PENTATEUCO KARDEQUIANO

PENTATEUCO  KARDEQUIANO
OBRAS BÁSICAS

sexta-feira, agosto 11, 2017

33 – EMMANUEL É O PRINCIPAL ESPÍRITO SANTO MENTOR DE CHICO XAVIER

PRESENÇA   ESPÍRITA   NA   BÍBLIA
JOSÉ  REIS  CHAVES
33    –  EMMANUEL  É  O  PRINCIPAL ESPÍRITO  SANTO  MENTOR  DE  CHICO  XAVIER

Pela Bíblia, o Espírito Santo é como se fosse o coletivo de todos os espíritos.                                   Não discordando da Doutrina Espírita, que ensina que o Espírito Santo é um espírito iluminado, considero como santo todos os espíritos, no sentido de que todos eles são criações de Deus,  e um dia, serão realmente santos.
Realmente, todos os espíritos humanos, em estado potencial, são santos, pois têm gérmen da planta. Os chamados espíritos bons (evoluídos) são os que poderíamos denominar de Espíritos Santos propriamente ditos ou anjos bons, que já são bem evoluídos. O Espiritismo tem como espíritos puros os que já atingiram os níveis mais avançados de evolução. Os espíritos maus, ou seja, os poucos evoluídos, são os demônios ou diabos da tradição cristã. Mas para o Espiritismo, todos são espíritos humanos, sejam eles evoluídos ou atrasados. E, na verdade, todos são também demônios, já que essa palavra, de acordo com a sua etimologia grega “daimones”, significa nos originais bíblicos espíritos humanos.
No Velho Testamento, o Espírito Santo é um espírito humano. “Deus suscitou o Espírito Santo de Daniel”. (Daniel 13:45, da Bíblia Católica). Lutero tirou os capítulos 13 e 14 de Daniel.  E o Espírito Santo dos teólogos só foi instituído no Concílio Ecumênico de Constantinopla (381). Por isso, São Paulo não o conheceu. Daí que ele fala, seguindo o velho Testamento, que nós somos templos “dum” (como está no original grego) e não “do” Espírito Santo (1 Coríntios 6:19).
Emmanuel, é um espírito altamente evoluído e um dos principais que nos deixaram  pela psicografia do médium Chico Xavier um cervo de 450 livros teológico-bíblicos, que é, sem dúvida, um dos maiores da história do cristianismo. E como o conteúdo desse acervo se identifica plenamente com a moral evangélica, o Espírito Emmanuel é realmente um verdadeiro Espírito Santo.


Nenhum comentário: