5. CAMINHO, VERDADE E VIDA - Emmanuel – Francisco Cândido Xavier – página 327
“Porque a profecia jamais foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”
( II Pedro, 1 : 21 )
Todos os homens participam dos poderes da intuição, no divino tabernáculo da consciência, e todos podem desenvolver suas possibilidades nesse sentido, no domínio da elevação espiritual. Não são fundamentalmente necessárias as grandes manifestações fenomênicas da mediunidade para que se estabeleçam movimentos de intercâmbio entre os planos visível e invisível.
Todas as noções que dignificam a vida humana vieram da esfera superior. E essas idéias nobilitantes não se produziram por vontade de homem algum, porque os raciocínios propriamente terrestres sempre se inclinam para a materialidade em seu arraigado egoísmo.
A revelação divina, significando o que a Humanidade possui de melhor, é cooperação da espiritualidade sublime, trazida às criaturas pelos colaboradores de Jesus, através da exemplificação, dos atos e das palavras dos homens retos que, a golpes de esforço próprio, quebram o círculo de vulgaridades que os rodeia, tornando-se instrumentos de renovação necessária.
A faculdade intuitiva é instituição universal. Através de seus recursos, recebe o homem terrestre as vibrações da vida mais alta, em contribuições religiosas, filosóficas, artísticas e científicas, ampliando conquistas sentimentais e culturais, colaboração essa que se verifica sempre, não pela vontade da criatura mas pela concessão de Deus.
6. SEARA DOS MÉDIUNS – Emmanuel – Francisco Cândido Xavier
( página 125 )
A inspiração é a equipe dos pensamentos alheios que aceitamos ou procuramos.
( página 193 )
Em qualquer consideração sobre a mediunidade, não te esquives à inspiração, campo aberto a todos nós e no qual todos podemos construir para o bem, assimilando o pensamento da Esfera Superior.
7. FILOSOFIA ESPÍRITA DA EDUCAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PEDAGÓGICAS E ADMINISTRATIVAS – Ney Lobo
( página 85 – volume 2 )
A Intuição é a mais eficiente e imprescindível qualidade instrumental do educando espírita.
( página 92 – volume 2 )
A intuição é instrumento de prospecção do fundo anímico do educando, das camadas sedimentares de perfeições e imperfeições acumuladas nas existências anteriores.
8 - LIVRO DOS MÉDIUNS – Allan Kardec
Nº 180 - ( ... ) O Espírito comunicante, nesse caso, não age sobre a mão para fazê-la escrever, não a toma nem a guia, agindo sobre a Alma com a qual se identifica. É então a Alma do médium que, sob essa impulsão, dirige a mão e esta o lápis ( Médiuns Intuitivos )
Nº 182 - Todos os que recebem, no seu estado normal, ou de êxtase, comunicações mentais estranhas às suas idéias, sem serem, como estas, preconcebidas, podem ser considerados médiuns inspirados.
( ... ) A inspiração nos vem dos Espíritos que nos influenciam para o bem ou para o mal...
“Porque a profecia jamais foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”
( II Pedro, 1 : 21 )
Todos os homens participam dos poderes da intuição, no divino tabernáculo da consciência, e todos podem desenvolver suas possibilidades nesse sentido, no domínio da elevação espiritual. Não são fundamentalmente necessárias as grandes manifestações fenomênicas da mediunidade para que se estabeleçam movimentos de intercâmbio entre os planos visível e invisível.
Todas as noções que dignificam a vida humana vieram da esfera superior. E essas idéias nobilitantes não se produziram por vontade de homem algum, porque os raciocínios propriamente terrestres sempre se inclinam para a materialidade em seu arraigado egoísmo.
A revelação divina, significando o que a Humanidade possui de melhor, é cooperação da espiritualidade sublime, trazida às criaturas pelos colaboradores de Jesus, através da exemplificação, dos atos e das palavras dos homens retos que, a golpes de esforço próprio, quebram o círculo de vulgaridades que os rodeia, tornando-se instrumentos de renovação necessária.
A faculdade intuitiva é instituição universal. Através de seus recursos, recebe o homem terrestre as vibrações da vida mais alta, em contribuições religiosas, filosóficas, artísticas e científicas, ampliando conquistas sentimentais e culturais, colaboração essa que se verifica sempre, não pela vontade da criatura mas pela concessão de Deus.
6. SEARA DOS MÉDIUNS – Emmanuel – Francisco Cândido Xavier
( página 125 )
A inspiração é a equipe dos pensamentos alheios que aceitamos ou procuramos.
( página 193 )
Em qualquer consideração sobre a mediunidade, não te esquives à inspiração, campo aberto a todos nós e no qual todos podemos construir para o bem, assimilando o pensamento da Esfera Superior.
7. FILOSOFIA ESPÍRITA DA EDUCAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PEDAGÓGICAS E ADMINISTRATIVAS – Ney Lobo
( página 85 – volume 2 )
A Intuição é a mais eficiente e imprescindível qualidade instrumental do educando espírita.
( página 92 – volume 2 )
A intuição é instrumento de prospecção do fundo anímico do educando, das camadas sedimentares de perfeições e imperfeições acumuladas nas existências anteriores.
8 - LIVRO DOS MÉDIUNS – Allan Kardec
Nº 180 - ( ... ) O Espírito comunicante, nesse caso, não age sobre a mão para fazê-la escrever, não a toma nem a guia, agindo sobre a Alma com a qual se identifica. É então a Alma do médium que, sob essa impulsão, dirige a mão e esta o lápis ( Médiuns Intuitivos )
Nº 182 - Todos os que recebem, no seu estado normal, ou de êxtase, comunicações mentais estranhas às suas idéias, sem serem, como estas, preconcebidas, podem ser considerados médiuns inspirados.
( ... ) A inspiração nos vem dos Espíritos que nos influenciam para o bem ou para o mal...
Nº 183 - ( ... ) E assim é que eles, as mais das vezes, são médiuns sem o saberem.Têm, no entanto,vaga intuição de uma assistência estranha, visto que todo aquele que apela para a inspiração, mais não faz do que uma evocação. Se não esperasse ser atendido, por que exclamaria, tão freqüentemente: meu bom gênio, vem em meu auxílio?
As respostas seguintes confirmam esta asserção:
a) Qual a causa primária da inspiração ?
- O Espírito que se comunica pelo pensamento.
b) A revelação das grandes coisas não é que constitui o objeto único da inspiração ?
Não. A inspiração se verifica, muitas vezes, com relação às mais comuns circunstâncias da vida. Por exemplo, queres ir a algum parte: uma voz secreta te diz que não o faças, porque correrás perigo; ou então, ainda, te diz que faças uma coisa em que não pensavas. É a inspiração. Poucas pessoas há que não tenham sido mais ou menos inspiradas em certos momentos.
c) Um autor, um pintor, um músico, por exemplo, poderiam, nos momentos de inspiração, ser considerados médiuns ?
Sim, porquanto, nesses momentos, a alma se lhes torna mais livre e como que desprendida da matéria; recobra uma parte das suas faculdades de Espírito e recebe mais facilmente as comunicações dos Espíritos que a inspiram.
As respostas seguintes confirmam esta asserção:
a) Qual a causa primária da inspiração ?
- O Espírito que se comunica pelo pensamento.
b) A revelação das grandes coisas não é que constitui o objeto único da inspiração ?
Não. A inspiração se verifica, muitas vezes, com relação às mais comuns circunstâncias da vida. Por exemplo, queres ir a algum parte: uma voz secreta te diz que não o faças, porque correrás perigo; ou então, ainda, te diz que faças uma coisa em que não pensavas. É a inspiração. Poucas pessoas há que não tenham sido mais ou menos inspiradas em certos momentos.
c) Um autor, um pintor, um músico, por exemplo, poderiam, nos momentos de inspiração, ser considerados médiuns ?
Sim, porquanto, nesses momentos, a alma se lhes torna mais livre e como que desprendida da matéria; recobra uma parte das suas faculdades de Espírito e recebe mais facilmente as comunicações dos Espíritos que a inspiram.
Nº 218 – (...) O mesmo fazem conosco os bons Espíritos. Se não podem transmitir-nos materialmente seus pensamentos, auxiliam-nos por meio da inspiração.
9 - O ESPÍRITO E O TEMPO - JOSÉ HERCULANO PIRES
I PARTE – CAP V - HORIZONTE ESPIRITUAL: MEDIUNIDADE POSITIVA
( ... ) A razão demonstra ou exige um processo criador, e consequentemente uma força criadora. A intuição humana, latente em cada homem e imanente na espécie, desde todos os tempos, faz pulsar o coração diante do mistério, como nas bordas de um abismo. E todo aquele que não teme equilibrar-se nas bordas, “sabe”, por intuição e por exigência da razão, que uma Inteligência Suprema atua no Universo. Não há, pois, como deixar de admiti-la. E os próprios Espíritos, comunicando-se através da mediunidade, confirmam essa intuição humana.
9 - O ESPÍRITO E O TEMPO - JOSÉ HERCULANO PIRES
I PARTE – CAP V - HORIZONTE ESPIRITUAL: MEDIUNIDADE POSITIVA
( ... ) A razão demonstra ou exige um processo criador, e consequentemente uma força criadora. A intuição humana, latente em cada homem e imanente na espécie, desde todos os tempos, faz pulsar o coração diante do mistério, como nas bordas de um abismo. E todo aquele que não teme equilibrar-se nas bordas, “sabe”, por intuição e por exigência da razão, que uma Inteligência Suprema atua no Universo. Não há, pois, como deixar de admiti-la. E os próprios Espíritos, comunicando-se através da mediunidade, confirmam essa intuição humana.
II PARTE - CAP I - EMANCIPAÇÃO ESPIRITUAL DO HOMEM
( ... ) O Espiritismo, como doutrina que corresponde exatamente às aspirações e às exigências do horizonte espiritual, não pode abrir mão da razão, nem mesmo em favor da intuição, que pertence a um período futuro do desenvolvimento humano.
( ... ) O Espiritismo, como doutrina que corresponde exatamente às aspirações e às exigências do horizonte espiritual, não pode abrir mão da razão, nem mesmo em favor da intuição, que pertence a um período futuro do desenvolvimento humano.
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