PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

terça-feira, setembro 12, 2017

PSICOFONIA NA OBRA DE ANDRÉ LUIZ - 8 APOIO DOS BONS ESPÍRITOS

PSICOFONIA NA OBRA DE ANDRÉ LUIZ
JACOBSON SANT’ANA TROVÃO

8  -  APOIO DOS BONS ESPÍRITOS

Quando encontramos companheiros encarnados, entregues ao serviço com devotamento e bom ânimo, isentos de preocupação,  de experiências malsãs  e inquietações injustificáveis,  mobilizamos grandes recursos a favor do êxito necessário. Claro que não podemos auxiliar atividades infantis, nesse terreno.  [...] Onde se reúnam almas levianas, aí estará igualmente a leviandade. 32

André Luiz, no trecho em destaque, alude às condições para a assistência efetiva dos Espíritos de mais elevada hierarquia: devotamento, bom ânimo, mente serena, vida sadia e reta.
Todo grupo mediúnico sério, obviamente, conta com a presença de bons Espíritos que estimulam os encarnados à melhoria pessoal e ao desenvolvimento das atividades a que se propõem, com segurança.
No entanto, somente o tempo, a dedicação desinteressada e o esforço na vivência evangélica conferem credencial à equipe, para aproximação das almas superiores e, com elas, poderem atender aos complexos dramas humanos.
Para tanto, existem fases ou etapas que todo grupo mediúnico precisa atravessar.
No início, etapa de adestramento da mediunidade, ocorrem os contatos rudimentares com o plano astral mais próximo à crosta terrestre, por meio de exercícios repetitivos de atenção e concentração, quando o médium psicofônico ou psicógrafo entremeia seus pensamentos com os dos desencarnados e, aos poucos, vai diferenciando-os, dando, com isso, qualidade e segurança à tarefa. Nesse período, o médium conta com a presença de entidades menos evoluídas, mas bondosas, que se aproximam para burilar as percepções extrassensoriais.
Os dirigentes espirituais do trabalho, de elevada condição, evitam ser identificados nessa fase, aguardando que, com o tempo, o grupo demonstre a dedicação e responsabilidade necessárias às atividades de vulto. Tais mentores poupam, igualmente, a equipe novata de graves embates com obsessores ardilosos, não colocando fardo acima das possibilidades dos encarnados.
O médium que inicia seu aprendizado deve buscar de imediato o equilíbrio pessoal, evitando, assim, que suas forças mediúnicas sejam solapadas por obsessores oportunistas, que ficam no encalço dos descuidados, visando obstacular a eclosão da mediunidade caridosa, capaz de atrapalhar seus planos maldosos.
Obsessões que se instalam em médiuns novatos podem evoluir de simples incômodo, perfeitamente solucionável pela mudança de sintonia, para a fascinação, que anula totalmente o progresso do médium.
Após a fase de adestramento, o período intermédio é mais ou menos longo, podendo avançar por mais de uma década. Nessa etapa, o médium e toda a equipe, mais aprimorada, sem as dúvidas iniciais, sem ansiedades por práticas exteriores, seguros no estudo, recebem a oportunidade de socorrer os sofredores dos dois planos da vida. É nesse período que se manifestam no grupo os suicidas, os licantropos,  os obsessores vingativos e tantos outros, conforme a aptidão do grupo.
Nesse intervalo, também, como forma de estímulo, manifestam-se Espíritos amigos, os familiares, o mentor do grupo, demonstrando que está havendo sintonia mais aprimorada com o astral elevado.
Contudo, nessa mesma etapa de trabalho, a equipe passa a ser observada por líderes de falanges obsessoras, que comumente tentam um e outro, visando complicar-lhes os passos na vida pessoal, emocional, familiar, com o intuito de impedir a continuidade do trabalho que passa a se destacar no mundo dos Espíritos, a interferir nas articulações desses Espíritos perseguidores.
A terceira fase é a de maturidade do grupo mediúnico, que se atinge após quinze a vinte anos de atividades ininterruptas e acentuada dedicação ao auto aperfeiçoamento dos componentes. Isso se deduz da comparação feita por Emmanuel, no livro Mediunidade e sintonia, em seu capítulo 14. Na visão do grande mentor, a preparação do médium para o atendimento aos dramas humanos demanda o mesmo tempo de formação acadêmica para a assunção das responsabilidades profissionais. Segundo ele, o socorro à alma sofredora é tão importante quanto as exigências dos variados ramos do saber:
Se uma certidão de competência no campo das profissões liberais
da Terra exige do candidato,
desde o abecedário à cúpula universitária,
nada menos de quinze a vinte anos de preparação,
a fim de que se lhe ajustem os centros mentais para o começo do trabalho a desenvolver, título esperar que um médium se forme com segurança em poucos dias?
Encarregar-se dos interesses espirituais dos outros, conduzi-los,
harmonizá-los, elevá-los ou socorrê-los será menos importante que traçar uma planta para o levantamento de uma ponte ou para construção de uma casa?33

O grupo mediúnico, atingindo o efetivo amadurecimento, caracteriza-se pela completa dedicação dos tarefeiros à mediunidade em nome do Cristo. As preocupações do mundo já não deslustram o empenho em manter a mente serena o suficiente para captar as elevadas intuições vindas do Alto.
Em equipes assim é comum médiuns em desdobramento rumarem, com orientadores espirituais, às zonas umbralinas, aos hospitais ou a outras regiões do orbe, para assistir ou conduzir à sessão mediúnica enfermos encarnados ou desencarnados. Almas arraigadas a vinganças, por vezes seculares, em manifestações com alto teor magnético, entabulam diálogos complexos, cheios de ódio e ameaças, exigindo acentuado equilíbrio do médium e de toda a equipe para dissuadi-las de seus propósitos. Não raro, comunicam-se líderes de legiões obsessoras, com o intuito de criticar o serviço prestado pela Casa Espírita, exibindo um falso poder, em especial quando a equipe auxilia uma de suas vítimas. São ocasiões como essas que põem à prova a serenidade, a confiança, o amor, a fé e a compreensão daqueles que estão imbuídos da caridade em nome de Jesus e os estimulam a seguir adiante. A propósito, os principais dirigentes de colônias trevosas muito raramente se incorporam em médiuns encarnados. Suas vibrações carregadas de energias deletérias poderiam adoecer o médium ou até levá-lo à desencarnação.
Importante ressaltar que, ao lado de serviços tão delicados, o grupo merece a presença dos luminares da Espiritualidade, que se permitem ser conhecidos e identificados, demonstrando sintonia perfeita com o trabalho. A essa altura, o grupo de encarnados já deve estar imune aos perigos do personalismo, do melindre, dos desejos pessoais. Mesmo assim, não pode descuidar-se do estudo, da humildade, da caridade, lembrando que a erva daninha prefere a terra boa.

Nota:
32 XAVIER, Francisco Cândido. Os mensageiros. Cap. 43.
33 XAVIER, Francisco Cândido. Mediunidade e sintonia. Cap. 14.


Nenhum comentário: