRO DO PRÓXIMO’. A Caridade não está no que se dá, mas na relação que se estabelece como o outro. Relação que seja um processo amoroso de envolvimento e desvelamento do Ser com outro Ser.

O Centro Espírita, portanto, deve ser um espaço de convivência, em que a fraternidade não é apenas um ideal, mas um exercício de construção de relações. Mais do que uma casa prestadora de serviços, um espaço de convivência, onde o assistido, em sua condição de cidadão-sujeito a direitos, gosta de estar, sente-se bem em estar; onde seja recebido como É, com seu jeito, com suas características, com sua forma de falar, e onde possa encontrar quem se disponha a conversar com Ele de forma natural, de Irmão para Irmão, dando-lhe tempo para que caminhe do ponto em que se encontra, e, se desvelando, vá permitindo acesso ao seu coração e acabe abrindo-se, também, para o coração do outro, à semelhança do Bom Samaritano da história Evangélica.

Na Idade Média o Mosteiro era lá no alto isolado.

Com o Espiritismo é o Centro Espírita aberto igual a Estalagem e nós os estalajadeiros.

O Homem da Lei, o Levita, é o Estado técnico, frio calculista, estatístico.

Os Samaritanos bons são os Espíritas que devemos ser os seguidores de Jesus...

Meus Irmãos estes são momentos de darmos mais um Salto de Qualidade, semelhante a tantos que esta Casa de Germano já deu... (SEGUIU-SE UM CHAMAMENTO DESTACANDO-SE AS PRESENÇAS DE DECANOS DA INSTITUIÇÃO COMO EXEMPLOS). Muita Paz! Halvei, Secretário da Comissão Coordenadora do Simpósio.

FONTE: Internet, Portal do Espírito.

Nenhum comentário: