PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

terça-feira, fevereiro 13, 2018

Revue Spirite



Revue Spirite, 1863, pg. 159: “Não se poderia, no tocante à publicidade, trazer um excesso de circunspecção, nem calcular com um excesso de cuidado o efeito que pode ser produzido no leitor. Em resumo, é um erro grave se acreditar obrigado a publicar tudo o que ditam os espíritos, porque, se existem alguns bons e esclarecidos, há outros maus e ignorantes; é importante fazer uma escolha muito rigorosa de suas comunicações e eliminar tudo o que for inútil, insignificante, falso ou de natureza a produzir uma impressão ruim. Sem dúvida é preciso, mas semear bons grãos e no tempo oportuno.

É nesse tipo de trabalho mediúnico que observamos mais sinais de obsessão, dos quais um dos mais frequentes é a injunção por parte do espírito de fazê-los publicar, e mais de um pensa, erroneamente, que basta essa recomendação para encontrar um editor com pressa de se encarregar disso. ”



Revue Spirite, 1863, pg. 158: “Em todas as obras mediúnicas, é conveniente descartar primeiro tudo o que é de interesse privado, não importando a quem aquilo concerne; depois tudo o que é vulgar pelo estilo e pelos pensamentos, ou pueril pelo assunto; uma coisa pode ser excelente em si mesma,  muito boa para fazer dela sua instrução pessoal, mas o que de chegar ao público exige condições especiais; infelizmente o homem está inclinado a imaginar que tudo o que lhe agrada deve agradar aos outros; o mais hábil pode se enganar, o conjunto deve se enganar o menos possível. Existem espíritos que sentem prazer em cultivar essa ilusão entre certos médiuns; é por isso que não poderíamos recomendar em demasia a estes últimos não se remeter a seu próprio julgamento, e é nisso que os grupos são úteis, pela multiplicidade dos conselhos que eles permitem recolher. Aquele que, nesse caso, recusaria a opinião da maioria, crendo ter mais luzes que todos, provaria a má influência sob a qual se encontra, ”

Nenhum comentário: